Executivo

Domingo, 22 de Setembro de 2019, 08h:37 | Atualizado: 22/09/2019, 09h:16

Repúdio

Caciques do Xingu repudiam escolha de simpatizante de Bolsonaro para ir à ONU

Reprodução

India Bolsonaro

 Convite feito à indígena Ysani Kalapalo pela comitiva de  Bolsonaro gerou reação polêmica

O convite feito à indígena Ysani Kalapalo pela comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para que acompanhe a comitiva que participará da Assembleia-Geral da ONU, nesta segunda (23), foi repudiado por 16 lideranças de povos indígenas que habitam o Xingu, em Mato Grosso.

Ysani Kalapalo é defensora do discurso de Bolsonaro e diz que existem notícias falsas sobre as queimadas na Amazônia. Na ONU, a indígena acompanhará o presidente durante o discurso, no qual o chefe do Poder Executivo vai dar sua versão sobre as queimadas.

Em uma carta de repúdio, as lideranças alegaram que o governo brasileiro mais uma vez demonstra desrespeito com os povos indígenas e a autonomia de decisão na indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais.

“O governo brasileiro ofende as lideranças indígenas do Xingu e do Brasil ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil”, diz a carta.

Os caciques apontam que Bolsonaro ataca os povos indígenas e agora quer legitimar a política anti-indígena usando uma figura simpatizante de suas ideologias radicais com a intenção de “convencer a comunidade internacional de sua política colonialista e etnocida”.

“Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”, pontuam.

Assinaram a carta, os caciques das etnias Kalapalo, Yawalapiti, Kuikuro, Kamaiurá, Wauja, Nafukua, Matipu, Aweti, Mehinako, Trumai, Ikpeng, Kisedje, Yudja, Kawaiwete, que compõe a Associação Terra Indígena Xingu (ATIX).

Leia, abaixo, a íntegra da carta:

Reprodução

carta-indios-certa

 

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Paulo | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 11h20
    0
    0

    Queria que ele convidasse quem??? Um índio contrário às ideia dele??? Levar alguém pra falar mal dele frente ao mundo?? Tenha paciência. Vai agir como índio de verdade, caçar e pescar pra viver da natureza. Depois vem falar de preservação.

  • Antonio Marcos | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 10h15
    2
    2

    kkk. O que esses caciques queriam? Um barrigudo daqueles q nada fazem e se acostumaram com os governos corruptos do PT? Eu que não iria ficar nada contente se Bolsonaro convidasse um cacique petista para ir à ONU.

  • Fernanda Lopes | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 09h54
    2
    4

    Isso é que é usar as pessoas, sejam elas de qual raça/etnia for. Esse é o Presidente do Brasil. Com usos, abusos e desmandos. O seu real interesse nada mais do que adentrar as reservas indigenas e assim permitir a exploração animal, mineral, vegetal e humano. Se olharmos as imagens de satélites irão observar que são as unicas areas que ainda tem verde e que tem preservação. Os senhores "brancos" causam o caos em suas terras pra que assim os condenem e eles se esbaldem apossando da terra.

  • alexandre | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 08h53
    7
    2

    muito cacique , pra pouco indio, territorio do Xingu ? o território é do Brasil, eles são brasileiros... chega de petismo...

  • jose renato | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 08h50
    5
    2

    Índios querem viver bem ter tecnologia qualidade de vida só Petista e esquerdistas que pensam que os índios querem ficar isolados no mato.

  • Moreira | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 07h21
    1
    4

    Bendita da Silva: antes de falar da Inglaterra e da Rainha Elizabeth, ao menos estude um pouco para não passar vergonha. Os britânicos, ápice da civilização ocidental, aprovam a rainha em mais de 95%, logo, ela é exemplo para qualquer soberano medíocre de qualquer república.

  • Benedita da Silva | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 21h51
    4
    1

    E eu que acreditava que imunização cognitiva era contaminante da chamada esquerda, pelo visto infectou direita e centrão. A presenca dela na ONU ( que é igual a rainha da Inglaterra, reina mas não governa) só vai dar like, os paises financiadores do fundo Amazônia sabem bem mais do que nos o que acontece por lá.

  • moreira | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 20h46
    10
    6

    Índios do Xingu ou índios do PT?

  • alexandre | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 20h06
    9
    6

    Acabou o patriarcado dos pajés, ele leva quem ele quiser...

  • paulo | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 19h24
    7
    8

    nada melhor que um miku atras do outro da lhe bozuuuu, ate o final desse DESGOVERNO SO RESTARA SAUDADES E NADA MAIS E O LARANJAL PROSPERA

Matéria(s) relacionada(s):

Máquinas para reciclar garrafas pets

maquina 400 curtinha   Sob iniciativa da secretaria de Inovação e Comunicação da Capital, dentro dos projetos que buscam a sustentabilidade, a prefeitura vai colocar máquinas de reciclagem de garrafas pets em 15 pontos da cidade e com possibilidade de ampliar os locais de recolhimento. Em troca, o cidadão...

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.