Executivo

Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 08h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

Saúde Pública

Dentistas alegam que prefeito está inerte às negociações

   O presidente do Sindicato dos Odontologistas (Sinodonto), Gustavo Moreira Oliveira, critica a inércia do prefeito Wilson Santos (PSDB), que ainda não atendeu a nenhum item da pauta de reivindicações da categoria. Já são 22 dias de greve, sendo que ao menos 1,4 mil atendimentos deixaram de ser realizados neste período. 

   Os profissionais almejam aumento salarial, criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), além de reivindicar a convocação de profissionais aprovados em concurso público, mas ainda não nomeados. Eles também pedem melhores condições de trabalho.

   O prefeito Wilson Santos parece que quer vencer os profissionais pela canseira ao dizer que só negocia após o retorno deles ao trabalho. Nos bastidores, o tucano também ventila que o movimento foi erguido sobre interesses políticos. O presidente do Sinodonto contesta a acusação e adverte que “é uma questão de respeito aos trabalhadores”. “Os profissionais estão no mesmo nível dos médicos, mas nós continuamos desmotivados e o prefeito ainda dispensa qualquer acordo”, reclama o sindicalista.

   Gustavo afirma que tem mantido conversas com o secretário municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, porém, segundo o sindicalista, o gestor não tem poder de decisão. “O prefeito ainda não sentou com a gente. Maurélio só está mediando as negociações e ainda sem sucesso”, pondera o odontologista.

   Há 22 dias, 180 profissionais paralisaram o atendimento. Não há previsão de retorno. Movimento político ou não, o prefeito Wilson Santos mais uma vez tem sua imagem desgastada. Em 2009, os médicos da rede pública entraram em greve por mais de 70 dias, o que provocou o caos no setor. 

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Gustavo Oliveira | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2010, 10h48
    0
    0

    Os cirurgiões dentistas estão em greve desde o dia 25/01/2010 e até agora nada de proposta da Prefeitura, o único contato foi um recado que o Sec. de saúde nos levou: " o Wilson Santos não negocia com movimento grevista!" . Imagina um negocio desses, passamos 2009 todo informando por Oficios, reuniões, dando sugestões e mostrando caminhos para resolver os problemas, participando na Mesa de Negociações e não estávamos em greve, agora que estamos ele só conversa se voltarmos da greve!!! Isso é um contra senso ou um sinal de que ele não vai resolver de forma alguma!!! E se ele fosse o Governador, se ele não resolve o problema de 250 profissionais, imagina do estado todo!!! Decepção....

  • Jão e Jand | Domingo, 21 de Fevereiro de 2010, 12h21
    0
    0

    Sou conhecido a tempos do WS, sempre o apoiei em suas candidaturas, mas hoje vejo que o WS não dá muita arenção a quem o ajuda, ele se esquece muito rápido quem o ajuda, hoje estive em um supermercado da capital e percebi, a insatisfação de muitos que o apoiaram, ao sair do mercado percebi que o descaso não esta só em relação a saúde, aliás tem muitas sinalizações de "Wilson quer GREVE na saúde e cheguei a conclusão que quer mesmo e também em relação a saneamento e o asfalto de cuiabá ja foi e fiquei sabendo que tem muito dinheiro em caixa e pro que não realiza as obras meu amigo, aguardo retorno deste desabafo.

  • Maria Aparecida | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 23h42
    0
    0

    Não é de se admirar, pois Cuiabá, está sem Executivo desde a ultima eleição, qdo é que temos prefeito, pra ir no encontros e fazer discursos ridiculos.... E isto que se diz administrador público quer ser o proximo governador!! todas as verbas federais, foram usadas, não sei aonde, verbas estaduais tb e não sabemos aonde, durante a madrugada de segunda com o excesso de chuva, tive dois pneus rasgados com os buracos da cidade, e vem esse homem ignobil falar que faz pouco mas faz bem o asfalto, hoje andei na carmindo está uma vergonha, na beira rio idem, bairros periféricos e avenidas centrais estão sem condições satisfatorias de trafego. O Caus da saude demonstrou o desrespeito desse homem a toda a população. Profissionais da Saude são todos, não só médicos, mas dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicologos, enfim todos os envolvidos na área, se ele trata de forma diferente é pq não tem visão da realidade... Mas sem duvida o povo dará a resposta necessária a esse senhor que mentiu ao povo da capital e está mentindo ao povo do estado.

  • GUSTAVO OLIVEIRA | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 22h58
    0
    0

    Ainda em tempo, digo que quem não sente falta do trabalho do cirurgião dentista só pode ser alguem que não tem dentes, nem língua, nem cavidade oral, nem musculatura da mastigação, não tem sistema estomatognatico, também não tem medo de morrer por um problema cardíaco, ou ter um parto prématuro, ou mesmo ter uma artrite reomatoide, uma infecção geral, muitas cardiopatias podem ter inicio devido a ausência de saúde na boca, a medicina oral é muito importante para o ser humano, e não é qualquer um que pode tratar os pacientes, isso é uma prerrogativa profissional do CIRURGIÃO DENTISTA! Agradeço pelos comentários e peço que entendam a situação destes profissionais! Precisamos de ajuda!

  • Albino | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 20h05
    0
    0

    Pois é, sou PSDB, mas estou decepcionado com tanto problema que vejo em nossa querida Cuiabá. Politica é coisa séria, e não digam que a Greve não é um problema político. Neste casoum problema de falta de politica, pois dá sim para o municipio pagar melhor ao Dentistas. É só buscar recurso estadual e federal para fazer as outras obras que nós cidadãos precisamos, porém a "politica" fala mais alto, o governador vê o prefeito como adversário e o Lula também. E o povo? Que povo, será que estão pensando no povo? Que se danem, querem o poder a qualquer custo, até mesmo prejudicando seus patrões, "O POVO". Cuidado voces podem ser demitidos em outubro próximo!!!

  • Sergio Pereira Martins | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 18h03
    0
    0

    MAS QUE ABSURDO O PREFEITO DIZER UMA COISA DESSAS: QUE A GREVE TEM MOTIVAÇÃO POLÍTICA! COMO HISTORIADOR E BACHAREL EM DIREITO, ELE DEVE MUITO BEM SABER QUAL É A DIFERENÇA ENTRE POLÍTICA SOCIAL E POLÍTICA PARTIDÁRIA. O QUE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ESTÃO REIVINDICANDO FAZ PARTE DE UMA POLÍTICA SOCIAL OMISSA PELO PRÓPRIO PREFEITO. ELE DEVERIA SABER QUE DENTRE AS POLÍTICAS SOCIAIS, A SAÚDE É IMPRESCINDÍVEL NUM PLANO DE GOVERNO; E A ODONTOLOGIA FAZ PARTE DESSE CONTEXTO. SE OS DENTISTAS VOLTAREM AO TRABALHO, CERTAMENTE ELE IRÁ ENROLAR, MENTIR, ENGANAR E NÃO ENTRARÁ EM ACORDO ALGUM. A QUESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ CONTINUA SENDO UM GARGALO PARA O PREFEITO; E O FARÁ PERDER AS ELEIÇÕES, POIS A POPULAÇÃO JÁ CONHECE A VERDADEIRA FACE DELE. NÃO VOLTEM SENHORES DENTISTAS, POIS, EMBORA TODA A POPULAÇÃO NECESSITE DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO, O PREFEITO PRECISA RESPEITÁ-LOS. ASSIM COMO TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS. ESSE SALÁRIO DE VOCÊS É UMA VERGONHA!

  • Kátia Liz | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 16h19
    0
    0

    O sr Prefeito não está inerte as reevindicações justas dos dentistas, o que ocorre é que ele dormiu e esqueceu de acordar....E Ele está assim deste que entrou na Prefeitura, ele só acorda quando o assunto é de seu próprio interesse, como sempre ele dá ponto sem nó. Estamos indignados com a atuação deste homem, que vive contando lorota, e não faz nada. A ultima dele é colocar um monte de pessoas segurando placas nas principais esquinas da capital, querendo mostrar atraves dos escritos das placas que está cumprindo o que promoteu, me poupe, estamos cansados de ser enganados...fora Prefeito é o melhor que o Sr. pode fazer pela população de Cuiabá. APOIO TOTAL AOS DENTISTA E A QUALQUER CLASSE QUE ESTEJA SENDO PREJUDICADOS PELO DESCASO DA PREFEITURA!!!

  • lingua preta | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 15h35
    0
    0

    vejam se um cidadao como o Sr. Wilson santos tem condições de ser governador, uma pessoa pra fazer odontologia paga em faculdade particular quase 2000 reais por mes incluindo gastos de todos os tipos, pra receber 800 reais........ isso é ridiculo abram os olhos funcionarios publicos do estado de mato grosso.... é no minimo uma falta de respeito com qualquer cidadão.... sou anti wilson, mas faço minha oposiçãoi bem embasada nao venho aqui falar de fazendas, e bla-bla como fazem com outros candidatos..... sua vez ja foi e bla-bla-bla...... acredito que o tom tem de ser dado a todos desde mauro mendes que ainda nao mostrou serviço, passando por silval que ai esta como vice até o jayme que ja foi.....mas wilson santos nao tem condiçoes, escandalos do pac, escandalos de desvios, cuiaba em calamidade por causa da dengue, greves e salarios ridiculos de funcionarios municipais..... quermos um estado no minimo com o patamar de adiministração do blairo mas wilson ............ chega a ser uma piada sua adiministração.

  • Alyrio Cardoso Filho | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 10h37
    0
    0

    Guerra avisada não mata alejado. Isso é um ditado hiper popular e que a maioria das pessoas em sã consciência entendem, no entanto, nosso prefeito Wilson Santos parece não ter dado ouvidos. Tudo isto que ocorreu e ainda vem ocorrendo na pasta de saúde, só tem um nome causador: "Sr. Luiz Soares", conversando com alguns médicos amigos meus, todos foram enfáticos em afirmar que jamais entrariam em greve, pois sabem a situação financeira que vive a prefeitura de Cuiabá, porém, devido a arrogância, intrasigência e total falta de dialogo com o sr. cabeção resolveram partir para o recurso da greve e com isso mostraram quem tem o poder. O Sr. prefeito, sempre soube que LS era totalmente petulante e que em algumas horas fazia ate papel de Deus, com criações de cargos e funções que nasciam da sua cabeça insana, sempre sem a aprovação da câmara. Avisado? Sim senhores, foi inúmeras vezes, mas preferiu não dar ouvidos a ninguém, atitude esta que causava maior estranheza perante seus companheiros de anos de luta. Hj, os dentistas estão em greve, esta, desencadeada pela greve dos médicos e com certeza logo após o termino, iniciará a dos outros servidores da saúde, pois estes, não são diferentes de outras classes que foram contempladas. E agora prefeito?

  • India | Sábado, 20 de Fevereiro de 2010, 10h36
    0
    0

    Eu apoio totalmente os dentistas. Meu filho por exemplo, tem 6 anos deste que nasceu foi atendido com todo carinho, responsabilidade pela sua dentista, que nem sei se é positivo cita-la aqui, e agora fico sabendo que o salário dela é só 840,00??? Prefeito, valorize os profissionais que tratam da gente com tanta competência! A oppulação não pode ficar assim sofrendo por conta da sua teimosia e cabeça dura!

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...