Executivo

Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 15h:59 | Atualizado: 22/08/2019, 18h:50

CRÍTICA A EMANUEL

Fazer lambança é fácil, diz Mauro sobre rebaixamento da nota de Cuiabá com STN

Tchélo Figueiredo

Mauro Mendes

Mauro Mendes durante assinatura da lei do Susaf, que traz benefícios para a cadeia da agricultura familiar de MT

O governador Mauro Mendes (DEM) classificou com “lamentável” o rebaixamento da nota que mede a Capacidade de Pagamento (Capag) de Cuiabá de B para C pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).  Segundo o democrata, a situação deve dificultar o acesso a créditos, financiamentos e programas do governo federal.

Além disso, Mauro lembra que entregou a prefeitura para o sucessor Emanuel Pinheiro (MDB) com nota B junto ao STN e classificou a situação com “lambança”. Já o emedebista garante que o rebaixamento não afetará a prestação de serviços e os empréstimos internos feitos para obras estruturantes da Capital. Afirmou ainda que o Executivo espera recuperar a nota até 2020.

“Eu lamento. Entreguei a Prefeitura ao Emanuel Pinheiro com as contas em dia, fornecedores em dia, isso retratava uma nota. Lamentavelmente, o rebaixamento da nota traz consequências para a prefeitura nos próximos anos, porque mudar de patamar para baixo é fácil, fazer lambança é fácil”, declarou o governador.

Como exemplo das dificuldades, Mauro usa o Governo do Estado. Isso porque Mato Grosso é nota C junto ao STN e enfrenta dificuldades para obter financiamentos.

“A dificuldade que Mato Grosso está passando para aprovar um financiamento,  que é muito bom para o Estado, junto ao Banco Mundial para pagar o empréstimo com o Bank of America, é motivada pela nota C que nós temos nesse momento. Cuiabá passou a fazer parte de um rol de capitais brasileiras com nota ruim e isso é muito lamentável. Emanuel Pinheiro recebeu a Prefeitura com nota B”, completou.

Justificativa

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que o rebaixamento não afeta os projetos em andamento. Lembra ainda que o Comitê de Ajuste Fiscal trabalha pela recuperação da nota B e até subir para A. “Essa avaliação não interfere no planejamento e cronograma das entregas, na prestação de serviços e nem nos empréstimos internos para obras estruturantes da Capital, como o programa de asfaltamento em dezenas de bairros, e os viadutos e o Contorno Leste”.

“Em julho de 2019 foi criado o Comitê de Ajuste Fiscal para manter a saúde financeira do Município, com capacidade de financiamento até o fim da gestão. Assim, consequentemente, fará com que Cuiabá se enquadre novamente na nota B ou até mesmo chegar à nota A em 2020”, acrescenta.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Cuibania | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 21h17
    4
    0

    Esse sujeito não tem moral para criticar ninguém, se não me falha a memória a bimetal estava em recuperação judicial. Vc é um verdadeiro demagogo.

  • Paulo | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 18h20
    5
    0

    pensa num senhor papudo

  • Leandro | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 17h47
    6
    0

    Mauro é apaixonado no Emanuel kkkkkkk

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.