Executivo

Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 09h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Saúde

Euze é novo adjunto; secretário questiona CPI

Pediatra é servidor de carreira


Euze Carvalho volta a compor o 2º escalão da pasta da Saúde de Cuiabá, sob o também médico Maurélio Ribeiro

   O pediatra Euze Carvalho é o novo adjunto da secretaria de Saúde de Cuiabá. Ele estava “emprestado” ao Estado e atuava como coordenador de Apoio à Gestante. Foi liberado para integrar o segundo escalão, por solicitação do novo secretário, o também médico Maurélio Ribeiro, filho do conselheiro aposentado do TCE e presidente do DEM Oscar Ribeiro. Maurélio assumiu a pasta desde 14 de dezembro, mas só conseguiu definir oficialmente o adjunto agora. Teve dificuldades de encontrar alguém com perfil que considera "ideal" e com salário de apenas R$ 4 mil. Em verdade, Euze é servidor de carreira. Já foi secretário-adjunto da Assistência Social de Cuiabá, em 2008 e também adjunto de Saúde de administrações passadas.

    Além de Euze, Maurélio escolheu como principais assessores o médico Jorge de Figueiredo, que conduz a Central de Regulação; Jair Gimenez; na coordenação técnica do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá; Alberto Bicudo Salomão e Carlos Maranhão, integrante do corpo clínico e que assume o posto de diretor do Pronto-Socorro. O grupo começou a trabalhar nesta semana, passando por um curso de capacitação no combate à dengue, o maior problema da Capital atualmente.

    Nos próximos dias, o mesmo curso será ministrado à equipe médica dos postos de Saúde da Família. A promessa do secretário é conseguir reforçar as policlínicas para melhoria do atendimento. Ele disse que vai dotar de mais estrutura o HPSMC, que passa por reforma e que será reinaugurado em abril. Por coincidência, é o mês que deve marcar a renúncia do prefeito Wilson Santos (PSDB), que concorrerá à cadeira de governador. Maurélio disse que a ampliação da estrutura vai ser possível graças a uma parceria firmada com a secretaria estadual de Saúde, sob Augustinho Moro. “Queremos uma gestão de orientação, prevenção e tratamento”.

    CPI da Saúde

    Maurélio já foi convocado pela CPI da Saúde da Assembleia par responder a uma série de questionamentos. Entre as problemáticas no setor estão a demora nas filas para internações e exames. Em entrevista ao RDNews, o secretário disse que "não há falta de leitos na Capital e, sim, de recursos para pagar pelos procedimentos que são caros". Ele afirma que os números apresentados pela CPI são equivocados. "Na realidade são menores". Maurélio Ribeiro adianta que vai apresentar o real quadro de como anda a saúde pública de Cuiabá. Promete um diagnóstico para verificar como pode ser reduzido o tempo de espera.

   “Hoje em dia se fala em ressonância, um procedimento caro, como se fosse um ultrassom. Para se ter uma ideia, há fila para ressonância até nos sistemas particulares de saúde. Por isso há certo tempo de espera”, pondera o sétimo secretário da gestão Wilson Santos, que começou em 2004 com Aray da Fonseca e depois vieram Eugênia de Carvalho, Elias Nogueira, Olete Ventura Guilherme Maluf, Luiz Soares e, por fim, Maurélio. Para este ano, a Saúde da Capital terá um orçamento de 278 milhões, ante os R$ 275 milhões de 2009. Em 2008 foi ainda menor: R$ 270,5 milhões. O novo secretário enfatiza que, primeiro, procurou nomear pessoas para conduzir as policlínicas e as ações na atenção básica . A estratégia para sanar o problema o mais rápido possível, segundo ele, será pedir mais recursos ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • João Alfredo | Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2010, 00h22
    0
    0

    Parabéns Sr. Secretário e Sr. prefeito pela escolha do novo adjunto da saúde, não poderia ser melhor, a única coisa que ainda falta é vcs enxergarem quem está na direção da atenção básica, pois quem conhece a fulana não lhe compra.

  • Luiz Carlos | Domingo, 31 de Janeiro de 2010, 18h25
    0
    0

    Maurélio tem escolhido auxiliares competentes como Dr. Jair, Dr. Bicudo, Dr. Cléo e agora Euze de Carvalho. Resta unicamente os deixarem trabalhar e organizar a saúde que a cada dia está mais complicada. A dengue é questão de gestão pública eficiente e também conscientização e participação da população e de toda a sociedade com adoção medidas sérias fazendo cumprir o código sanitário e se for preciso multas elevadas a quem não aderir ao seu combate após avisos e continuarem descumprindo os devidos alertas. Desejo aos novos auxiliares do Secretário sucesso e que obteam aquilo que todos os munícipes desejam que é SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA.

  • JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA | Domingo, 10 de Janeiro de 2010, 19h33
    0
    0

    DEUS COLOCOU A MÃO MILAGROZA EMCIMA DA CABEÇA DESSE MENINO PARA ELE SER MÉDICO DR. EUZE VOCE É UM MÉDICO COMPETENTE EDUCADO SABE TRATAR AS PESSOAS SENDO RICO OU POBRE BRANCO PRETO OU QUAQUER TIPO DE RASA TUDO É IGUAL SEU PAI É UM HOMEN HONÉSTO CUIABANO TRABAHADOR A FAMILIA DE CARVALHO É TRADICIONAL DE CUIABA EU TE ADMIRO MUITO DR. EUZE EU TENHO 68 ANOS DE IDADE SÓ CUIABANO

  • tn lara ás de ouro | Domingo, 10 de Janeiro de 2010, 19h12
    0
    0

    do bendito ventre da minha eterna professora nize e do amor com eugenio,nasceu o meu capitão euze carvalho.pelo fruto conhecemos a árvore.um beijo da parteira mikaela e da benzedeira joseja lara,felicidades meu irmão.são os sinceros votos de juvenilio da silva lara o á de ouro e dona pombinha.

  • jorge lara | Domingo, 10 de Janeiro de 2010, 15h47
    0
    0

    DR EUZE CARVALHO É UMA REFÊRENCIA NO NOSSO ESTADO,PRINCIPALMENTE EM CUIABÁ.O NOSSO PREFEITO ESTA COLOCANDO UM PROFISSIONAL NUMA AREA EM QUE ELE O CONHECE BEM,MAS TOMARA QUE A MAGNETUDE DO PRIMEIRO ESCALÃO DE CARTA BRANCA PRA ELES PODEREM RESOLVER QUAISQUER COISAS EM RELAÇÃO DA SAUDE DE CUIABA,POIS PENSAMENTOS BONS DRE EUZE TEM ,MAS NÃO ADIANTA TER ATITUDES BOAS SE NÃ TIVER RESPALDO.SUSESSO NESTA NOVA MISSÃO,POIS LIDAR COM A SAÚDE NÃ É FACIL.

  • CLARICE MENEZES | Domingo, 10 de Janeiro de 2010, 14h13
    0
    0

    este médico deveria ficar com a pasta do primeiro esclão e não do segundo !!!!ATENDE NO PRONTO SOCORRO COM MAIOR AMOR DO MUNDO E TEM UMA PACIENCIA DE JÓ!!!!PARABÉNS!!!quem sabe consegue ensinar seus amigos médicos a serem mais humanos!!!!!!!!!!!

  • aurilei leite virgolino | Domingo, 10 de Janeiro de 2010, 11h24
    0
    0

    Graças a Deus o nosso prefeito reconheceu o grande profissional e amigo(Dr.Euze),um grande profissional e amigo que esteve consco na secretaria de assistencia social,peço a Deus que mostre toda a sua competência agora na pasta da Saude.um grande abraço do seu amigo.

  • Jacyara | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 21h15
    0
    0

    Dr.Euze Carvalho, é uma das felicidades que Galinho conseguiu colocar entre seus cooperadores mais proximos. Filho de Eugenio de Carvalho- pioneiro das comunicações em Mato Grosso, Cavaleiro Hipico, ex. ingresso da Policia Militar de onde saiu com a patente de capitão-médico, bom amigo e companheiro de cavalgadas, enfim : um cuiabano de chapa e cruz. Parabens Euze, que o Senhor nosso deus, seu filho Jesus Cristo e o Espirito do Senhor esteja sobre você.

  • Alyrio Cardoso Filho | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 18h37
    0
    0

    Acho que o Sr. Maurélio esta no caminho certo, vamos torcer agora para tudo ocorrer da melhor forma possível, pois é desta forma que ele está conduzindo a pasta. Sou funcionário da Saúde e posso garantir que até o semblante dos servidores está melhor. O pior já passou, o incompetente do Sr. Luiz Soares já saiu, agora indubitavelmente a saúde só crescerá. Sucesso para DR. Euze e DR. Maurélio

  • HIPOCRATES DA SILVA | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 17h59
    0
    0

    O EUZE CONHEÇE SAUDE PUBLICA, VAI AJUDAR MUITO , É IRMÃO DA EX-SECRETARIA , TEM BOM PERFIL. O JORGE DE FIGUEIREDO PARA TOMAR CONTA DAS INTERNAÇÕES E EXAMES? ELE FOI AQUELE DIRETOR DO ANTIGO IPEMAT , LEMBRAM ? EXPERIENCIA COM FATURAMENTO ELE TEM DE SOBRA. FOI O MESMO QUE TEVE UM GRANDE PROCESSO E TAMBEM O HOSP SANTA ROSA FOI ENVOLVIDO , NAQUELE TRAMA DOS EXAMES PAGOS E NÃO FEITOS. COINCIDENCIA ...?

DEM consulta sobre regras ao Senado

julio campos 400 curtinha   Atendendo orientação da Nacional do DEM, na luta para ampliar bancada no Congresso, o diretório regional do partido vai apostar todas as fichas na disputa suplementar ao Senado. E, antes de avançar na definição de nome, o partido decidiu encaminhar consulta ao TSE para saber se...

Expediente suspenso e posse no TCE

guilherme maluf 400 curtinha   O expediente no TCE-MT será suspenso na segunda, a partir das 12 horas. É que às 15 horas acontece a sessão especial na Escola Superior de Contas, marcando a posse de Guilherme Maluf (foto) na presidência do órgão fiscalizador. O hoje presidente Domingos Neto passa ao...

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

Disputa em Sinop e vaga na Câmara

juarez costa 400 curtinha   O deputado federal Juarez Costa (foto) tem espalhado que será candidato a prefeito de Sinop, posto já ocupado por ele por dois mandatos. No fundo, o emedebista espera que Rosana Martinelli (PL), que foi sua vice e depois se elegeu prefeita nas urnas de 2016, desista do projeto de reeleição...

Francis forçando a barra ao Senado

francis maris 400 curtinha   Francis Maris (foto), empresário e prefeito de Cáceres, é mesmo corajoso. Ele anunciou que vai reunir colegas prefeitos da região Oeste para discutir a ideia de entrar na disputa ao Senado, na eleição suplementar para a vaga de Selma, cassada esta semana. Francis se acha "o...

Sindal repudia postura de "indicado"

O presidente do Sindal Jovanildo da Silva se diz traído por Osmar Capilé, representante dos segurados da AL e que exerce cargo de diretor dos Aposentados, que votou favorável a nova alíquota de 14% no Conselho da Previdência. O apoio ao aumento da cobrança gerou revolta entre os servidores do Legislativo, que partiram para cima de Jovanildo cobrando explicações. Em nota de repúdio, o sindicato, que o indicou como representante no...