Executivo

Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 08h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

Denúncia

Ex-diretor denuncia manobras da Qualix para vencer licitações

Ricardo Costa   Temendo ser acusado de participação numa série de possíveis irregularidades cometidas pela Qualix Serviços Ambientais, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, o advogado e ex-diretor da empresa, Quirino Ferreira, entregou um “dossiê” com supostas denúncias à empresa.

   Nas 12 páginas do documento, entregue ao prefeito em 22 de janeiro, Quirino reproduz cópia dos protocolos de ações administrativas suspeitas do grupo controlador da Qualix, o Socma. Ele diz ter elaborado o “dossiê” para atestar idoneidade moral e profissional dele. O advogado solicita a Wilson que denuncie a Qualix à Polícia Federal e ao Ministério Público em São Paulo por supostos crimes cometidos pela Socma. Com a “manobra”, Quirino quer se resguardar de possíveis problemas jurídicos e faz questão de se eximir da culpa pelas irregularidades detalhadas no documento.

   Entre as denúncias, o advogado sustenta que houve modificações societárias entre empresas do mesmo grupo econômico, com alterações importantes no balanço patrimonial da empresa. Segundo ele, isso “maquiou” os índices econômicos para dar a impressão aos acionistas de que os lucros eram maiores e “simular” que havia boa situação financeira. Com isso, a empresa estaria habilitada a participar das licitações. Quirino elenca também que houve considerável endividamento financeiro e fiscal da empresa sem aporte dos acionistas.

   Ao alegar inocência, ele pondera que jamais deu anuência no que, “em tese e a princípio”, no caso da Qualix, foi a simulação de empréstimos entre empresas do grupo para gerar índices financeiros “’maquiados" de forma a atender às condições de regularidade financeira exigidas em procedimentos licitatórios.

   Quirino também denuncia possível evasão de divisas pela diretoria grupo Socma, mediante transferência irregular de valores para a Argentina. Ele pede que os eventuais crimes contra o Sistema Financeiro sejam investigados pelo MP paulista.

   O advogado solicita também que seja investigado o fato da Socma ter como acionistas a Sideco do Brasil Ltda e a CSS Participações Ltda. A última, segundo ele, foi criada exclusivamente para firmar sociedades, comerciais e civis, mas não possui qualquer atividade operacional. “Não oferta serviços ou produtos”, revela.

   Ao final do relato, Quirino coloca-se à disposição para sanar dúvidas no possível inquérito policial a ser instaurado para investigar as irregularidades. Também pede a elucidação das eventuais repercussões criminais dos fatos levados ao conhecimento do MP.

    Outro lado

   Ao ser procurado pelo RDNews, o gerente da Qualix em Cuiabá, Ricardo Costa, confirmou que Quirino Ferreira atuou como diretor da empresa. Contudo, não soube dizer se a diretoria em São Paulo tem conhecimento das denúncias. A assessoria de imprensa também foi procurada, mas não retornou com um posicionamento do grupo.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Hélio | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 15h31
    0
    0

    Isso sim, tá na cara, para mim é mais uma manobra, não pagou a empresa e depois de tudo isso agora toma. Igualzinho a história do paraibá. O funcionário da prefeitura começou frequentar o buteco do paraiba e 7 dias depois pegou fiado 1 K de feijão dizendo que ia pagar 8 dias depois; Passou os dias e nada do funcionario pagar o paraiba que perguntando para um subordinado do devedor disse que ele estava passando pela rua da quadra abaixo; O paraibá pegou o seu parabelo pos na cintura e foi nessa tal rua esperar o funcionario da prefeitura que num dado momento topou de frente com seu fiador que lhe perguntou o por que ter mudado de caminho; O devedor disse que o caminho era mais perto e o paraiba cobrou o 1K de fijão que ja tinha passado do tempo. O devedor disse : esta aqui paraiba o dinheiro, saiba que o fejão não amolece é duro; O paraiba respondeu : não amolece por que foi fiado. A Qualix esta igualzinha o paraiba, é dificil receber da prefeitura e aproveito aqui permissão da RDN para cobrar o funcionário da prefeitura com a alcunha de Xinduca que me deve a 2 anos atras 500,00. O cara ve se me paga, então vou fazer que nem o paraiba, to te avisando, não brinca não, sua batata tá assando.

  • Caetano do Cpa | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h57
    0
    0

    Caetano do Cpa, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Jose Carlos | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h44
    0
    0

    Sera que este Sr que esta querendo ser governador não esta sabendo desta tramoia? Oque sera de MT, caso este CIDADAÕ, vier a ser eleito(impossivel isto acontecer) oque sera do nosso MATO GROSSO, esta provado sua desgovernabilidade como prefeito da Capital de sua incopetencia total, juntamente com todo sua cupula.

  • Cleber | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h42
    0
    0

    Fico preocupado com a situação, pois Cuiabá está muito esburacada, mal iluminada, cheira mal com a má coleta dos lixo que escorre pelas ruas, onde o xerume é intenso e fético. O prefeito de Cuiabá, ainda não acordou que Cuiabá precisa de ruas bem pavimentadas, iluminadas, limpas, etc. É uma pena, o problema vai ser repassado para o Galindo, mas o povo Cuiabano tem memória dos belos discursos do Sr. Wilson, promessa de campanha...

  • timoneiro | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h06
    0
    0

    FALA O QUE E ADMINISTRACAO DO PREFEITO WILSON SANTOS,SO SUJEIRA,LIXO E GENTE QUE NAO PRESTA NESSA ADMINISTRACAO,ESSE WILSON PINOQUIO PARA CONTINUAR NO PODER VENDE ATE A ALMA PARA O DIABO,DEUS NOS LIVRE!!!!!!!!!!!

  • Ronaldo Pacheco | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h47
    0
    0

    Caro Romilson; É provável que o prefeito Wilson Santos, com peso na consciência de tanto sacrificar a população de Cuiabá, agora, realmente, tenha serviços de limpeza urbana... Quando saiu vitorioso, pela primeira vez, em 2004, Santos prometeu que Cuabá seria a cidade mais limpa e iluminada do Brasil. Prometeu e não cumpriu. Cuiabá é uma das capitais com maior acumulo de sujeira do Brasil. E o contribuinte paga caro por um serviço que não funciona. Aliás, praticamente inexiste. Porém, como protestante, Santos sabe que se ele arrepender-se, sinceramente, e se consertar o erro, terá um lugar no "Reino de Deus". É como preconiza um velho adágio popular: antes tarde do que nunca...!

  • jonail da costa | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h41
    0
    0

    É do domínio público que, nos últimos anos, a Qualix vem sendo beneficiada pela administarção Wilson Santos.... Nos bares de Cuiabá, independente da classe social, a conversa é uma só: Wilson está pagando à Qualix a conta pela doação de recursos para a campanha eleitoral de 2008. Infelizmente, quem 'paga o pato' - de forma sofrida - é o povo de Cuiabá. E, o que é pior: além de pagar, não conta com os serviços de limpeza e coleta. Socorro, Ministério Público...! Socorro, Tribunal de Contas...!

  • R.SANTANA | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h23
    0
    0

    SÓ UMA PERGUNTA: ESSE SENHOR É CUNHADO DO JOSÉ ANTONIO ROSA???? LÁ TINHA UM DIRETOR QUE ERA O CUNHADO DO JOSÉ ANTONIO ROSA.SE FOR...EXPLICA AS DENUNCIAS.

  • mario | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h15
    0
    0

    mario, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Caetano do CPA | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 10h24
    0
    0

    Caetano do CPA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...

Estado paga os servidores nesta 6ª

mauro mendes 400 curtinha   Servidores do Estado recebem salário de fevereiro hoje, dentro do mês trabalho. É a sexta vez seguida que o governador Mauro Mendes consegue pagar a folha dos ativos, inativos e pensionistas antes da virada do mês, depois de promover reformas, redução da máquina e...

Sistema de saúde sob colapso em ROO

Em Rondonópolis, cidade-polo da região Sul, que abrange 17 municípios, não há mais leitos de UTI para socorrer pacientes em quadro grave de Covid-19. Todos os 30 do hospital Santa Casa estão ocupados, inclusive um leito de UTI reservado para atender outros casos, acabou destinado para paciente com o novo coronavírus. Há 10 leitos de UTI no Hospital Regional e todos também estão lotados. Várias pessoas em...

Deputado, Mesa da AL e incoerência

claudinei 400   Claudinei Lopes (foto), delegado de polícia que, na onda Bolsonaro, se elegeu deputado pelo PSL, em 2018, se mostra cada vez mais incoerente. É daqueles que gostam de levantar polêmicas e críticas, mas sem consistência. Ele se manifestou, por exemplo, contra a reeleição à Mesa...

Dilmar ensaia disputa para federal

dilmar dal bosco 400   Todos os deputados estaduais querem buscar a reeleição, com exceção de Dilmar Dal Bosco (foto), que está no terceiro mandato. Integrante da nova Mesa Diretora da Assembleia, como primeiro-vice-presidente, e líder do Governo Mauro, Dilmar não esconde o desejo de disputar cadeira...