Executivo
Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 13h:15 | Atualizado: 13/01/2021, 18h:53
Estamos preparados para receber e fazer distribuição da vacina, garante Mauro leia
Da Redação
O governador Mauro Mendes (DEM) garantiu que Mato Grosso está devidamente preparado para "receber, fazer a logística e distribuir a vacina" contra a Covid-19, que deverá ser recebida do Governo Federal. Em entrevista à rádio CBN Cuiabá, na manhã desta quarta (14 ), o democrata relatou que chegou a tentar adquirir vacinas, a exemplo da Pfizer da Fiocruz e da Coronavac desenvolvida pelo Butantan de São Paulo, mas ambas só estão sendo negociadas com a União.
Assessoria

Governador Mauro Mendes revela que o Governo de Mato Grosso até tentou adquiriras vacinas, mas que as farmáceuticas só negociam com a União
"O Plano Nacional de Imunização é coordenado pelo Governo Federal. A vacina do Butantan foi totalmente reservada pelo Governo Federal. Eu tentei comprar a vacina Pfizer, mas a empresa informou que só trata da vacina com os governos federais. A Pfizer me respondeu oficialmente, por meio de seu diretor. A previsão é que até o final do mês inicie a distribuição das vacinas", afirmou.
Mauro ainda explicou que todas as providências para a vacinação já estão sendo devidamente tomadas junto à Secretaria de Estado de Saúde e aos demais órgãos do Governo de Mato Grosso.
"Isso não é uma coisa nova, porque várias vacinas já têm essa mesma logística. Estamos preparados para receber, fazer a logística e distribuir aos municípios. Temos mais de 3 milhões de seringas no estoque da secretaria e já fizemos licitação e compramos mais. Para essa largada, já dá para vacinar muita gente se tivermos a vacina enviada pelo Governo Federal", garantiu.
Conforme o governador, a logística da vacinação seguirá o Plano Nacional de Imunização, ou seja, priorizando os profissionais de saúde, grupos de risco e, após, toda a população. Porém, Mauro alertou a população a continuar tomando as medidas necessárias para frear o avanço do vírus.
"Parte da população está agindo como se nada tivesse acontecendo. A máscara todo mundo está usando, mas esse distanciamento necessário não está sendo seguido e isso está aumentando a proliferação desse vírus que tanto mal já trouxe. Alguns estão na onda do negacionismo. Estamos trabalhando para evitar que haja colapso na Saúde. Mas o sistema público tem limite", concluiu.
Seringas
A adjunta da pasta da Saúde, Danielle Carmona, que esteve na Assembleia prestando esclarecimento sobre o plano estadual de imunização, garantiu que o Estado tem 3,4 milhões de seringas em estoque. Além, disso, Danielle Carmona garante que o Executivo está comprando mais unidades.
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Roger | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 15h5602
Coronavac a vacina mais cara e a que tem a menor eficácia, 50,3%, ou seja, bateu na trave, pois a OMS e ANVISA autoriza em uso emergencial acima de 50%. Se tiver margem de erro então............. Comprando esta vacina o governador deve entregar a quem for vacinado um KIT com mascara e uma cartilha alertando que deve ficar em casa pois tem 50% de pegar o vírus e 50% de não pegar o vírus.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Executivo / CORONAVÍRUS
Cuiabá adere a grupo para comprar mais vacinas e Emanuel rechaça lockdown
-
Executivo / SAÚDE
Prefeitura apura fraudes em gratificações de dentistas de unidades básicas de saúde
-
Executivo / SEGURANÇA
Mauro sanciona lei que obriga presos a pagarem pela tornozeleira eletrônica
-
Executivo / PANDEMIA
Mauro convoca os 141 prefeitos e deve decretar quarentena em todo Estado ouça
-
Executivo / Incoerência
AMM tenta adiar eleição em Torixoréu, mas prepara evento com público maior