Executivo

Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 15h:59 | Atualizado: 22/08/2019, 18h:50

CRÍTICA A EMANUEL

Fazer lambança é fácil, diz Mauro sobre rebaixamento da nota de Cuiabá com STN

Tchélo Figueiredo

Mauro Mendes

Mauro Mendes durante assinatura da lei do Susaf, que traz benefícios para a cadeia da agricultura familiar de MT

O governador Mauro Mendes (DEM) classificou com “lamentável” o rebaixamento da nota que mede a Capacidade de Pagamento (Capag) de Cuiabá de B para C pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).  Segundo o democrata, a situação deve dificultar o acesso a créditos, financiamentos e programas do governo federal.

Além disso, Mauro lembra que entregou a prefeitura para o sucessor Emanuel Pinheiro (MDB) com nota B junto ao STN e classificou a situação com “lambança”. Já o emedebista garante que o rebaixamento não afetará a prestação de serviços e os empréstimos internos feitos para obras estruturantes da Capital. Afirmou ainda que o Executivo espera recuperar a nota até 2020.

“Eu lamento. Entreguei a Prefeitura ao Emanuel Pinheiro com as contas em dia, fornecedores em dia, isso retratava uma nota. Lamentavelmente, o rebaixamento da nota traz consequências para a prefeitura nos próximos anos, porque mudar de patamar para baixo é fácil, fazer lambança é fácil”, declarou o governador.

Como exemplo das dificuldades, Mauro usa o Governo do Estado. Isso porque Mato Grosso é nota C junto ao STN e enfrenta dificuldades para obter financiamentos.

“A dificuldade que Mato Grosso está passando para aprovar um financiamento,  que é muito bom para o Estado, junto ao Banco Mundial para pagar o empréstimo com o Bank of America, é motivada pela nota C que nós temos nesse momento. Cuiabá passou a fazer parte de um rol de capitais brasileiras com nota ruim e isso é muito lamentável. Emanuel Pinheiro recebeu a Prefeitura com nota B”, completou.

Justificativa

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que o rebaixamento não afeta os projetos em andamento. Lembra ainda que o Comitê de Ajuste Fiscal trabalha pela recuperação da nota B e até subir para A. “Essa avaliação não interfere no planejamento e cronograma das entregas, na prestação de serviços e nem nos empréstimos internos para obras estruturantes da Capital, como o programa de asfaltamento em dezenas de bairros, e os viadutos e o Contorno Leste”.

“Em julho de 2019 foi criado o Comitê de Ajuste Fiscal para manter a saúde financeira do Município, com capacidade de financiamento até o fim da gestão. Assim, consequentemente, fará com que Cuiabá se enquadre novamente na nota B ou até mesmo chegar à nota A em 2020”, acrescenta.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Cuibania | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 21h17
    4
    0

    Esse sujeito não tem moral para criticar ninguém, se não me falha a memória a bimetal estava em recuperação judicial. Vc é um verdadeiro demagogo.

  • Paulo | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 18h20
    5
    0

    pensa num senhor papudo

  • Leandro | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 17h47
    6
    0

    Mauro é apaixonado no Emanuel kkkkkkk

Matéria(s) relacionada(s):

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

Pivetta vai despachar em 2 gabinetes

otaviano pivetta 400 curtinha   O governador em exercício a partir desta quinta, empresário Otaviano Pivetta (foto), vai dividir o tempo no Palácio Paiaguás pelos próximos oito dias despachando em dois gabinetes. Ora sentará na cadeira do titular Mauro Mendes, que viajou numa comitiva para a Bolívia,...

Lei reconhece pacu como prato de VG

dilmar curtinha   O governador Mauro Mendes sancionou,  na última terça (17), a lei 10.944/2019, de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (foto), que reconhece o Pacu como prato típico da culinária de Várzea Grande. Antes mesmo de o parlamentar legislar sobre o tema, os várzea-grandenses já...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.