Executivo
Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 13h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25
Estamos distantes do PSDB e próximos do governo, diz Fabris
Nem 20% dos democratas vão apoiar a candidatura do prefeito Wilson Santos (PSDB) ao governo do Estado. A avaliação é do polêmico deputado estadual Gilmar Fabris (DEM). Em entrevista ao RDNews, o democrata analisa que deve fracassar a aliança entre DEM e PSDB em torno da virtual candidatura do tucano. “Estamos muito distantes do PSDB e mais próximos do governo. Se Wilson for o candidato na aliança, acho que será um projeto fracassado”, dispara.
Sem papas na língua, Fabris é o primeiro líder expressivo dos democratas a admitir publicamente a resistência ao nome de Wilson. Embora não revelem, a maioria dos prefeitos e vereadores do partido tem estreita ligação com o governador Blairo Maggi (PR) e o vice Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato a sucessão de Maggi, devido aos recursos estaduais transferidos para os municípios. Eles temem que o candidato de oposição vença o pleito e deixe de ajudar as cidades - veja aqui.
Devido à orientação da executiva nacional, aliada dos tucanos no projeto de “retomada” do Palácio do Planalto, o pré-candidato dos democratas no Estado à sucessão de Maggi, senador Jayme Campos, rompeu com a base aliada do governo e migrou para a aliança com o PSDB. Além da conjectura nacional, ele alega ter sido desprestigiado por Maggi e reclama da falta de diálogo com o republicano que, segundo Jayme, não ouve os aliados.
Apesar de denunciar a falta de simpatia de prefeitos e vereadores com Wilson, Fabris pondera que a aliança terá sucesso se o candidato do grupo for Jayme. Para definir o melhor nome, as cúpulas das duas legendas encomendaram uma pesquisa e vão divulgar o resultado em 25 de fevereiro. "Vai ser realizada a pesquisa, mas na minha opinião o nome a ser escolhido é do senador Jayme”, acredita.
Fabris nega desavenças com o prefeito e diz ser amigo de Wilson, com quem legislou à época em que o tucano era deputado estadual. O democrata acredita, inclusive, que um dia Wilson será o governador de Mato Grosso, mas avalia que não será em 2010. “Eu o aconselharia a não deixar a Prefeitura de Cuiabá. Ele é pré-destinado a ser governador, é um político persistente, mas agora acredito que a candidatura de Jayme é melhor”.
Segundo Fabris, caso a candidatura de Jayme seja confirmada, prefeitos e vereadores democratas devem esquecer a “rusga” com Wilson, demonstrar empenho na campanha e resistir à “tentação” dos recursos estaduais, que serão gerenciados por Silval a partir de 31 de março.
Perguntado sobre o risco da executiva nacional obrigar os prefeitos, vereadores e vices a apoiar o prefeito tucano, Fabris é enfático: “Canarana, Alta Floresta, Sinop e outros municípios não querem saber de Brasília. O que conta é a base e como ela pensa”, ressalta. Ele aproveita para fazer um prognóstico para o segundo turno. “Se Jayme, Wilson, Mauro e Silval disputarem o governo e o segundo turno for protagonizado por Silval e Wilson, ainda assim a base democrata terá mais facilidade em apoiar o peemedebista”, alerta.
Postar um novo comentário
Comentários (30)
-
Carlos Alberto | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 16h5100
Acredito na fidelidade partidaria e ela e bom pra fortalecer os partidos mas desde que se cumpram do diretorio nacional ate o municipal e que realmente tenham as punições devidas, mas pelo que vejo ninguem tem mais respeito pela sigla. E dizer na imprensa que não acompanha a decisão nacional já e ato de infifelidade.(qualquer decisão da nacional tem que consultar os diretorios municipais e a maioria vence, como e da democracia)
-
mario | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 16h2100
mario, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Ivan Nunes | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 13h5000
Ccomo são as coisas né Deputado!!! Quando se aproxima das eleições vcs começam com essas línguagem política que só vcs entendem não é? lógico que o Sr. quer mesmo é pegar uma beira nas máquinas "TRATOR" de Blairo Magi não é? acho que oprazo de validades de vcs já veceram...o povo esta ligado!!! Ivan
-
paulo roberto taborda | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 09h3500
E isso ai dep.Gilmar Fabris parabens relevantes servicos prestado ao povo de mato grosso. e a cidade de rondonopolis paulo taborda.
-
Nelson Brito | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 02h5500
Esse Ex garçon de Rondonóplis, caiu nas graças do Julio Campos num jantar e virou Deputado, vive sugando dinheiro do contribuinte, para cometer loucuras e falar besteiras. Campos, Fabris e outros, nunca mais.
-
LA VEM | Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 21h5700
COMO "OFÉLIA", SÓ ABRE A BOCA PRA DIZER BESTEIRA!!!!!
-
DEVAIR VALIM DE MELO | Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 21h4800
MEU QUERIDO POVO ELEITOR DE MATO GROSSO, SEJA ESPERTO, NAO SE DEIXA ENGANAR,POIS NINGUEM VIVI DE HISTORIA,VOCE SIM, SE EMOCIONA COM ELA, AGORA CONTADOR DE HISTORIA QUERER SER GOVERNADOR, ISSO E UMA CATASTROFE PARA MATO GROSSO. GOVERNAR E CONSTRUIR PARA O FUTURO, E NAO ENGANAR O POVO NO PRESENTE IGUAL SEU WILSOM SANTOS - ,FICA DE OLHOOOOOOOOOOO
-
edson nogueira | Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 21h4600
edson nogueira, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Jedae | Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 21h4600
Largar o osso, ninguem quer! Não é mesmo?????
-
João Antonio Camargo | Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 21h1300
PARABÉNS DEP, Gilmar Fabris, primeiro pela sua audacia de ter começado este belissimo CARTÃO POSTAL, que é à assembleia legislativa, depois por falar a verdade a respeito da coligação PSDB/DEM, com certeza serão poucos os representantes politicos do DEM, que irão votar no WILSON GARGANTA ENROLADOR, e tambem o SR JAIME deixou o DEM abandonado nesta ultima eleição, há me mostre alguma coisa feita por este senhor para algum municipio! Por favor.... tudo menos o passado do desleixo... Parabés GILMAR FABRIS, e corajoso e destemido.
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Executivo / PRESSÃO DE PAIS
Emanuel deve anunciar decisão sobre retorno das aulas na Capital na próxima 2ª
-
Executivo / PLANO FUNCIONAL
Sem integrantes de Cuiabá, Governo e VG debatem diretrizes para implantar o BRT
-
Executivo
Eleito com discurso da "nova política", prefeito coloca 4 parentes no 1º escalão
-
Executivo / IMPASSE
Após negar convite, Emanuel não manda técnicos à reunião sobre BRT no Paiaguás
-
Executivo / Agricultura
Mauro desafia Biden e Macron a visitar MT para conhecerem o agro sustentável