Executivo

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 10h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Palácio Alencastro

Dentistas cruzam os braços na 2ª e cobram reajuste salarial

   Os dentistas de Cuiabá vão cruzar os braços a partir desta segunda (25). A decisão foi tomada durante assembleia-geral que aconteceu nesta terça (19) no início da noite. Os dentistas não aceitaram a proposta feita pelo prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), que propôs elevar de R$ 842 para R$ 1 mil o salário base da categoria. “A proposta não agradou a ninguém e, por unanimidade, resolvemos paralisar as atividades”, afirma o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto), Gustavo Oliveira. Segundo ele, a decisão dos dentistas será comunicada ao prefeito nesta quinta (21) pela manhã. “Temos que fazer isso 72 horas antes do início da paralisação, por isso, há tempo suficiente para a prefeitura tomar conhecimento”, salienta o sindicalista.

  Os profissionais da saúde bucal se mostram inconformados com o fato do prefeito ter atendido as reivindicações dos médicos que fizeram greve por 75 dias e não cumprir as promessas feitas aos dentistas. No final do ano passado, o tucano propôs elevar para R$ 1,6 mil o salários dos médicos após sofrer desgastes devido à paralisação da categoria. Na época houve até a intervenção da maçonaria e do Tribunal de Justiça para resolver o problema.

   Hoje há na Capital 135 dentistas estatutários e outros 145 que trabalham por meio de contratos precários. Os que atuam na região central recebem um prêmio de R$ 500, que é somado ao salário de R$ 842, já os que trabalham em regiões mais isoladas recebem R$ 800. “Queremos que estes valores sejam incorporados”, pede Gustavo. Ocorre que como os valores não fazem parte do salário base, um dentista concursado da Capital, por exemplo, se aposentaria com base apenas nos R$ 842.

  Os profissionais exigem que o valor suba para R$ 1,6 mil. A equiparação dos direitos entre dentistas e médicos é justificada pelo fato das duas profissões serem regidas pela mesma Lei Federal, a 3.999/61, que dispõe sobre os salários. Os dentistas reivindicam também a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria.
O presidente do sindicato garante que a população não será prejudicada pela paralisação já que os serviços de urgência e emergência serão mantidos. “Além disso nas clínicas será mantido um profissional de plantão”, conta Gustavo.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • Hermógenes Meira | Sábado, 13 de Fevereiro de 2010, 09h23
    0
    0

    O SORRISO É UMA DAS MAIS FORTES EXPRESSÕES DE VIDA! Quem cuida do sorriso e da saúde bucal da população merece respeito! Parabéns ao SINODONTO pela atuação e disposição para a luta em prol da categoria e da saúde da população!

  • Hermógenes | Sábado, 13 de Fevereiro de 2010, 09h19
    0
    0

    É fundamental que a população e administradores públicos entendam de forma concreta que "A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA". A atenção a saúde bucal é fundamental para a saúde geral da população e aqueles que cuidam de tão importante função MERECEM RESPEITO!

  • (ANA MARIA) | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 20h30
    0
    0

    Promover a democracia é de fato o caminho para resolver, pelo menos dentro dos limites aceitáveis, os problemas da desigualdade social brasileira.o que eu estou vendo é que o preifeto wilson,nao sabe oq significa essa palavra! DESIQUALDADE, o mundo hoje,briga muito pra que acabe a desigaldade social, e prefeito em pleno seculo 21 , esta agindo com desiqualdade, com os profissional da odontologia! tantos dentista como ACD! preifeto! acreditei,em vc! em todas as eleiçoes que deposite meu voto na sua pessoa , trabalhei de sol a sol, pra vc esta onde vc esta! e hoje é assim que vc nos trata? com desiqualdade! salario de miseria! lembresse, que da onde saiu 6 mil voto! pode nao sair nenhum! com essa atitude de marinheiro de primeira viagem! pense nisso! nao preciso dizer + nada! so reflita! um caminho puxa o outro!

  • Ely Esteves | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 22h53
    0
    0

    Este “Sabiá” não SABIA ANUNCIAR!!!??? Está mais para um “Tucano” puxa saco, nada contra os Tucanos! Muito pelo contrário, pássaro belo e com uma Linda POSTURA!!! MAS INFELIZMENTE um Homem sem palavras é um homem sem princípios!!! Um homem sem princípios não é Homem, mas sim um Covarde!!! Um homem sem compromissos não é Homem, mas sim um Aventureiro!!! Um homem que abandona OS SEUS PARCEIROS é o que? Decepção, Desrespeito é Afronta! Foram as únicas coisas que nos deu!!! Ah “SABIÁ”!!! O Wilson mandou uma BANANA também!!! VOCÊ QUER? Pois todo bom pássaro gosta? Como NÃO sou pássaro prefiro respeito, dignidade e igualdade. POIS ELE QUER GREVE!!!! NÓS APENAS QUE SE CUMPRA A LEI!!!!!!!!!!! LEI FEDERAL - 3.999 15/12/1961, que ampara a igualdade Salarial com relação a classe médica”. Cirurgião Dentista, com "CD" MAIÚSCULO.

  • LECA | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 11h47
    0
    0

    QUE VERGONHA ESSE SALARIO,NAO BASTA GREVE DOS MEDICOS,AGORA DENTISTAS?DEPOIS O PREFEITO AINDA QUER SER GOVERNADOR??????

  • Alessandra | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 09h10
    0
    0

    Alessandra, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Thiago | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 08h28
    0
    0

    Vejo minha dentista quase sempre correndo pois a profissional tem que se virar nos trinta para tentar uma vida mais digna se houve aumento pra uma classe e a outra é tao importante quanto ,quem ja teve dor de dente sabe ,nao da pra aguentar ,se a comunidade puder ajudar estaremos juntos

  • Renato | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 11h56
    0
    0

    Oh Sábia, porque voce nâo disse no fez seu comentário em forma de prosa como voce costuma fazer, e outra coisa porque voce não escreveu ai também que voce trabalha como cabo eleitoral do nosso dignissimo prefeito; ou irá apoiar op outro candidato na próxima eleição.

  • Alessandra | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 10h45
    0
    0

    Parabéns Frank, você tornou-se mais uma testemunha da falta de compromisso do Sr. Prefeito Wilson Santos, visto que naquele dia na Governança ele reconheceu a isonomia salarial do piso dos médicos e dos cirurgiões dentistas e informou que iria enviar para a câmara a inclusão do reajuste salarial dos dentistas e pronto. Mas o tempo passou e hoje a conversa é outra. Quem quer governar um estado não pode faltar com a palavra, muito menos em tão pouco tempo.Como vc citou: menos de vinte dias. Como fica a população??

  • Camila | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 10h26
    0
    0

    Fiquei surpreso ao saber do salário do cirurgião dentista. Anos de estudo, investimento e pós graduação para se dedicar em prevenção, diagnósticos, cuidados e reabilitação das pessoas. O profissional não está sendo valorizado e a população vai sofrer com isso. Perde inclusive a faculdade de Odontologia da cidade. Perdi o estímulo em terminar o curso de odontologia. Será que ainda dá tempo de mudar????

Expectativa de tocar a Cultura de MT

paulo traven 400 curtinha   Um dos três adjuntos da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, José Paulo da Mota Traven (foto) vem se articulando para assumir de forma efetiva o comando da secretaria. Ele conta com apoio de alguns membros do staff, como do secretário de Governo, Alberto (Beto) Machado. O governador...

Poconé tem hoje vários "prefeitáveis"

euclides santos 400 curtinha   O ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos de Poconé, Euclides Santos (foto), que era do MDB e agora está no PSDB, vem se movimentando nos bastidores para concorrer novamente à sucessão municipal. Seria um dos nomes de oposição ao prefeito Tatá Amaral, que vai tentar...

Apostas do PTB para vereador em VG

silvio fidelis 400 curtinha   Detentor da segunda maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com cinco assentos, atrás somente do DEM da prefeita Lucimar, que conta com sete vereadores, o PTB aposta na hipótese de ao menos manter as cinco vagas. E todos os seus vereadores vão à reeleição, sendo...

Despesas e o uso eleitoreiro de CPI

marcelo bussiki 400 curtinha   Buscando visibilidade pela reeleição em ano eleitoral, alguns vereadores da Capital, vergonhosamente, usaram e abusaram de dinheiro público para promoção pessoal na esteira da CPI do Paletó. A tendência é do relatório paralelo que pede afastamento do...

Sorriso incentiva 40 projetos culturais

ari lafin 400 curtinha   A seis meses de concluir o mandato, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin (foto), estabeleceu, dentro do Plano Municipal de Cultura, o "PROMIC - Festival da Cultura 2020" para contemplar 40 projetos cujos valores somam R$ 340 mil, envolvendo artes visuais, artes cênicas, cultura popular, música, audiovisual,...

Quase R$ 2 mi para o Lucas Protegida

binotti 400 curtinha   A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, sob Luiz Binotti (foto), contratou, por R$ 1,9 milhão, um consórcio formado pela Rocha Comércio de Equipamentos, que ficará com a maior "fatia" de R$ 1,4 milhão, e a Airplates Tecnologia da Comunicação, com R$ 521,7 mil, para desevolver o...