Executivo

Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 10h:14 | Atualizado: 21/09/2020, 10h:24

catástrofe em mt

Governador vê exagero na divulgação de fotos de animais queimados no Pantanal

Mayke Toscano

Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes ao lado do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), durante coletia para anunciar recursos da União

Minhoqueiros voltam a ser considerados pelo governador Mauro Mendes (DEM) um dos causadores dos incêndios que já destruíram 1,2 milhão de hectares do Pantanal. Mauro reconhece a grande proporção do fogo, mas volta a minimizar os danos e vê exagero na divulgação de animais queimados. Para ele, as queimadas em fazendas são “tradição” sulista e acontecem em outros estados. Segundo o Inpe, é o pior período de incêndios na região dos últimos 22 anos e já foram destruídos 35% da vegetação e 20% dos mamíferos foram atingidos.

Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta segunda (21), o governador comentou sobre o assunto. “Não é a primeira vez que queima o Pantanal, isso acontece há décadas. Porque, como você diz, no Rio Grande do Sul tem essa tradição de fazer queimada para recuperar pastagem. Esta tradição existe em MT e, em muitas regiões do Brasil, embora seja uma técnica cada vez menos em uso”.

Mauro acredita que o estado fez o possível, mas as condições climáticas agravaram a situação. Afirma que o governo possui tecnologia que permite “detectar com muita precisão” se o incêndio foi iniciado por um acidente ou não e diz que o maior incêndio registrado foi por um acidente na linha elétrica.

“Pode ser acidental ou um caçador de minhoca que vai na beira do rio e, para poder facilitar, ele tira a minhoca e coloca fogo na propriedade. Não a dele, às vezes de uma outra pessoa”

Ano passado o fogo na Amazônia também foi manchete nos jornais internacionais e gerou comoção. Em 2019, foram 1.678 focos de incêndio na Amazônia de MT e 2.445 em 2020. Já no Pantanal foram 1.146 em 2019 e, neste ano, foram 2.694. “Ano passado tivemos foco na Amazônia e este ano está muito mais controlado. Tanto que a grande notícia é o Pantanal que ano passado praticamente não queimou nada”.

Animais queimados

A divulgação de corpos de animais queimados foi criticada pelo governador que comparou a situação com outros países. “Essas imagens que todos nós vimos é que hoje em dia essa rede social é muito interessante. O cara pega 2, 3, 4 fotos. Já pensou quando queimou lá na Europa se pegasse alguns corpos queimados e ficasse esparramando isso pelo mundo inteiro. É grande comoção. Esses fatos não foram tão sistemáticos e grandes como os incêndios”.

O Pantanal vive o seu pior ano em termos de queimadas desde 1998 quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) iniciou o monitoramento. Os dados apontam que já foram queimados 1,2 milhão de hectares em MT e 3 milhões de hectares em todo o Pantanal.

Um levantamento feito por entidades que estão atuando na região e por pesquisadores da UFMT, estima que já foram destruídos pelo fogo entre 30% e 35% das espécies de flora e cerca de 20% de mamíferos foram atingidos pelos atuais incêndios, com base em levantamentos anteriores.

Retardante

Mauro ainda anunciou a compra de um produto químico que pretende jogar sobre o Pantanal para retardar o avanço do fogo. Não é a primeira vez que o governo anuncia a medida, mas não foi divulgado ainda qual o produto usado e quais os impactos que podem trazer.

A assessoria do governo chegou a divulgar nota onde fala que será usada “substância que já foi testada pelo Corpo de Bombeiros e aprovada pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente”.

“Nesse momento, reforçamos as equipes, mais aviões estão sendo usados para combater os incêndios, dispersão de água, compramos retardante. Melhorou bem a situação. Já houve regiões com chuvas o que diminui bem o efeito e, em alguns casos consegue controlar o incêndio”.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Geraldo Novais | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 19h42
    6
    0

    De fato ele merece aplausos pela sua leseira, sua inércia. O pantanal pegando fogo e ele botango fogo na vida alheia. Nao governa, é só mais um baba ovo. Só agora pede ajuda da Força Nacional, aviões, helicópteros, um pouco tarde.

  • Pexoto | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 16h20
    15
    0

    Este governador se tivesse vergonha na cara pedia para sair porque nada fez em defesa do pantanal.

  • Rafael | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 16h14
    18
    0

    Vc Mauro Mendes, não moveu uma palha se quer no início da catástrofe no pantanal... Agora vem querer culpar alguém, isso não importa no momento quem foi, o que importa era dar início ao combate...

  • Pereira | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 12h00
    26
    1

    será que que o MM quer palmas pelas suas ações no combate aos incêndios??

  • xomano | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 11h28
    26
    1

    Agora que esta acabando e queimou tudo praticamente o que ira adiantar?????teria que ser visto isso em junho, no máximo em julho.

  • joaoderondonopolis | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 10h54
    27
    1

    Aviões agora? depois que queimaram milhões de hectares e milhares de animais mortos?.

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...