Executivo

Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 09h:10 | Atualizado: 13/01/2021, 09h:22

DEMISSÃO EM PAUTA

Conselho defende que presidente do Indea seja investigado por assédio a funcionária

Deve ser investigada a denúncia de uma jovem de 19 anos que afirma ter sofrido assédio sexual do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Marcos Catão Dornelas Vilaca. É o que defende a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT) e procuradora do Estado, Glaucia Amaral.

glaucia amaral 680

A presidente do conselho defende que o caso do presidente do Indea-MT seja investigado

“Esperamos que a verdade venha à tona e que a violência contra a mulher seja combatida e não passem impunes os que a praticam, ou qualquer outro tipo de violência no local de trabalho ou na sociedade”, diz trecho de nota enviada à imprensa.

A presidente do conselho reforça que é o segundo escândalo envolvendo gestores da instituição e pede providências do Governo do Estado. O caso recente, segundo a denunciante, ocorreu em novembro do ano passado e ela conta que Marcos ficou massageando o pênis e a olhava fixamente quando ela estava sozinha com ele dentro da sala para repor garrafas de água.

O afastamento de Marcos de suas funções no Indea foi pedido pela vice-presidente da Assembleia, deputada Janaina Riva (MDB). Contudo, até o momento o governo não se manifestou. A funcionária, que executava serviços gerais dentro da instituição, deixou o emprego após o caso e a Casa Civil ainda não se pronunciou se ela será recontratada.

Ano passado, houve outro escândalo envolvendo um ex-gestor do Indea. Ele foi exonerado após ser flagrado pelo sistema de monitoramento interno fazendo sexo dentro do gabinete da presidência. Nesse caso, o ato teria sido consensual.

Nota à Imprensa – Caso Indea

Diante do relato de assédio sexual sofrido por uma ex-servidora do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), que denunciou como autor do abuso o presidente do órgão, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT) vem a público defender que os fatos sejam apurados dentro do devido processo legal, com as garantias cabíveis.

Contudo, não podemos ficar passivas diante das acusações e do fato que o INDEA é pela segunda vez objeto de notícias que dão conta de assédios sexuais cometidos dentro da instituição.

Tais suspeitas demonstram que ações precisam ser tomadas como forma de combater possíveis abusos e evitar que todo tipo de discriminação e violência seja cometida, entre elas as que garantam uma ambiência saudável para o local de trabalho. O CEDM também sugere a instalação de um comitê de igualdade que promova segurança, igualdade e espaço de denúncias dentro da instituição. 

As ações sugeridas não devem se limitar ao INDEA e precisam ser fomentadas em todos os órgãos e poderes que funcionam com recursos públicos, pois devem ser as primeiras a fazer cumprir o estado democrático de direito, combatendo o assédio e a discriminação que são motivos pelos quais muitas vezes nós mulheres não conseguimos desenvolver em pé de igualdade nossas carreiras.

Por fim, esperamos que a verdade venha à tona e que a violência contra a mulher seja combatida e não passem impunes os que a praticam, ou qualquer outro tipo de violência no local de trabalho ou na sociedade.

Glaucia Amaral -  Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • GIL | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 13h33
    1
    1

    Se quando a verdade vier à tona provando que não houve assédio, como ficará para Janaína e essa tal presidente das mulheres?

Promotor recebe medalha do Exército

maurozaque_curtinhas   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...

Prefeito de Araputanga negocia praça

enilson rios prefeito 400 araputanga   O prefeito de Araputanga, Enilson Rios (foto), que ganhou as eleições do ano passado por uma diferença de apenas 56 votos sobre Joel Martins, com placar de 3.492 a 3.436, está no centro de uma polêmica. Ele aceitou uma proposta do Sicredi para utilização de um...

Barra recebe R$ 1,9 mi pra bancar UTIs

adison gon�alves 400   Em Barra do Garças, com 61 mil habitantes e 5.929 casos confirmados de Covid-19, inclusive com 207 mortes, incluindo 26 óbitos de indígenas em consequência da doença, o prefeito Adilson Gonçalves (foto) abriu crédito suplementar no orçamento de R$ 1,9...