Executivo

Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 19h:05 | Atualizado: 06/01/2021, 19h:21

RENOVAÇÃO DE FROTA

Emanuel envia ofício a Mendes e rechaça interferências no transporte coletivo local

Reprodução

Transporte Coletivo em Cuiab�

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) emitiu ofício nesta quarta (6), em que rechaça notificação do governador Mauro Mendes (DEM) para que suspenda renovação da frota de ônibus. De acordo com Emanuel, governador não pode tomar decisões de forma unilateral a cerca do transporte coletivo da Capital.

“Município de Cuiabá, concluiu vultuoso e complexo processo licitatório de transporte público coletivo municipal, de acordo com planejamento que vem sendo realizado no âmbito da mobilidade urbana em seu território ao longo dos anos, fato este que não pode ser simplesmente desconsiderado por vossa excelência”, disse em trecho do documento.

Pedido de Mendes é para que renovação seja suspensa até a decisão sobre a provável troca do Veículo Leve sobre Trilhos para o Bus Rapid Transport (BRT) como modal de transporte intermunicipal na Baixada Cuiabana. Ele confirmou que Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) elabora um plano para definir estrutura das linhas de ônibus e padrões dos veículos.

 Emanuel, por outro lado, afirmou que discorda da forma como o Governo lida com a questão da mobilidade na região metropolitana de Cuiabá. Ele alegou que contratos de concessões do serviço de transporte coletivo preveem renovação gradativa da frota de ônibus. Veículos devem ser entregues em maio de 2021.

“A notificação encaminhada por vossa excelência, que ora contestamos de forma veemente demonstra que a alteração do modal de transporte público intermunicipal, impacta de forma direta nas políticas públicas de mobilidade urbana planejadas e executadas pelo Município, justificando a imperiosa necessidade de que este Ente Público participe de forma efetiva do processo decisório acerca do tema”, pontuou.

De acordo com Emanuel, não contente com a tentativa de enterrar o VLT, governador trabalha para atrapalhar o processo de modernização do transporte coletivo de Cuiabá. Em troca de farpas, disse que o gestor não conseguiu dar andamento ao processo enquanto esteve à frente do Palácio Alencastro.

Mudança de modal

O Governo do Estado anunciou há uma semana que não tocaria o projeto VLT e que estava solicitando ao Ministério do Desenvolvimento a autorização para a troca do modal para o BRT. Ontem, o houve o pedido oficial à Assembleia Legislativa Assembleia para que o governador Mauro Mendes (DEM) negocie o empréstimo para implementação da nova modalidade de transporte.

Hoje (06), os deputados, em primeira deram aval à solicitação de Mauro.  O projeto foi enviado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para avaliação.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • EURICO ROCHA | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2021, 09h54
    4
    0

    o modal de transporte e competência é do prefeito, o estado já fez a cagada anterior , as duas cidade que deveria ajustar este impasse de qual modal a ser escolhido.

  • Edmalvadeza | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2021, 07h51
    6
    2

    Fica explicito o interesse do Governador no modal de transporte urbano, será que tem algum interesse oculto. Acho que é imoral a participação de pessoas que estão ocupando cargo público de usar seu cargo para ganhos pessoais, se esse for o caso, cabe ao MP do estado de Mato Grosso, averiguar o real interesse desse gestor.

  • joao | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2021, 07h27
    7
    2

    MM não manda no município de Cuiabá. O mandatário maior é Emanuel. MM está agindo como se fosse um ditador. MM para abrir um buraco no município depende de autorização de Emanuel. Vamos pra frente Emanuel.

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...

2 desembargadores vão para TRE-MT

carlos alberto tj 400 curtinha   O Pleno do Tribunal de Justiça define, na quinta (25), em votação secreta e por videoconferência, dois desembargadores que comporão os quadros de comando do TRE-MT pelos próximos dois anos. O ex-presidente do TJ, Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), é um dos inscritos...

Primeira-dama pede retorno de auxílio

marcia_pinheiro_curtinha400 Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (foto), em visita à sede do Rdnews e entrevista ao Rdtv, pede que a bancada federal de MT se mobilize e vote favorável ao retorno do pagamento do auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Márcia...