Executivo

Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 15h:31 | Atualizado: 22/01/2021, 19h:53

Eleito com discurso da "nova política", prefeito coloca 4 parentes no 1º escalão

Reprodução

Prefeito Isaack Tesouro1

Isasck Castelo Branco,  fez campanha prometendo "libertação" e nomeou parentes no staff

O prefeito de Tesouro (a 276 km de Cuiabá), o dentista João Isaack Castelo Branco (PSB), de 35 anos, que  venceu as eleições de 2020 com o discurso da “nova política” e apostando nas redes sociais para conquistar o eleitorado, trabalha com velhas práticas quando o assunto é nomeação de parentes.  Desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro, já nomeou quatro familiares para o primeiro escalão da administração municipal.

Sua mãe, Ana Rita Moreira Barbosa, foi nomeada secretária municipal de Promoção Social.   Enquanto isso, a tia materna Amélia Moreira Barbosa está à frente da Secretaria Municipal de Educação.

E ainda tem espaço para mais um Barbosa no secretariado. É que o tio por parte de mãe, Almir Cândido Barbosa, foi nomeado para chefiar o Escritório de Representação de Tesouro em Cuiabá.

O prefeito Isaack também não esqueceu da cunhada Camila Magalhães dos Santos, que é companheira da sua irmã Karen Karoline Moreira Castelo Branco. Neste caso, a nomeação foi para auditora interna da Prefeitura.

  A nomeação da cunhada pode resultar em problemas judiciais. Isso porque o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) já julgou inconstitucionais Leis Municipais permitiam livre nomeação das autoridades máximas do controle interno dos Municípios, exigindo que os cargos sejam ocupados por servidores efetivos das prefeituras.  A ação foi proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT).

Outro Lado

O prefeito justificou a nomeação da mãe alegando que é solteiro e por isso a dona Ana Rita cumpre o papel de 1ª dama de Tesouro. “É comum a 1ª dama cuidar da assistência social do município”, justificou.

Sobre os demais familiares nomeados no primeiro escalão,   alega que as portarias estão dentro da lei e publicadas no Portal Transparência da Prefeitura.

Mudança

  Isaack, que liderou a Coligação Juntos por Nossa Gente,  impediu a reeleição do ex-prefeito Antônio Leite (MDB) por apenas 39 votos de diferença. A vitória foi considerada por muitos munícipes como uma libertação, já que o mesmo grupo político estava no poder há 24 anos, apenas revezando a cadeira do Executivo.

Galeria de Fotos

Credito: Reprodução
Ana Rita Moreira Barbosa é nomeada na Secretaria Municipal de Promoção Social
Credito: Reprodução
Amélia Moreira Barbosa é nomeada na Secretaria Municipal de Educação
Credito: Reprodução
Almir Cândido Barbosa é nomeado para chefiar o Escritório de Representação de Tesouro em Cuiabá
Credito: Reprodução
Camila Magalhães dos Santos é nomeada auditora interna

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Adriane | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 11h36
    0
    0

    Ainda sobre General, que cidade sem sorte e com povo pacato ou omisso. Existem a cupula q mama nas tetas do dinheiro público, e outra parcela q assiste e padecem c os desmandos públicos e faltam de empenho da justiça!! Lá tudo pode. O prefeito manda se a primeira dama endossar!!! Kkkkkkk só em prol deles Mas TCE e demais entidades sempre no esquema. Então, senta e chora ...um dia aprendam a votar

  • Ana Maria | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 09h45
    4
    0

    Normal. Terras sem Leis. Outro exemplo vergonhoso e a vizinha General Carneiro. Por aqueles lados, Esposa , Filha do Prefeito nomeada Secretaria DE saúde ( pote de ouro*dinheiro do COVID*) e agora Cunhada p fugir das questões legais. Mas o desmandos por lá é vergonhoso! Aliás povo merece venderam OS votos. Agora aguentem!! Não tem justiça mesmo , então homem deita e rola e Compra fazenda.

  • SILAS VENTURA | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 20h43
    6
    0

    Já entrou para a história como pior começo de gestão do município, empregando só os parentes e pessoas de fora, deixando a mercê os humildes moradores da pacata cidade de Tesouro , só esta confirmando, pois ganhou a eleição transferindo votos de fora, ou seja, não tem compromisso com os moradores de Tesouro e sim com seus familiares e seus eleitores de fora (60% de seu eleitorado).

  • ANALISTA - ATENTO | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 18h18
    8
    0

    NA VERDADE OS CANDIDATOS NOVOS NÃO TEM OUTRO ARGUMENTO SENÃO O DA VELHA POLITICA, MAS NA VERDADE O DISCURSO E SÓ PARA GANHAREM AS ELEIÇÕES. O QUE O POVO TEM QUE FAZER É SELECIONAR O CANDIDATO SEJA ELE NOVO OU VELHO NA POLITICA TEM QUE SABER SE ELE TRABALHOU PARA O POVO, SE É CAPACITADO E COMPETENTE.AGORA MUDAR SÓ POR MUDAR NÃO ADIANTA. LA EM VG O POVO FOTOU PELA MUDANÇA E MAIORIA DA TROCA FOI PÉSSIMA.

  • Professor Gil | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 17h40
    5
    1

    Digite o texto aquiOs políticos brasileiros são mundialmente conhecidos por sua enorme qualidade de enganar o povo na campanha, e pela perpetuação no poder, mesmo fazendo muito pouco. Veio a chamada "nova política", e tudo ficou igual a antes.

  • Chico Bento | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 17h31
    5
    2

    Concordo com Bolsonaro. Municípios com menos de 5000 habitantes e que não tem nem 10% das receitas do estado e da União, não podem continuar existindo. Vejam só, Tesouro é um desses. Virou casa de parentes.

  • Otávio | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 17h21
    9
    0

    Deveria ter vergonha na cara de iludir os mais humildes para vencer as eleições e encher a prefeitura de parentes.

  • Israel Borges | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 16h13
    11
    0

    se o parente e bom vamos empregar para o povo pagar ;;; fala ate papagaio fala ;;;;o povo acreditou levou

  • Willian | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 15h52
    15
    0

    Gente eu acredito em Papai Noel, coelhinho, mas pedir para acreditar em políticos, aí já é demais. Só otário mesmo.

Secretários filiados e sem pretensões

Beto 2x1 400 curtinha   Presidente do DEM em Cuiabá, o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto 2 x 1 (foto), disse, em visita ao Rdnews, quando concedeu entrevista à tvweb RDTV, que alguns colegas secretários estão filiados ao partido, mas isso não significa que eles...

Magistrado quer restrições mais duras

orlando perri 400 curtinha   Ao deferir pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo chefe do MPE-MT, José Antonio Borges, em meio a conflitos de normas editadas pelo governo estadual e pela Prefeitura da Capital, o desembargador Orlando Perri (foto) enfatiza que é preciso endurecer as medidas...

Paisagista, aliança com Pátio e a AL

claudio paisagista 400   Claudio Ferreira, o Paisagista (foto), está tão empolgado com a votação para prefeito de Rondonópolis no ano passado que pretende encarar outro teste das urnas, agora para deputado estadual, em 2022. Pelo DC, ele tentou a sucessão municipal e chegou a 17.498 votos, ficando...

90 novas UTIs só neste ano em MT

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) disse que o governo estadual tem se empenhado ao máximo na luta pelo combate ao novo coronavírus. E enfatiza que somente neste início de ano, o Estado já habilitou 90 novos leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19. Entre janeiro e março, foram abertos...

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...

MAIS LIDAS