Executivo

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 15h:36 | Atualizado: 15/09/2020, 17h:37

MAURO ALFINETOU

Emanuel rebate governador e afirma que culpar Cuiabá por incêndios é despreparo

emanuel pinheiro e mauro mendes 680

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, (MDB) responde o governador Mauro Mendes (DEM) que o culpou por dificuldades de MT em conter fogo na Baixada

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), respondeu a críticas quanto à falta da ajuda do município no combate às queimadas na Baixada Cuiabana e disse, em nota assinada pelo seu secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, que é completamente irresponsável o governador Mauro Mendes (DEM) atribuir à gestão da Capital  um problema que é nacional e consome Mato Grosso.

“Ao fazer isso, o governador desvaloriza todo o trabalho feito diuturnamente por grandes profissionais que, nos últimos três anos, têm apresentado resultados positivos e impedindo que a Capital enfrente o cenário hoje visto”, diz item da nota emitida na tarde desta segunda (15).

Nesta segunda (14), em evento, o chefe do Executivo afirmou que a fumaça que vem cobrindo Cuiabá e entorno desde agosto deve-se a ausência de brigadistas municipais para auxiliar na contenção do fogo, que já atinge os três biomas existentes em Mato Grosso: Pantanal, Amazônia e Cerrado.

“Quando eu era prefeito aqui a gente colocava brigadistas à disposição para combater os incêndios na Baixada Cuiabana. E eu pergunto se tem agora. Por isso que está aí essa fumaça agora. Estamos fazendo a nossa parte”, disparou em evento no Palácio Paiaguás.

Segundo o secretário Leovaldo Sales, a fala é uma tentativa de camuflar a incapacidade do Governo do Estado que não se preparou para conter as chamas que “devastam o Pantanal”.

“É triste constatar que a fumaça que hoje encobre Cuiabá e que respiramos diariamente possui o cheiro da destruição do bioma pantaneiro o carimbo de um governo que, somente agora, se atentou para a gravidade do problema”, afirma nota.  

O posicionamento da gestão municipal destaca ainda que os Dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais mostram que a área queimada no Pantanal já passa de 2,3 milhões de hectares, sendo 1,2 milhões somente em território mato-grossense. 

“Aconselho o governador a tentar novamente buscar o equilíbrio e administrar o nosso querido Mato Grosso de forma responsável, pois foi para isso o povo o elegeu e não para atuar como um cabo eleitoral em campanha política”, pondera gestão municipal em nota. 

Veja nota na íntegra

- É completamente irresponsável atribuir à gestão de Cuiabá a culpa por um problema que, como todos têm notado, vai muito além do território cuiabano. 

- Ao fazer isso, o governador desvaloriza todo o trabalho feito diuturnamente por grandes profissionais que, nos último três anos, têm apresentado resultados positivos e impedindo que a Capital enfrente o cenário hoje visto. 

- Somado a isso, tenta camuflar a incapacidade de um governador que não se preparou para conter as chamas que devastam nosso maior patrimônio natural, que é o Pantanal.  

- É triste constatar que a fumaça que hoje encobre Cuiabá e que respiramos diariamente possui o cheiro da destruição do bioma pantaneiro o carimbo de um governo que, somente agora, se atentou para a gravidade do problema. 

- Dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais mostram que a área queimada no Pantanal já passa de 2,3 milhões de hectares, sendo 1,2 milhões somente em território mato-grossense. 

- Para se ter uma ideia, para chegar ao nível de fumaça que hoje asfixia a população da Baixada Cuiabana, seria necessário incendiar toda Capital. 

- Portanto, ao fazer essa acusação, o governador mais uma vez deixa claro seu constante e desesperado planejamento de atacar a gestão de Cuiabá a qualquer custo, atribuindo culpa até naquilo que é de responsabilidade do próprio. 

- Aconselho o governador a tentar novamente buscar o equilíbrio e administrar o nosso querido Mato Grosso de forma responsável, pois foi para isso o povo o elegeu e não para atuar como um cabo eleitoral em campanha política. 

- Que o governador retire o ódio do coração e construa a esperança nos corações dos mato-grossenses, dando-lhes a garantia de que as chamas serão contidas e de que nos anos vindouros o nosso Pantanal não mais sofrerá com esse tipo de problema.

Secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Paulo | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 18h37
    2
    0

    Disse tudo, esse governo MT e uma piada não sei como que os cuiabano votou nesse cidadão, oportunista só que poder, não vejo obra na capital governo MT, tá com uma inveja do Emanuel que até doi

  • Mauro o Anta de Plantão | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 18h22
    0
    0

    Mauro o Anta de Plantão, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Anselmo | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 16h31
    6
    0

    O governador só pode ta de brincadeira com uma afirmação dessas. Estado pegando fogo e ele usando isso para fins eleitorais. Da ate ânsia de escutar isso!

TCE vê superfaturamento em Juara

carlos sirena 400 curtinha   Em plena campanha eleitoral o prefeito de Juara, Carlos Sirena (foto), candidato à reeleição pelo DEM, está tendo que buscar explicações sobre irregularidades apontadas pelo TCE-MT em alguns casos de dispensa de licitação, especialmente nas compras de produtos para...

Doação à campanha a pedido de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto) não tirou um centavo do bolso para colocar na campanha de Kalil Baracat, mas é o responsável pela entrada de praticamente a metade dos R$ 1,4 milhão doados ao candidato do MDB à Prefeitura de Várzea Grande. Graças à...

Ex-senadora ajuda a afundar Reinaldo

selma arruda 400   Mesmo entregue ao ostracismo político, após ser cassada neste ano da cadeira de senadora por crimes eleitorais, como caixa 2, Selma Arruda (foto) ainda acha que consegue "arrebanhar" eleitores. E foi pensando nisso que ela apareceu no curto tempo do horário eleitoral de Reinaldo Morais para pedir voto ao...

Taques agora na lista de ficha-suja

pedro taques 400 curtinha   O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (foto) entra na lista dos fichas-sujas. Ele se inscreveu para concorrer ao Senado pelo SD, mas teve registro indeferido pelo TRE devido a uma condenação aplicada pelo próprio Tribunal pelo uso eleitoreiro da Caravana da Transformação...

Briga eleitoral de parentes em General

renato vilela 400 general carneiro   A briga política, jurídica e eleitoral na pequena General Carneiro, de 14 mil habitantes, está acirrada e envolve, em palanques diferentes, grupos com vínculos familiares. São dois na disputa pela prefeitura. A ex-prefeita Magali Vilela desistiu de tentar de novo o teste das...

Ataques a EP e o revide dos amigos

fabinho 400 curtinha   O empresário Fábio Martins Defanti, o Fabinho Promoções (foto), que em 2016 disputou para vereador e perdeu, está sendo bombardeado de críticas em grupos de WhatsApp, inclusive pelos próprios amigos, por causa de comentários, gravados em dois vídeos, com um...

MAIS LIDAS