Executivo

Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 23h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

SAÚDE

Dentistas paralisam plantões e mantêm apenas Pronto-Socorro

   Os cirurgiões dentistas de Cuiabá resolveram paralisar todos os serviços da categoria, que permanece em greve há 54 dias. A decisão foi tomada nesta quinta (18) à noite, durante assembléia-geral na sede do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas (Sinodonto). Cerca de 80 profissionais participaram da reunião. Segundo o presidente do sindicato, Gustavo Oliveira, o prefeito não acatou até agora a proposta salarial e demais itens da pauta de reivindicações. “Não podemos contar com o prefeito. Já avisamos todos os plantões acerca da nossa decisão”, diz. Segundo ele, apenas os serviços prestados no Hospital e Pronto-Socorro da Capital serão mantidos.

   A categoria pede que o piso inicial seja fixado em R$ 1,6 mil. Wilson propôs reajuste salarial de R$1,1 mil progressivos até 2017. Os profissionais reivindicam aumento salarial, convocação de concursados, melhores condições de trabalho e implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Também almejam a aprovação na Câmara e posterior sanção do prefeito do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Eles argumentam que estão amparados pela Lei Federal, a 3.999/61, que dispõe sobre os salários para médicos e dentistas.

   Atualmente, a prefeitura conta com 228 cirurgiões dentistas, sendo que 140 foram contratados temporariamente. O piso salarial dos profissionais é de R$ $ 840, chegando ao máximo de R$ 2 mil para aqueles que trabalham há mais tempo e ganham o prêmio saúde. Em proposta enviada à prefeitura, os cirurgiões reivindicam remuneração de R$ 1,6 mil ao mês, a ser implantado ainda em 2010, com reajustes anuais. Gustavo explica que a proposta prevê salário de R$ 842, mais R$ 336 referente ao adicional de insalubridade e R$ 500 do chamado “mensalinho”. A soma destes valores equivale a R$ 1,6 mil.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Lucidia | Sexta-Feira, 19 de Março de 2010, 16h42
    0
    0

    Só uma informação: o impacto do reajuste no salário dos dentistas é de 3 milhões. APENAS três milhões em um município que gasta o triplo disso em propaganda. Montante este que já está previsto em orçamento (eu fui me informar). Sr WS resolva essa situação, esse seu estilo qeuda de braço já era. Ninguém precisa de cacique e sim de lider. Desse jeito a candidatura a governador vai para o ralo. Jä que gosta tanto de dinheiro, repense, proque se continuar assim sem resolver e se candidatar vai gastar o seu e dos seus patrocinadores, porque a população não está mais besta.

  • Gustavo Oliveira | Sexta-Feira, 19 de Março de 2010, 15h24
    0
    0

    Os cirurgiões dentistas estão em greve desde o dia 25/01/2010 e até agora nada de proposta da Prefeitura. Imagina um negocio desses, passamos 2009 todo informando por Oficios, reuniões, dando sugestões e mostrando caminhos para resolver os problemas, participando na Mesa de Negociações e não estávamos em greve!!! Isso é um contra senso ou um sinal de que ele não vai resolver de forma alguma!!! E se ele fosse o Governador, se ele não resolve o problema de 250 profissionais, imagina do estado todo!!! Decepção....Ainda em tempo, digo que quem não sente falta do trabalho do cirurgião dentista só pode ser alguem que não tem dentes, nem língua, nem cavidade oral, nem musculatura da mastigação, não tem sistema estomatognatico, não tem medo de morrer por um problema cardíaco, ou ter um parto prématuro, ou mesmo ter uma artrite reomatoide, uma infecção geral, muitas cardiopatias podem ter inicio devido a ausência de saúde na boca, a medicina oral é muito importante para o ser humano, e não é qualquer um que pode tratar os pacientes, isso é uma prerrogativa profissional do CIRURGIÃO DENTISTA! Agradeço pelos comentários e peço que entendam a situação destes profissionais! Precisamos de ajuda!

  • Gustavo Oliveira | Sexta-Feira, 19 de Março de 2010, 15h18
    0
    0

    Os cirurgiões dentistas estão em greve desde o dia 25/01/2010 e até agora nada de proposta da Prefeitura. Imagina um negocio desses, passamos 2009 todo informando por Oficios, reuniões, dando sugestões e mostrando caminhos para resolver os problemas, participando na Mesa de Negociações e não estávamos em greve!!! Isso é um contra senso ou um sinal de que ele não vai resolver de forma alguma!!! E se ele fosse o Governador, se ele não resolve o problema de 250 profissionais, imagina do estado todo!!! Decepção....Ainda em tempo, digo que quem não sente falta do trabalho do cirurgião dentista só pode ser alguem que não tem dentes, nem língua, nem cavidade oral, nem musculatura da mastigação, não tem sistema estomatognatico, não tem medo de morrer por um problema cardíaco, ou ter um parto prématuro, ou mesmo ter uma artrite reomatoide, uma infecção geral, muitas cardiopatias podem ter inicio devido a ausência de saúde na boca, a medicina oral é muito importante para o ser humano, e não é qualquer um que pode tratar os pacientes, isso é uma prerrogativa profissional do CIRURGIÃO DENTISTA! Agradeço pelos comentários e peço que entendam a situação destes profissionais! Precisamos de ajuda!

  • SINODONTO - MT | Sexta-Feira, 19 de Março de 2010, 15h07
    0
    0

    INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!! NO CÓDIGO DE ÉTICA DO CIRURGIÃO DENTISTA, ESTA CLARO O IMPEDIMENTO DE QUE OUTRO PROFISSIONAL TOME POSSE NO LUGAR DE CONTRATADOS OU ESTATUTÁRIOS EM DEMANDAS DA CATEGORIA, SENDO ASSIM O SR. GESTOR PODE DEMITIR QUANTOS QUISEREM, POREM NÃO PERMITIREMOS QUE NENHUM COLEGA SUBSTITUA OS DO MOVIMENTO GREVISTA, CASO OCORRA ESTE QUE ASSUMIRÁ RECEBERÁ ADVERTÊNCIA GRAVE E SUSPENSÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL, IMPEDINDO-O DE EXERCER A PROFISSÃO, O QUE SERÁ DEVIDAMENTE REGISTRADO NO CONSELHO DE CLASSE!!!

  • Bom de papo | Sexta-Feira, 19 de Março de 2010, 09h37
    0
    0

    Obras contruidas promessas coooooooooooooooomplidas, etaaaaaaaaaaaaa Wirsonnnnnnnnn e ta pinooooooooooquioo....Quase oito anos de péssima gestão, não vê que ja esta sem graça, chato e que ja esta na hora de pedir para seus amigos uma cadeira no Tribunal de Contas para Vossa Exelencia sentir como Rei ?

  • Maria Angela | Sexta-Feira, 19 de Março de 2010, 07h33
    0
    0

    Não se faz saúde pública fragmentando as categorias profissionais ou de trabalhadores:quer seja nas ações e serviços prestados à comunidade, quer seja na política de cargos, carreiras e salários.É preciso se atentar que hoje a saúde pública e o próprio Sistema único de Saúde não se sustenta por si só focada nessa ou naquela categoria.Gestores de políticas públicas, trabalhadores e usuários do sistema necessitam da compreensão deu que saúde se faz em sua integralidade, e todo movimento que venha no sentido de promover a cissão destes entes somente contribuirá para uma prestação de serviços ineficaz, frustrada e fragmentada. Aos gestores o recado é:cada classe ou categoria trabalhista tem suas especificidades e mensurar ,em saúde ,o que vale mais ou menos em termos de serviços é um caminho arriscado, pois saúde é um "bem"inegociável quer seja nas ações prestadas pelo cirurgião dentista, médico, fisioterapeuta ou técnico em enfermagem. Nesse sentido digo aqui que o caminho é o da isonomia, hoje como critério a escolaridade, á fim de que se promova de fato um corpo de trabalhadores atendendo a uma população de fato e de direito com todos os recursos, insumos e condições de trabalho em sua plena capacidade de integração. Enfim, é isso !!!

  • Jose Licubrino | Sexta-Feira, 19 de Março de 2010, 03h15
    0
    0

    São 54 dias que a população de Cuiabá, principalmente os menos favorecidos, estão sem atendimento. O Prefeito, por certo, quando tem uma dor de dente paga pelo atendimento, mas a população tem que ir a uma farmácia e toma um remédio para dor. Mais um tempinho esse perde o dente. Acorda Prefeito, veja se resolve esse problema, já passou da hora.

  • CARLOS ANTUNES APARECIDO | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 23h42
    0
    0

    Caramba, até hoje não resolveram essa greve. Depois falam que aqui na Várzea Grande o nosso prefeito que DORME NO PONTO.KKKKKKKKKKKKKKK

  • Ana Maria | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 23h37
    0
    0

    RESUMINDO ESTAMOS SEM TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NA CIDADE, POIS NINGUÉM VAI CONSEGUIR NO PRONTO SOCORRO EM REFORMA.

  • AFONSO AGUIAR | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 23h35
    0
    0

    AGORA A SITUAÇÃO FICOU PIOR!!! CANDIDATO WILSON E PREFEITO CHICO GALINDO, RESOLVAM LOGO ESSE IMPASSE, SÓ A POPULAÇÃO CARENTE QUE SOFRE COM ESSA GREVE.

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...