Executivo

Domingo, 30 de Julho de 2017, 15h:29 | Atualizado: 30/07/2017, 15h:59

Luto

Ex-secretário de Segurança de Dante morre aos 75 anos em UTI de Goiânia


de Barra do Garças

Reprodução

Aldemar Guirra.jpg

 Ex-secretário Ademar Guirra

Morreu neste domingo (30), em Goiânia, o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, delegado aposentado Aldemar de Araújo Guirra, de 75 anos. Ele estava internado em uma UTI na Capital de Goiás para tratamento de um problema renal agravado pelo diabetes. Ele deixa esposa Maria Celeste Saad Guirra e três filhos, um homem e duas mulheres.

Aldemar Guirra foi por diversas vezes delegado regional e secretário de Segurança Pública de Mato Grosso em duas oportunidades na década de 1980, no governo Wilmar Peres (falecido) e depois no começo do primeiro mandato do ex-governador Dante de Oliveira (falecido). O delegado foi também vereador e presidente da Câmara de Barra do Garças e chegou a concorrer a prefeitura em 1982.

O ex-secretário vinha lutando há vários meses contra o diabetes e teve o quadro de saúde debilitado por uma crise renal que o obrigou a ser levado para Goiânia, onde estava internado nos últimos dias. Há uma semana, os rins paralisaram e Guirra tentava sobreviver na UTI. Neste domingo, foi comunicado o seu falecimento.

O corpo de Aldemar Guirra será velado no plenário da Câmara Municipal, onde se tornou conhecido por ter liderado o processo de cassação do ex-prefeito Paulo César Raye em 1992 e depois ter promovido no Congresso Nacional, a 1ª Feira da Corrupção do país, expondo documentos que fundamentaram a cassação de Raye por corrupção. Á época, Guirra se autodenominava "veneno contra rato", numa alusão a caça de políticos corruptos.

Governador lamenta morte

O governador Pedro Taques (PSDB) lamentou a morte do delegado aposentado, ex-vereador e ex-secretário Estadual de Segurança Pública Aldemar Araújo Guirra.

“Aldemar Guirra contribuiu de forma significativa para o crescimento e fortalecimento da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso. Que sua família receba as condolências em nome do Governo do Estado”, disse o governador.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Julio José de Campos | Domingo, 30 de Julho de 2017, 21h26
    1
    0

    Minhas condolencias a familia do Dr.Aldemar Guirra, de quem fui colega no Liceu Salesiano São Gonçalo e amigo pessoal. Homem atuante no Setor da Segurança Pública de Mato Grosso, tendo ocupado aquela pasta por duas vezes, e fez carreira como Delegado.Na politica foi atuante Vereador e Presidente da Camara Municipal de Barra do Garças. Que DEUS o receba no seu reino.

  • edvaldo ferreira maciel | Domingo, 30 de Julho de 2017, 20h55
    2
    0

    O Estado de Mato Grosso perde uma RESERVA MORAL.

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

Deputado, única causa e os interesses

xuxu 400 curtinha   Xuxu Dal Molin (foto), deputado pouco atuante e limitado a defender a bandeira do agronegócio, é mais um daqueles que demonstram, na prática, usar a política para beneficiar os seus. De familiares de agricultores, Xuxu bateu duro, se posicionando contra a proposta encaminhada pelo governador Mauro...

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.