Executivo

Domingo, 22 de Setembro de 2019, 08h:37 | Atualizado: 22/09/2019, 09h:16

Repúdio

Caciques do Xingu repudiam escolha de simpatizante de Bolsonaro para ir à ONU

Reprodução

India Bolsonaro

 Convite feito à indígena Ysani Kalapalo pela comitiva de  Bolsonaro gerou reação polêmica

O convite feito à indígena Ysani Kalapalo pela comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para que acompanhe a comitiva que participará da Assembleia-Geral da ONU, nesta segunda (23), foi repudiado por 16 lideranças de povos indígenas que habitam o Xingu, em Mato Grosso.

Ysani Kalapalo é defensora do discurso de Bolsonaro e diz que existem notícias falsas sobre as queimadas na Amazônia. Na ONU, a indígena acompanhará o presidente durante o discurso, no qual o chefe do Poder Executivo vai dar sua versão sobre as queimadas.

Em uma carta de repúdio, as lideranças alegaram que o governo brasileiro mais uma vez demonstra desrespeito com os povos indígenas e a autonomia de decisão na indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais.

“O governo brasileiro ofende as lideranças indígenas do Xingu e do Brasil ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil”, diz a carta.

Os caciques apontam que Bolsonaro ataca os povos indígenas e agora quer legitimar a política anti-indígena usando uma figura simpatizante de suas ideologias radicais com a intenção de “convencer a comunidade internacional de sua política colonialista e etnocida”.

“Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”, pontuam.

Assinaram a carta, os caciques das etnias Kalapalo, Yawalapiti, Kuikuro, Kamaiurá, Wauja, Nafukua, Matipu, Aweti, Mehinako, Trumai, Ikpeng, Kisedje, Yudja, Kawaiwete, que compõe a Associação Terra Indígena Xingu (ATIX).

Leia, abaixo, a íntegra da carta:

Reprodução

carta-indios-certa

 

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Paulo | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 11h20
    0
    0

    Queria que ele convidasse quem??? Um índio contrário às ideia dele??? Levar alguém pra falar mal dele frente ao mundo?? Tenha paciência. Vai agir como índio de verdade, caçar e pescar pra viver da natureza. Depois vem falar de preservação.

  • Antonio Marcos | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 10h15
    2
    2

    kkk. O que esses caciques queriam? Um barrigudo daqueles q nada fazem e se acostumaram com os governos corruptos do PT? Eu que não iria ficar nada contente se Bolsonaro convidasse um cacique petista para ir à ONU.

  • Fernanda Lopes | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 09h54
    2
    4

    Isso é que é usar as pessoas, sejam elas de qual raça/etnia for. Esse é o Presidente do Brasil. Com usos, abusos e desmandos. O seu real interesse nada mais do que adentrar as reservas indigenas e assim permitir a exploração animal, mineral, vegetal e humano. Se olharmos as imagens de satélites irão observar que são as unicas areas que ainda tem verde e que tem preservação. Os senhores "brancos" causam o caos em suas terras pra que assim os condenem e eles se esbaldem apossando da terra.

  • alexandre | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 08h53
    7
    2

    muito cacique , pra pouco indio, territorio do Xingu ? o território é do Brasil, eles são brasileiros... chega de petismo...

  • jose renato | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 08h50
    5
    2

    Índios querem viver bem ter tecnologia qualidade de vida só Petista e esquerdistas que pensam que os índios querem ficar isolados no mato.

  • Moreira | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 07h21
    1
    4

    Bendita da Silva: antes de falar da Inglaterra e da Rainha Elizabeth, ao menos estude um pouco para não passar vergonha. Os britânicos, ápice da civilização ocidental, aprovam a rainha em mais de 95%, logo, ela é exemplo para qualquer soberano medíocre de qualquer república.

  • Benedita da Silva | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 21h51
    4
    1

    E eu que acreditava que imunização cognitiva era contaminante da chamada esquerda, pelo visto infectou direita e centrão. A presenca dela na ONU ( que é igual a rainha da Inglaterra, reina mas não governa) só vai dar like, os paises financiadores do fundo Amazônia sabem bem mais do que nos o que acontece por lá.

  • moreira | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 20h46
    10
    6

    Índios do Xingu ou índios do PT?

  • alexandre | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 20h06
    9
    6

    Acabou o patriarcado dos pajés, ele leva quem ele quiser...

  • paulo | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 19h24
    7
    8

    nada melhor que um miku atras do outro da lhe bozuuuu, ate o final desse DESGOVERNO SO RESTARA SAUDADES E NADA MAIS E O LARANJAL PROSPERA

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

No TCE pra tentar receber da prefeitura

flavia mesquita 400 curtinha   Flávia Mesquita (foto), da Luppa Administração de Serviços, pediu socorro ao TCE para tentar receber por serviços prestados à secretaria de Saúde de Cuiabá, alegando que o município está inadimplente há oito meses. E apontou quebra da ordem...

Pai e filho pré-candidatos em Poconé

henrique santos 400 curtinha pocone   Em Poconé, pai e filho estão animados para o teste das urnas deste ano. Um a prefeito e, outro, para vereador. Euclides Santos, que já foi vereador (89/92) e prefeito por duas vezes (93/96 e 2001/2004), além de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos em...

Expectativa de tocar a Cultura de MT

paulo traven 400 curtinha   Um dos três adjuntos da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, José Paulo da Mota Traven (foto) vem se articulando para assumir de forma efetiva o comando da secretaria. Ele conta com apoio de alguns membros do staff, como do secretário de Governo, Alberto (Beto) Machado. O governador...

Poconé tem hoje vários "prefeitáveis"

euclides santos 400 curtinha   O ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos de Poconé, Euclides Santos (foto), que era do MDB e agora está no PSDB, vem se movimentando nos bastidores para concorrer novamente à sucessão municipal. Seria um dos nomes de oposição ao prefeito Tatá Amaral, que vai tentar...

Apostas do PTB para vereador em VG

silvio fidelis 400 curtinha   Detentor da segunda maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com cinco assentos, atrás somente do DEM da prefeita Lucimar, que conta com sete vereadores, o PTB aposta na hipótese de ao menos manter as cinco vagas. E todos os seus vereadores vão à reeleição, sendo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.