Executivo

Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020, 17h:38 | Atualizado: 01/04/2020, 17h:57

ENTIDADES EM CUIABÁ

Empresários pedem aumento da frota e prorrogação do IPTU; Emanuel vai analisar

comercio cuiaba 680

Para amenizar a situação do comércio diante da crise pela pandemia da Covid-19, dirigentes de entidades de empresários, pediram ao prefeito Emanuel Pinheiro que aumente a circulação de ônibus em Cuiabá e postergue o pagamento de impostos como o IPTU e o ISS. Os apelos do setor foram ouvidos pelo prefeito e informou que serão estudados os pedidos junto aos responsáveis pela viabilidade econômica.

A intenção das entidades é que o comércio reabra tomando as medidas sanitárias para proteger consumidores e funcionários. A resposta do prefeito para as demandas deve sair até sexta (3).

A reunião entre o prefeito, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares, e do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) José Wenceslau de Souza Júnior ocorreu por webconferência, na manhã dessa quarta (1).

Os empresários ainda querem a abertura das feiras livres, o funcionamento 50% da capacidade dos restaurantes e a autorização para o atendimento agendado de salões de beleza e barbearias, médicos e dentistas, entre outras.

Segundo o presidente da Fecomércio, a reunião foi produtiva e mesmo que o comércio venha a funcionar na capital a partir da próxima segunda (6) ele ainda diz estar apreensivo quanto aos impactos econômicos. “Estamos vivendo somente a primeira onda de uma crise e agora temos que saber como o consumidor também vai lidar com isso, uma vez ele está com medo”. Ele ainda teme que o agravamento da crise chegue antes do que se espera.

Durante a reunião, o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, também externou sua preocupação com a preservação da saúde, porém, ressaltou a importância e relevância da questão econômica. Ele solicitou a reavaliação do posicionamento da Prefeitura de Cuiabá de se manter o comércio fechado.

CDL doa respiradores

Na oportunidade, Nelson Soares também anunciou que a CDL Social, programa da entidade que preside e o Sicoob Credisul estão doando, cada uma, um respirador completo. Ressaltando que o município está precisando de 50 unidades. “Se algum empresário se solidarizar e quiser fazer essa doação também, pode entrar em contato conosco”, disse.

Por fim, as Soares cobrou alinhamento dos prefeitos dos municípios mato-grossenses, principalmente da capital e de Várzea Grande, com o governo do Estado, para se acabar com a insegurança que se tem gerado no empresário e população, aliás, a sugestão é de que os encontros entre os gestores dessas duas cidades com o governador de Mato Grosso sejam diárias. Emanuel Pinheiro se mostrou muito prudente durante a reunião e se colocou aberto a conversar com Mauro Mendes.

(Com assessoria)

 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Antônio cuiabano | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 14h37
    0
    0

    Iptu tem quer ser istinto

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

Um mês no Senado e com um projeto

carlos favaro 400 curtinha   Em um mês como senador, Carlos Fávaro (foto), oficialmente com 12 assessores, por enquanto, fez dois pronunciamentos da tribuna, não atua na relatoria de nenhuma propositura e apresentou um projeto, justamente o que pede socorro financeiro a um dos setores do agronegócio, o algodoeiro. Na...

Desagregador luta pra retornar à Ager

fabio calmon 400   Fábio Calmon (foto), que foi adjunto da Sinfra no Governo Taques e depois nomeado presidente da Ager-MT, não desiste da Agência, mesmo sabendo que ali se tornou uma pessoa non grata por uma série de situações. Foi carimbado de incompetente, burocrata, arrogante e desagregador. O governador...

Oportunismo e na defesa de Bolsonaro

niuan ribeiro curtinha 400   Niuan Ribeiro (foto), presidente do Podemos em MT, agora virou defensor do Governo Bolsonaro. Eis o que o vice-prefeito de Cuiabá escreveu no Instagram, em postagem acompanhada de sua foto, sobre o conteúdo da reunião ministerial de 22 de abril que expôs várias faces do governo. "Apesar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.