Executivo
Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 15h:31 | Atualizado: 22/01/2021, 19h:53
Eleito com discurso da "nova política", prefeito coloca 4 parentes no 1º escalão
Jacques Gosch
Reprodução

Isasck Castelo Branco, fez campanha prometendo "libertação" e nomeou parentes no staff
O prefeito de Tesouro (a 276 km de Cuiabá), o dentista João Isaack Castelo Branco (PSB), de 35 anos, que venceu as eleições de 2020 com o discurso da “nova política” e apostando nas redes sociais para conquistar o eleitorado, trabalha com velhas práticas quando o assunto é nomeação de parentes. Desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro, já nomeou quatro familiares para o primeiro escalão da administração municipal.
Sua mãe, Ana Rita Moreira Barbosa, foi nomeada secretária municipal de Promoção Social. Enquanto isso, a tia materna Amélia Moreira Barbosa está à frente da Secretaria Municipal de Educação.
E ainda tem espaço para mais um Barbosa no secretariado. É que o tio por parte de mãe, Almir Cândido Barbosa, foi nomeado para chefiar o Escritório de Representação de Tesouro em Cuiabá.
O prefeito Isaack também não esqueceu da cunhada Camila Magalhães dos Santos, que é companheira da sua irmã Karen Karoline Moreira Castelo Branco. Neste caso, a nomeação foi para auditora interna da Prefeitura.
A nomeação da cunhada pode resultar em problemas judiciais. Isso porque o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) já julgou inconstitucionais Leis Municipais permitiam livre nomeação das autoridades máximas do controle interno dos Municípios, exigindo que os cargos sejam ocupados por servidores efetivos das prefeituras. A ação foi proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT).
Outro Lado
O prefeito justificou a nomeação da mãe alegando que é solteiro e por isso a dona Ana Rita cumpre o papel de 1ª dama de Tesouro. “É comum a 1ª dama cuidar da assistência social do município”, justificou.
Sobre os demais familiares nomeados no primeiro escalão, alega que as portarias estão dentro da lei e publicadas no Portal Transparência da Prefeitura.
Mudança
Isaack, que liderou a Coligação Juntos por Nossa Gente, impediu a reeleição do ex-prefeito Antônio Leite (MDB) por apenas 39 votos de diferença. A vitória foi considerada por muitos munícipes como uma libertação, já que o mesmo grupo político estava no poder há 24 anos, apenas revezando a cadeira do Executivo.
Galeria de Fotos

Ana Rita Moreira Barbosa é nomeada na Secretaria Municipal de Promoção Social


Amélia Moreira Barbosa é nomeada na Secretaria Municipal de Educação


Almir Cândido Barbosa é nomeado para chefiar o Escritório de Representação de Tesouro em Cuiabá


Camila Magalhães dos Santos é nomeada auditora interna

Postar um novo comentário
Comentários (9)
-
Adriane | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 11h3600
Ainda sobre General, que cidade sem sorte e com povo pacato ou omisso. Existem a cupula q mama nas tetas do dinheiro público, e outra parcela q assiste e padecem c os desmandos públicos e faltam de empenho da justiça!! Lá tudo pode. O prefeito manda se a primeira dama endossar!!! Kkkkkkk só em prol deles Mas TCE e demais entidades sempre no esquema. Então, senta e chora ...um dia aprendam a votar
-
Ana Maria | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 09h4540
Normal. Terras sem Leis. Outro exemplo vergonhoso e a vizinha General Carneiro. Por aqueles lados, Esposa , Filha do Prefeito nomeada Secretaria DE saúde ( pote de ouro*dinheiro do COVID*) e agora Cunhada p fugir das questões legais. Mas o desmandos por lá é vergonhoso! Aliás povo merece venderam OS votos. Agora aguentem!! Não tem justiça mesmo , então homem deita e rola e Compra fazenda.
-
SILAS VENTURA | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 20h4360
Já entrou para a história como pior começo de gestão do município, empregando só os parentes e pessoas de fora, deixando a mercê os humildes moradores da pacata cidade de Tesouro , só esta confirmando, pois ganhou a eleição transferindo votos de fora, ou seja, não tem compromisso com os moradores de Tesouro e sim com seus familiares e seus eleitores de fora (60% de seu eleitorado).
-
ANALISTA - ATENTO | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 18h1880
NA VERDADE OS CANDIDATOS NOVOS NÃO TEM OUTRO ARGUMENTO SENÃO O DA VELHA POLITICA, MAS NA VERDADE O DISCURSO E SÓ PARA GANHAREM AS ELEIÇÕES. O QUE O POVO TEM QUE FAZER É SELECIONAR O CANDIDATO SEJA ELE NOVO OU VELHO NA POLITICA TEM QUE SABER SE ELE TRABALHOU PARA O POVO, SE É CAPACITADO E COMPETENTE.AGORA MUDAR SÓ POR MUDAR NÃO ADIANTA. LA EM VG O POVO FOTOU PELA MUDANÇA E MAIORIA DA TROCA FOI PÉSSIMA.
-
Professor Gil | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 17h4051
Digite o texto aquiOs políticos brasileiros são mundialmente conhecidos por sua enorme qualidade de enganar o povo na campanha, e pela perpetuação no poder, mesmo fazendo muito pouco. Veio a chamada "nova política", e tudo ficou igual a antes.
-
Chico Bento | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 17h3152
Concordo com Bolsonaro. Municípios com menos de 5000 habitantes e que não tem nem 10% das receitas do estado e da União, não podem continuar existindo. Vejam só, Tesouro é um desses. Virou casa de parentes.
-
Otávio | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 17h2190
Deveria ter vergonha na cara de iludir os mais humildes para vencer as eleições e encher a prefeitura de parentes.
-
Israel Borges | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 16h13110
se o parente e bom vamos empregar para o povo pagar ;;; fala ate papagaio fala ;;;;o povo acreditou levou
-
Willian | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 15h52150
Gente eu acredito em Papai Noel, coelhinho, mas pedir para acreditar em políticos, aí já é demais. Só otário mesmo.
Confira também:
- Março de 2021
-
Executivo / Pandemia
Decreto da crueldade, diz Emanuel ao criticar toque de recolher às 21 horas
-
Executivo / COLAPSO
Sem decisão sobre UTIs, Mauro volta de Brasília e diz que abriu 90 leitos em 2021
-
Executivo / Pandemia
Prefeitos de MT já aderem ao decreto estadual com medidas anti- Covid-19
-
Executivo / Sputnik V
Governador faz visita à fábrica da União Química e sonda compra de vacinas - leia
-
Executivo / EM CUIABÁ
Emanuel não seguirá decreto e decide se toque de recolher vai iniciar 22h ou 23h