Executivo

Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 07h:12 | Atualizado: 07/12/2019, 16h:55

Polêmica

Emanuel se diz à disposição do Naco para "desmascarar conluio" e apontar autores

Prefeito de Cuiab� Emanuel Pinheiro

Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro afirma sofrer na carne os malefícios de uma mentira

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) se coloca à disposição do Ministério Público para esclarecer o episódio de suposta compra de votos da cassação do vereador Abílio Júnior.

Em nota, Emanuel ressalta que a investigação é o instrumento adequado para “desmascarar todo esse conluio, apontar os seus verdadeiros autores e, principalmente, os indivíduos que ardilosamente contribuíram para a atitude criminosa da servidora (Elizabete Maria de Almeida)".

O posicionamento acontece após o Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), sob Domingos Sávio, instaurar inquérito policial para investigar possível ocorrência de corrupção ativa praticada, supostamente, pelo prefeito. Emanuel, por sua vez, alega estar tranquilo e diz esperar uma investigação isenta e imparcial.

Ele sustenta ainda, na nota, que a apuração e elucidação dos fatos é objeto da denúncia que ele fez junto à Assembleia sobre suposto uso da máquina do Estado para prejudicá-lo. No ofício, que está no Parlamento, sem entrar em detalhes, o emedebista solicita investigação sobre o caso e que as testemunhas sejam convocadas para esclarecimento dos fatos.

Alega que recebeu a denúncia de pessoas idôneas e que resolveram denunciar a ação que seria imoral e ilegal. Ocorre que o caso foi apresentado, inicialmente, na Defaz, que passou por processo de reestruturação. Dois delegados, inclusive, foram afastados (Lindomar Toffolli e Anderson Veiga, ex-adjunto e chefe da Defaz, respectivamente) e estão na diretoria Metropolitana aguardando nova lotação. A situação seria uma retaliação com ligação ao caso. O governo nega. “Estou sofrendo na carne os malefícios de uma mentira; uma injúria com único intuito de atingir minha imagem como prefeito de Cuiabá”.

Caso

Elizabete, que trabalha no São Benedito, procurou a polícia para dizer que foi pressionada a prestar depoimento contra o vereador Abílio, em processo interno na Câmara de Cuiabá, que pode cassar seu mandato por por quebra de decoro.

Ela garante ter participado de uma reunião na casa do vereador Juca do Guaraná (Avante), em que o prefeito teria chegado e oferecido R$ 50 mil e 20 cargos comissionados a parlamentares que votassem contra Abílio.

Juca nega e entregou ao Gaeco vídeos e documentos que, segundo ele, provam que a servidora não esteve em sua residência. Antes, a Comissão de Ética e Decoro já havia entregue no Gaeco notícia-crime, a partir do depoimento de Elizabete.

O coordenador do Naco, por sua vez, pretende reunir todos os elementos já existentes e investigar o caso. “Para, então, em confronto com outros dados que vierem a formar o mosaico probatório, se ter em pratos limpos a verdade sobre os fatos”, asseverou Domingos Sávio.

Eis, abaixo, a nota de Emanuel

  • Nota sobre a Notícia de Fato nº 016626-001/2019, instaurada neste Núcleo de Ações de Competência Originária – NACO.
  • A instauração do inquérito pelo órgão competente do Ministério Público estadual significa o início de uma investigação necessária, isenta e imparcial.
  • A apuração e elucidação dos fatos é objeto da denúncia que fiz junto à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
  • Estou sofrendo na carne os malefícios de uma mentira; uma injúria com único intuito de atingir minha imagem como prefeito de Cuiabá.
  • A investigação é o instrumento adequado para desmascarar todo esse conluio, apontar os seus verdadeiros autores e, principalmente, os indivíduos que ardilosamente contribuíram para a atitude criminosa da servidora.
  • Por fim, me coloco à inteira disposição do Ministério Público na certeza de que a JUSTIÇA será feita e os fatos devidamente esclarecidos.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • LLG | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 11h56
    1
    0

    "Em nota, Emanuel ressalta que a investigação é o instrumento adequado para “desmascarar todo esse conluio". Sou de acordo com as palavras do Prefeito acima citadas, palavras que saíram da boca dele, se temos um Prefeito tão favorável á investigação e justiça, deveria aceitar a abertura da CPI do palito. Coloque em prática as suas próprias palavras Prefeito, por uma Cuiabá melhor.

  • Moreira | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 21h07
    0
    0

    Moreira , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joao | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 08h58
    0
    0

    joao, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Lucia Helena Costa | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 07h41
    0
    0

    Lucia Helena Costa , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Matéria(s) relacionada(s):

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

Presidente ora por harmonia no TCE

maluf 400 curtinha   Num Tribunal de Contas sob tensão, nada mais aconselhável do que um culto ecumênico para servidores e conselheiros, com participação de padre e pastor, em defesa da harmonia, união e amor no ambiente de trabalho. A ideia partiu do novo presidente Guilherme Maluf (foto), que reuniu...

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

Uma candidatura jovem na chapa

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) assegurou neste domingo que não definiu ainda os dois suplentes de sua futura chapa ao Senado. Sobre Sachetti, observou que trata-se de um parceiro e amigo e que está pronto para ajudar no projeto, sem fazer imposição para assumir suplência, assim como o...

Rei da soja incentiva Fávaro ao Senado

erai maggi 400 curtinha   O ex-vice-governador Carlos Fávaro não mantém o silêncio à toa. Embora tenha sido o terceiro mais votado em 2018 - por pouco não fica com a vaga ocupada hoje pelo senador Jayme Campos -, Fávaro está enfrentando uma série de dificuldades para se viabilizar de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.