Executivo

Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 18h:31 | Atualizado: 18/01/2021, 18h:58

APÓS DERROTAS

Emanuel admite aceitar BRT desde que Cuiabá também tenha poder de decisão

Reprodução

Projeto BRT - Avenida do CPA

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) admitiu, pela primeira vez, nesta segunda (18), que aceitaria o Bus Rapid Transit (BRT), novo modal de transporte para ligar a região metropolitana. Definição, no entanto, segundo ele, deve ser feita em conjunto entre o Governo do Estado, o Poder Executivo da capital e de Várzea Grande.

“Pode ser BRT? Pode. Não era o que eu gostaria, mas até pode ser. Se for compartilhado com a sociedade e com as instituições. Eu tenho que ser convencido. Eu entendo que o melhor para a cidade é o VLT, mas eu não quero entrar nisso. O que eu estou brigando é pelo direito de Cuiabá ter o poder de decisão”, disse.

Fala vem após Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) negar seu pedido para impedir a troca do VLT pelo BRT. Entendimento do desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira é de Mendes apenas demonstrou o seu interesse pela troca e não há, ainda, anúncio feito de forma efetiva.

Emanuel, por outro lado, entrou com ação na Justiça por alegar que estudo do Governo do Estado foi feito sem nenhuma consulta à Prefeitura de Cuiabá. Ele também acredita que a Prefeitura de Várzea Grande deve ser consultada durante este processo. Prefeito Kalil Baracat, no entanto, já se mostrou favorável à troca pelos ônibus.  

“As minhas ações na Justiça não são sobre a troca do modal, é para que Cuiabá seja ouvida através da Câmara, da sociedade civil organizada e que Cuiabá seja ouvida sob o princípio da autonomia dos entes federados, que é o município que decide de forma compartilhada por se tratar de uma região metropolitana”, pontuou.

Transporte coletivo

Conforme já noticiou o , Emanuel também anunciou a renovação da frota de ônibus na Capital. Ele prometeu entregar 111 veículos até maio de 2021. Decisão vai na contramão a uma notificação de Mendes, que pediu para que o prefeito não tomasse nenhuma atitude com relação ao transporte coletivo antes de decisão a cerca do modal ser tomada.

Na ocasião, governador afirmou que Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) elabora um plano funcional para definir a estrutura das linhas de ônibus e padronização dos veículos.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Vânia Hernandes | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 10h27
    0
    0

    Zeca, falou, falou e não se aproveitou nada. Que nem corrupto Bolsonaro genocida. VLT é para primeiro mundo. Não pocilga de Cuiabá.

  • Zeca | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 09h29
    0
    0

    O que os cuiabanos deve saber é que Cuiabá, além de ser um município também é capital do estado. Por isso a sede do governo estadual assim como os órgãos estaduais estão sediados lá e representam os 141 municípios do estado. Cuiabá tem 400 mil habitantes, o estado 3600 milhões. Quando os do interior vão a Cuiabá, é para tratar com órgãos estaduais, não municipais. Ou seja, Cuiabá é um município para os cuiabanos, porém é a capital do estado para todos os municípios. Lembrem-se disso. Portanto o governo do estado deve estar presnete em todos os municípios, inclusive Cuiabá!

  • Jedae | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 08h38
    0
    1

    Deva Devaneios, volta de onde você foi vomitada. Aqui que você mata tua fome!

  • Zeca | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 08h06
    3
    3

    Se compete ao governo do estado, prefeito não tem nada de meter o bedelho. Cada um na sua.

  • Nilson Ribeiro | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 08h04
    0
    1

    DEIVA DEVANEIOS, LÓGICO QUE ESSE NÃO É O NOME PRÓPRIO. MAS VC É, DEVE SER POR "COISAS" COMO VC QUE DEIXA NOSSA CIDADE COM ESSE ASPECTO EMANADO POR TI. INFELIZMENTE TEMOS QUE CONVIVER COM TIPO DE "COISAS" ACA COMO VC.

  • Nilson Ribeiro | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 08h00
    2
    1

    TODO HOMEM TEM O SEU VALOR. TODO POLITICO TEM O SEU PREÇO. E A JUSTIÇA?? DEPENDE DO VALOR DA CAUSA. AI.... TASE UM JEITO.

  • Critico | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 21h07
    0
    0

    Critico, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Critico | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 21h07
    0
    0

    Critico, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Joao Jorge | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 21h03
    10
    9

    Não temos um governador, temos um ditador!

  • Deva Devaneios | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 19h22
    4
    19

    Bem feito pra essa cidade pequena, feia e quente e povo sem educação que anda sem máscara transmitindo coronavirus .

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...