Executivo
Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 08h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25
Ex-diretor denuncia manobras da Qualix para vencer licitações
Temendo ser acusado de participação numa série de possíveis irregularidades cometidas pela Qualix Serviços Ambientais, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, o advogado e ex-diretor da empresa, Quirino Ferreira, entregou um “dossiê” com supostas denúncias à empresa.
Nas 12 páginas do documento, entregue ao prefeito em 22 de janeiro, Quirino reproduz cópia dos protocolos de ações administrativas suspeitas do grupo controlador da Qualix, o Socma. Ele diz ter elaborado o “dossiê” para atestar idoneidade moral e profissional dele. O advogado solicita a Wilson que denuncie a Qualix à Polícia Federal e ao Ministério Público em São Paulo por supostos crimes cometidos pela Socma. Com a “manobra”, Quirino quer se resguardar de possíveis problemas jurídicos e faz questão de se eximir da culpa pelas irregularidades detalhadas no documento.
Entre as denúncias, o advogado sustenta que houve modificações societárias entre empresas do mesmo grupo econômico, com alterações importantes no balanço patrimonial da empresa. Segundo ele, isso “maquiou” os índices econômicos para dar a impressão aos acionistas de que os lucros eram maiores e “simular” que havia boa situação financeira. Com isso, a empresa estaria habilitada a participar das licitações. Quirino elenca também que houve considerável endividamento financeiro e fiscal da empresa sem aporte dos acionistas.
Ao alegar inocência, ele pondera que jamais deu anuência no que, “em tese e a princípio”, no caso da Qualix, foi a simulação de empréstimos entre empresas do grupo para gerar índices financeiros “’maquiados" de forma a atender às condições de regularidade financeira exigidas em procedimentos licitatórios.
Quirino também denuncia possível evasão de divisas pela diretoria grupo Socma, mediante transferência irregular de valores para a Argentina. Ele pede que os eventuais crimes contra o Sistema Financeiro sejam investigados pelo MP paulista.
O advogado solicita também que seja investigado o fato da Socma ter como acionistas a Sideco do Brasil Ltda e a CSS Participações Ltda. A última, segundo ele, foi criada exclusivamente para firmar sociedades, comerciais e civis, mas não possui qualquer atividade operacional. “Não oferta serviços ou produtos”, revela.
Ao final do relato, Quirino coloca-se à disposição para sanar dúvidas no possível inquérito policial a ser instaurado para investigar as irregularidades. Também pede a elucidação das eventuais repercussões criminais dos fatos levados ao conhecimento do MP.
Outro lado
Ao ser procurado pelo RDNews, o gerente da Qualix em Cuiabá, Ricardo Costa, confirmou que Quirino Ferreira atuou como diretor da empresa. Contudo, não soube dizer se a diretoria em São Paulo tem conhecimento das denúncias. A assessoria de imprensa também foi procurada, mas não retornou com um posicionamento do grupo.
Postar um novo comentário
Comentários (11)
-
Hélio | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 15h3100
Isso sim, tá na cara, para mim é mais uma manobra, não pagou a empresa e depois de tudo isso agora toma. Igualzinho a história do paraibá. O funcionário da prefeitura começou frequentar o buteco do paraiba e 7 dias depois pegou fiado 1 K de feijão dizendo que ia pagar 8 dias depois; Passou os dias e nada do funcionario pagar o paraiba que perguntando para um subordinado do devedor disse que ele estava passando pela rua da quadra abaixo; O paraibá pegou o seu parabelo pos na cintura e foi nessa tal rua esperar o funcionario da prefeitura que num dado momento topou de frente com seu fiador que lhe perguntou o por que ter mudado de caminho; O devedor disse que o caminho era mais perto e o paraiba cobrou o 1K de fijão que ja tinha passado do tempo. O devedor disse : esta aqui paraiba o dinheiro, saiba que o fejão não amolece é duro; O paraiba respondeu : não amolece por que foi fiado. A Qualix esta igualzinha o paraiba, é dificil receber da prefeitura e aproveito aqui permissão da RDN para cobrar o funcionário da prefeitura com a alcunha de Xinduca que me deve a 2 anos atras 500,00. O cara ve se me paga, então vou fazer que nem o paraiba, to te avisando, não brinca não, sua batata tá assando.
-
Caetano do Cpa | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h5700
Caetano do Cpa, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Jose Carlos | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h4400
Sera que este Sr que esta querendo ser governador não esta sabendo desta tramoia? Oque sera de MT, caso este CIDADAÕ, vier a ser eleito(impossivel isto acontecer) oque sera do nosso MATO GROSSO, esta provado sua desgovernabilidade como prefeito da Capital de sua incopetencia total, juntamente com todo sua cupula.
-
Cleber | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h4200
Fico preocupado com a situação, pois Cuiabá está muito esburacada, mal iluminada, cheira mal com a má coleta dos lixo que escorre pelas ruas, onde o xerume é intenso e fético. O prefeito de Cuiabá, ainda não acordou que Cuiabá precisa de ruas bem pavimentadas, iluminadas, limpas, etc. É uma pena, o problema vai ser repassado para o Galindo, mas o povo Cuiabano tem memória dos belos discursos do Sr. Wilson, promessa de campanha...
-
timoneiro | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 14h0600
FALA O QUE E ADMINISTRACAO DO PREFEITO WILSON SANTOS,SO SUJEIRA,LIXO E GENTE QUE NAO PRESTA NESSA ADMINISTRACAO,ESSE WILSON PINOQUIO PARA CONTINUAR NO PODER VENDE ATE A ALMA PARA O DIABO,DEUS NOS LIVRE!!!!!!!!!!!
-
Ronaldo Pacheco | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h4700
Caro Romilson; É provável que o prefeito Wilson Santos, com peso na consciência de tanto sacrificar a população de Cuiabá, agora, realmente, tenha serviços de limpeza urbana... Quando saiu vitorioso, pela primeira vez, em 2004, Santos prometeu que Cuabá seria a cidade mais limpa e iluminada do Brasil. Prometeu e não cumpriu. Cuiabá é uma das capitais com maior acumulo de sujeira do Brasil. E o contribuinte paga caro por um serviço que não funciona. Aliás, praticamente inexiste. Porém, como protestante, Santos sabe que se ele arrepender-se, sinceramente, e se consertar o erro, terá um lugar no "Reino de Deus". É como preconiza um velho adágio popular: antes tarde do que nunca...!
-
jonail da costa | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h4100
É do domínio público que, nos últimos anos, a Qualix vem sendo beneficiada pela administarção Wilson Santos.... Nos bares de Cuiabá, independente da classe social, a conversa é uma só: Wilson está pagando à Qualix a conta pela doação de recursos para a campanha eleitoral de 2008. Infelizmente, quem 'paga o pato' - de forma sofrida - é o povo de Cuiabá. E, o que é pior: além de pagar, não conta com os serviços de limpeza e coleta. Socorro, Ministério Público...! Socorro, Tribunal de Contas...!
-
R.SANTANA | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h2300
SÓ UMA PERGUNTA: ESSE SENHOR É CUNHADO DO JOSÉ ANTONIO ROSA???? LÁ TINHA UM DIRETOR QUE ERA O CUNHADO DO JOSÉ ANTONIO ROSA.SE FOR...EXPLICA AS DENUNCIAS.
-
mario | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 11h1500
mario, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Caetano do CPA | Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2010, 10h2400
Caetano do CPA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Executivo / EFEITO COVID
Prefeito adia home office para servidores do grupo de risco até final de maio - saiba
-
Executivo / Coronavírus
Estado notifica órgãos de controle sobre bloqueio 38 UTIs no PS de Cuiabá - veja
-
Executivo / MESA DIRETORA
Mauro recebe novo presidente da AL nesta quinta e previdência será um dos temas
-
Executivo / CALENDÁRIO
Governo adia de novo vencimento do IPVA e 1ª cobrança será só em julho - confira
-
Executivo / ATOLEIROS
Sem recurso para BR-158, Dnit espera por prioridade da União e da bancada de MT