Executivo

Quinta-Feira, 11 de Março de 2010, 14h:39 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

LUCAS DO RIO VERDE

Dilma lança ferrovia na 2ª; Franz anseia por benefícios da obra

Dilma lança Ferrovia Centro-Oeste na 2ª em Mato Grosso

   Menos de um mês depois de desembarcar em Cuiabá para assinar convênios com o governador Blairo Maggi (PR), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), lança na próxima segunda (15), às 9h, em Lucas do Rio Verde (a 350 km de Cuiabá), o projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste - uma nova linha ferroviária que vai integrar Mato Grosso a Goiás, Tocantins e Rondônia.

   Na ocasião, o projeto será apresentado aos prefeitos da região, governadores e investidores. A exposição terá a participação de técnicos da Valec Engenharia - empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes – e por Luiz Antonio Pagot, diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

   Os governadores Blairo Maggi e Alcides Rodrigues, de Goiás, além de outros líderes políticos já confirmaram presença. Segundo o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, tudo já está preparado para o que promete ser um dos maiores eventos da história da região. O evento está previsto para encerrar às 13h.

   Também vão comparecer ao evento o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o presidente da VALEC, José Francisco das Neves, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo.

   A Ferrovia

   O projeto surge como a “menina dos olhos” para os grandes produtores de grãos, pois irá diminuir as distâncias para o transporte de gãos. Em Mato Grosso, os municípios beneficiados diretamente serão Campo Novo dos Parecis e Água Boa, além de Lucas do Rio Verde e Sapezal, que abrigarão terminais de carga.

   Na avaliação do prefeito Marino Franz, a ferrovia vai deixar o Estado mais competitivo economicamente. “Para se ter uma ideia, somente o município produz mais de 2 toneladas de grãos e o transporte é de extrema importância para a demanda que é destinada a Mato Grosso”, explica o gestor em entrevista ao RDNews. Segundo ele, o frete do transporte de grãos poderá ficar até 30% mais barato após a conclusão da ferrovia. “A carga também será valorizada em até US$ 2 por saca”, acrescenta.

   Serão 1.602 quilômetros de trilhos entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO). A ferrovia inicia no entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Uruaçu, cruzará Mato Grosso no sentido leste-oeste, até chegar em Vilhena. Esta obra é a primeira parte da gigantesca Ferrovia Transcontinental (EF-354), planejada com 4,4 mil quilômetros de extensão. O traçado segue de Uruaçu para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais e chegando ao litoral fluminense. Já os trilhos do oeste, passarão por Vilhena, seguindo rumo ao Acre. O ponto final da EF-354 é a fronteira com o Peru. A meta do governo Federal é de que a obra seja concluída dentro de quatro anos. O projeto foi elaborado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento.

Postar um novo comentário

Comentários (39)

  • João Arnoldo Steinmetz | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 16h30
    0
    0

    E a BR 158 que está parada desde os anos 80, onde as promessas em todas as campanhas politicas, e mandatos de governo eram o asfaltamento até o Estado do Pará como prioridade? É um descaso total durante 25 anos. Até hoje estamos ouvindo promessas muito bem articuladas, e dignas de crédito, porém continuamos atolando e quebrando caminhões na lama e nos buracos da BR, onde o dono do caminhão é responsabilizado pelos proprios danos e o governo irredutivel na cobrança de impostos sobre o produto que é transportado.E está chegando a hora de renovar as promessas, e as obras inacabadas estão aí, promessas antigas não cumpridas...É obviamente tempo de mudar de cara. Os lobos terão caras de ovelhinhas, os carrascos terão caras serenas e angelicais, os mentirosos ( em torno de 100%)cheios de todas as astúcias com os melhores projetos, e nós com a obrigação de votar nos melhores candidatos como sendo um apelo do próprio governo, mas olha os candidatos que nos apresentam. Já imaginou o que pode acontecer com aquela comunistinha lá? A única esperança é experimentarmos o Parlamentarismo ainda antes de terminar o 1º mandato, pode escrever.

  • GAUCHO FRONTERO | Quarta-Feira, 17 de Março de 2010, 20h28
    0
    0

    GAUCHO FRONTERO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Silvio Alvarenga | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 12h03
    0
    0

    Na verdade os comentários postados aqui pelos colegas leitores são todos politicamente direcionados para o lado que mais lhe interessa, pricipalmente se for um leitor ocupante de cargo comissionado seja na prefeitura ou no estado. Se for na prefeitura vai lutar prá ver o Wilson Pinquio Mentiroso vencedor, se for no estado, vai lutar prá ver o Silval Asa Quebrada tentar decolar. principalmente aqueles comissionados qeu foram importados do sul de olhos verdes, que aliás são muitos hoje ocupando cargos comissionados no governo. Então nada mais do que ser livre politicamente prá decidir e não ter amarras para influenciar na escolha. Fora Dilma, Fora Wilson e Fora Silva e prá terminar, fora continuismo. Quanto a Dilma Bandidinha Assaltante de Banco, esse de ferrovia centro-oeste é uma balela, assim como a Eta Tijucal e Rodo Anel do Wilson Pinóqui, se nem a que já começou chega a Cuiabá, quem dirá uma oputra ferrovia? Temos centrenas deobrars públicas paradas no estado, obras esats começadas por desde antes de Julio Campos, passando por Carlos Bezzero, Jaime e Dante de Oliveira. E ainda tem gente que diz que a saúde do povo cuiabano não é responsabilidade do Wilson Mentiroso. ACOOOOOOORRRRRRDA MEU POVOOOOOOOO!!!!

  • José da Rocha Filho | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 18h15
    0
    0

    Para quém não matou nada ,além da expectativa dos seus eleitores,em seis anos,até que não faria tanta coisa.Caso fizesse mesmo tudo isso.Quanto a recuperar ruas,agora ficou mais fácil uma vêz que parte deles foram vendidas .Aliás,entregar o patrimônio público a particulares é uma característica do PSDB mesmo.

  • Jorge Vieira | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 17h23
    0
    0

    Vcs estão vendo quantos comentários censurados nesse blog? Com certeza, são opiniões contrárias aos interesses dos tucanos. Abaixo a burguesia podre!!!!!

  • Augusto rezende filho | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 16h09
    0
    0

    Parabéns Sr. silvio maia,pelo seu comentário, o PT vem a tempos fazendo política extemporânea e usando o poderio da máquina para angariar votos,mesmo quando se trata de inauguração de maquete,como é o caso de ,Lucas do Rio Verde.E mais, o prefeito de Cuiabá não é responsável pela dengue está matando a população de mato grosso, o responsável pela saúde pública é o Estado de MT,que só leva asfalto para as propiedades produtoras de soja, que por acaso ficam as fazendas do Sr. BM.O futuro governador Wilson Santos irá matar 5 cobras numa paulada só: ETA TIJUCAL, GUARDA MUNICIPAL, AV DAS TORRES, O CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS DA REGIÃO SUL, O PRONTO SOCORRO MUNICIPAL;E MAIS O PACOTÃO PARA RECUPERAR E ASFALTAR AS RUAS DE CUIABÁ NO VALOR DE 36 MILHÕES...

  • ondino lima neto | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 13h55
    0
    0

    mais uma das mil e umas mentiras do governo lula.

  • José da Rocha Filho | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 13h47
    0
    0

    Sr. Sílvio Maia,nós sabemos perfeitamente com o se PSDM mata a cobra.Aliás,FHC matou muitas.As maiores foram a Vale e CSN.Em Cuiaba, seu partido está matando é a população, de dengue.As ruas,que ainda não foram vendidas,estão todas esburacadas.O pronto socorro está a lástima de sempre.Dentistas,nem pensar.As duas grandes cobras,A ETA do Tijucal e a Av das Torres,que seriam inauguradas até o final de 2008,ainda não foram mortas.E ainda tem gente defendendo esse homem para governador.Só pode sser quem está de olho em uma boquinha,não vejo outra explicação.

  • Getúlio Costa | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 12h25
    0
    0

    Ô João acorda,deixa de ser bobo! Silval é um cara centrado e pragmatico. Deixa o homem assumir!!! Os comentários maldosos deixa para fazer depois quie o homem trabalhar! Se é que vc vai ter motivo, que duvido. Quem já perdeu o rumo o rumo de Cuiabá, foi o Wilson Santos, com tantos demandos na sua administração pública, lembra? Das obras do Pac, da saúde..... Baixa a bola, vamos deixar o homem trabalhar!

  • SICA | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 12h16
    0
    0

    SICA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

DEM é "suprapartidário" em Cuiabá

wilson santos, 400 curtinha   Para uns, o DEM de Cuiabá se tornou "suprapartidário". Para outros, um partido de aluguel. Além de não ter cabeça de chapa para prefeito, o partido do governador Mauro e dos irmãos Júlio e Jayme Campos enfrenta uma situação inusitada de concorrentes...

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.