Executivo
Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 14h:01 | Atualizado: 13/02/2015, 14h:03
Fávaro e representantes de empresa americana querem liberar hidrovia
Talita Ormond
Secom/MT

Vice-governador Fávaro com representantes da empresa americana InterBarge no Palácio Paiaguás
As discussões sobre a liberação da hidrovia Paraguai-Paraná retornaram à pauta do Palácio Paiaguás, em reunião realizada nesta quinta (12), entre o vice-governador Carlos Fávaro (PP), o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, e representantes da empresa americana InterBarge.
O grupo é considerado um dos maiores em frota marítima dos Estados Unidos (EUA) e segundo no mundo. Neste sentido, busca a ampliação da navegação nesta hidrovia entre Corumbá (MS) e Cáceres, por meio de parceria entre produtores e Governo, uma vez que já atua entre o município sul-mato-grossense e Rosário, na Argentina. “Essa hidrovia já está pronta, não podemos mais dispensar isso”, afirma Fávaro. O progressista também enaltece que a medida vai fomentar o desenvolvimento da região.
O vice-governador reconhece a precariedade da infraestrutura existente no Estado, especialmente voltada à malha rodoviária e, por isso, se compromete em estimular a logística em diferentes frentes. Estima-se que a redução de até 30% no custo do frete nas regiões Oeste, Sul e Sudeste do Estado, conforme estudo feito pelo Movimento Pró-Logística. “Somos os maiores produtores de soja, de algodão, girassol, maior rebanho bovino, de pescado em água doce, ainda assim, Mato Grosso é adormecido em sua potencialidade. O que inibe este desempenho é a precariedade da nossa infraestrutura. Então o que for compromisso do Governo nós iremos fazer”.
De acordo com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), esta hidrovia seria uma das que melhor apresenta condições de navegação no país, com 3,4 mil quilômetros de extensão entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Deste total, mais de um terço, cerca de 1,3 mil quilômetros, está em território brasileiro. Ao que consta, a Universidade Federal do Paraná realiza um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) a fim de averiguar as condições para construção de uma estação de transbordo no porto de Santo Antônio das Lendas, no município cacerense. (Com Assessoria)
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