Executivo

Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 10h:50 | Atualizado: 17/03/2014, 12h:03

Em posse, Dilma destaca atuação de Neri e diz que país baterá recorde

Na cerimônia de posse dos novos ministros, que durou menos de 1h, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse acreditar que o mato-grossense Neri Geller (PMDB), que assumiu a Agricultura, vai levar o Brasil a alcançar novos recordes do setor. Ela fez questão de destacar que Neri conhece profundamente o cenário do país, principalmente o do Centro-Oeste. O peemedebista já vinha atuando na equipe de Dilma como secretário executivo de Política Agrícola e ele substitui Antônio Andrade (PMDB-MG), que deve disputar vaga na Câmara Federal.

Além de Neri Geller, outros cinco ministros foram empossados: Gilberto Occhi, de Cidades; Clélio Campolina, de Ciência e Tecnologia; Miguel Rosseto, de Desenvolvimento Agrário; Eduardo Lopes, de Pesca; e Vinicius Lages, de Turismo.

Ainda em seu discurso, Dilma ressaltou que Neri, como secretário de Política Agrícola e como produtor, atuou de forma decisiva e com posição de destaque no setor. Dilma ainda citou que o novo ministro esteve presente ativamente na elaboração do Plano Safra Agrícola e no Plano de Armazenagem.

"Deixamos de ser o país do futuro e estes brasileiros que aqui estão hoje são responsáveis por construirmos o Brasil do presente. O povo brasileiro é sábio e percebe muito bem quem está ao lado dele. Asseguro aos senhores que esses ministros que saem e que entram estão ao lado do povo brasileiro", disse a presidente.

Para a petista, a expectativa é que 2014 seja um ano de boas realizações para os ministérios. As mudanças nas pastas eram esperadas desde o ano passado. A maioria dos ministros deixou o governo para disputar as eleições.

Crise

As entidades representativas de pesca e agricultura reclamam da troca sucessiva de ministros nas pastas em questão, que foram as que mais sofreram mudanças. No caso da posse de hoje, Neri Geller e Eduardo Lopes foram os quartos empossados desde que a presidente assumiu em 2011. Para eles, as frequentes trocas têm efeito negativo porque geram instabilidade, descontinuidade administrativa, interrupção de programas e alteração das diretrizes para o setor.  

As mudanças acontecem ainda em meio a uma crise da base aliada na Câmara com o Planalto, especialmente com o PMDB de Neri que cobra mais espaço. Apesar disso, Dilma não mandou nenhum recado. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Diversos cortes nas despesas da AL

eduardo botelho curtinha 400   Num período em que o Legislativo praticamente parou, assim como o Judiciário e órgãos vinculados aos Poderes, como TCE e MPE, o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (foto), tomou decisão correta ao cortar gastos enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Entre as...

Governador está tenso e preocupado

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes anda tenso e preocupado. Mesmo já tendo adotado uma série de medidas de prevenção, inclusive consideradas radicais, ele não dorme direito por causa das projeções nada otimistas de aumento nos próximos dias de casos de coronavírus em...

AL aprovará empréstimo de R$ 550 mi

A Assembleia aprovou, na convocação extraordinária desta sexta (27), dispensa de pauta para a mensagem do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica. O recurso será aplicado na construção de pontes de concreto em diversos municípios. Agora, a matéria entra na pauta e será aprovada pela maioria dos deputados na próxima segunda (30),...

Queda nas receitas e o salário regular

emanuel pinheiro 400 curtinha   Prefeitos de um modo geral vão conseguir pagar a folha do funcionalismo de março, na próxima semana, sem tantas dificuldades. Já para abril, a tendência é que passem apurados para manter os vencimentos em dia, por causa do reflexo negativo da pandemia do coronavírus,...

Galvan, afronta à legislação e multa

antonio galvan 400 curtinha   O presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan (foto), que tentou, mas acabou desistindo da disputa ao Senado, está sempre envolvido em polêmicas, seja nas demandas do agronegócio, seja no cotidiano da política. A mais recente é que ele, juntamente com outros produtores, está...

Destaque nas ações anti-coronavírus

leonardo bortolini leo 400 curtinha   O prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (foto) vem recebendo elogios e ganhou o noticiário nacional por medidas práticas, céleres e seguras no atendimento à população, em meio aos cuidados para prevenção ao coronavírus. Desde a semana...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.