Executivo

Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 10h:39 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

LUCAS DO RIO VERDE

Ferrovia só deve sair do papel após recursos do PAC II

   Enviada Especial a Lucas do Rio Verde

Luiz Antônio Pagot fala sobre a Ferrovia Centro-Oeste   O diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, apresentou em Lucas do Rio Verde (a 350 km de Cuiabá) o traçado da Ferrovia Integração Centro-Oeste para mais de 500 pessoas, entre representantes de municípios do Médio-Norte, produtores de grãos, políticos e membros do staff estadual.

   Pagot revelou que os recursos para a obra ainda precisam ser levantados junto ao Programa de Aceleração de Crescimento de Cuiabá – PAC II. Segundo ele, o governo federal se reunirá até o fim do mês com o Dnit e os ministros para analisar quais os recursos a serem disponibilizados para a segunda etapa do programa. Para o PAC II ainda não há previsão de recursos, se sabe apenas que obras ferroviárias e hidroviárias devem ser priorizadas. Também devem entrar obras que foram paralisadas na primeira etapa.

   Pagot afirmou em entrevista pouco antes da apresentação, se os recursos necessários forem liberados ainda este ano ou início do próximo, a Ferrovia Centro-Oeste, primeira parte do projeto gigantesco denominado Ferrovia Transcontinental (EF-354), será concluída em 2014. “Os ministros estão em fase de realizar a análise do projeto. Assim que tiver uma posição sobre isso divulgaremos”, disse Luiz Pagot. Ele considera que a ferrovia "é sim um projeto palpável e que o governo federal não vai medir esforços para concluir a obra". 

   Projeto

   Entre Uruaçu e Lucas do Rio Verde,  a ferrovia terá a extensão de pouco mais de mil quilômetros. Até o ano de sua conclusão, a previsão é de se investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Vilhena (RO), com 598 quilômetros, devem ser investidos R$ 2,3 bilhões.

   O projeto ainda se encontra em fase de estudos e de liberação das licenças como o EIA/RIMA. Sua execução ficará sob a responsabilidade da Valec, uma empresa pública. Segundo o presidente da empresa, José Francisco das Neves, as obras devem começar no próximo ano. “A Ferrovia de Integração Centro-Oeste dará novo impulso para o desenvolvimento de Mato Grosso e Rondônia e para o Sul dos Estados do Pará e Amazonas, principalmente com a produção de grãos, açúcar, álcool e carne. Os custos no transporte de cargas será reduzido e também melhorará o trafego. A região deve atrair grandes projetos e investimentos da iniciativa privada e, assim, gerar empregos e renda”, entusiasma Pagot. Além do governador BLairo Maggi (PR), do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), estiveram presentes os deputados federais Carlos Abicalil (PT), Eliene Lima (PP), Valtenir Pereira (PSB), Homero Pereira (PR), a senadora Serys Marly (PT) e o prefeito de Sinop Juarez Costa (PMDB).

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Comentários (5)

  • julio cezar | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 09h08
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    se Silval e Blairo não afastar imediatamente Bezerra e Pagot, das próximas eleições eles dois serão atamente penalisados. Esses dois são antipático o gozam da ojeriza do povo de mato grosso. Quanto mais estes dois dinossauros dão entrevistas citando os nomes de Silval e Maggi, Mauro Mendes e Pedro Taques sobem nas pesquisas. Abram os olhos candidatos

  • josé | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 20h44
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    quero viver uns 200 anos para ver essa tal de ferrovia.

  • Germano Souza Cruz | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 15h57
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    O comentário de Silvia já diz quase tudo. Eu somo ao comentário dela que esse tal P.A.C foi inventado justamente para TRAVAR as administrações estaduais e colocar o PT e o Lula como vítimas na história, pois criaram esse programa e não destinaram ao mesmo o dinheiro necessário para sua consecução e ficam colocando culpa nos governos estaduais. Tenho que admitir que esse "plano politico" foi uma jogada de mestre do PT, pois aos menos avisados (idiotas) fica parecendo que são os governos estaduais que estão inertes, quando na verdade o que ocorre é a total falta de verbas por parte do (des)Governo Federal.

  • Jacyara | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 15h42
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    Acho fantastico a criatividade de Dr.Pagot, consegue montar um espetaculo com o nome de DILMINHA e a mesma, DILMINHA, resolve acompanhar o pesidente em outro acontecimento. Vejamos: Dr.Pagot não consegui terminar (TERMINAR) o recapeamento, ATÉ AGORA, dos trechos propostos de Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Nova Mutum e Lucas de Rio verde; não consegui ampliar as obras da Cuiabá - Santarem; montou um espetaculo para mostrar que o sonho dele, Dr.pagot, era a constução da estrada de São Vicente em CONCRETO, apropriação do projeto antigo e ampliado de DANTE: frente da Fabrica Antartica e Primavera do Leste à Paranatinga, Logo: não consegue explicaro atraso grande e imperdoavel na execução da obra. Prometeu aos quatros cantos que traria os trilhos da ferro sul, pelo menos, até Rondonopolis, N A D A

  • silvia | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 12h11
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    Deixa eu entender....a ministra Dilma viria até o MT pra inaugurar uma ferrovia que nãoexiste, aliás, que não existe nem recurso ainda? pq esse PAC esta um fracasso no pais todo, imagina então o PAC 2.... e o PAGOT se submete a um papelão desses? Isso é fraude, e o Lula ainda tem a audácia de criticar o Serra por inaugurações em maquete. PAlhaçada.....meu povo abram os olhos, isso é pura politicagem, se a Dilma esta querendo fazer isso antes de sua (im)possivel eleição imagina depois....que decepção!

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