Executivo

Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 14h:08 | Atualizado: 09/07/2020, 18h:44

APOSTA EM MT

Governo compra 500 mil testes e aposta em "kit covid" para reduzir fila por UTIs

As compras de 50 respiradores e 500 mil testes rápidos são apostas do governador Mauro Mendes (DEM) para enfrentar o que considera ser o pico do número de casos de Covid-19 no Estado. Ele ainda acredita que o uso de medicamentos no início da doença, o "kit Covid", pode evitar o agravamento dos casos. Ele revela entretanto ter dificuldade na compra dos remédios.

“Vamos abrir 50 UTIs, algumas no interior, o maior problema tem sido contratar profissionais médicos, mesmo pagando R$ 1,8 mil para cada plantão de 12 horas”, disse em entrevista ao jornalista Datena na Rádio Bandeirantes nessa quinta (9).

Mauro anunciou a compra de 500 mil testes rápidos de fabricantes chineses e lamentou não encontrar medicamentos disponíveis no país, pois estariam faltando insumos na fabricação, que também viriam parte da China, parte da Índia.

Sobre o crescimento de casos no Estado, o governador disse que, segundo estudos epidemiológicos, o pico começou há duas semanas. “Estamos estabilizando, mas temos números altos de transmissão, a população está estressada e não quer fazer o isolamento. Vemos que prefeito está decretando, governo solta duas vezes por semana a classificação de risco com recomendações severas, mas a população não quer fazer”.

Aquela recomendação de ficar em casa e tomar dipirona, lá do início, eu peço, pelo amor de Deus, que não façam isso

Mauro Mendes

Agora, Mauro defende que a população deve procurar atendimento médico logo que apresentar os primeiros sintomas. A postura é diferente do protocolo adotado no início da crise, quando o governador afirmou que não faria testes em massa e recomendava às pessoas não procurarem hospitais e postos de saúde com sintomas leves.

“Aquela recomendação de ficar em casa e tomar dipirona, lá do início, eu peço, pelo amor de Deus, que não façam isso. Procure um médico, tome os medicamentos no início que está salvando milhares de vidas”.

O governador, que se curou da Covid-19, foi o 7º chefe de Executivo de estado a ser infectado. E, questionado se teria tomado cloroquina, Mauro desconversou.

“A cloroquina é muito polêmica, mas tem muita gente tomando a ivermectina, azitromicina, vitamina D e se tiver inflamação no pulmão já entra com outro protocolo que os médicos recomendam. Tem um corticoide, a dexametazona que tem sido usado. Estou contando o que tomei, mas são médicos que tem que recomendar”.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Trajano | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 08h36
    4
    1

    Este Gov é devagar na gestão da coisa pública, ficou enrolando, desdenhando a Covid e não quis pensar no hospital de campanha, agora está desesperado; isso chama-se incompetência; típico dos empresários qdo o assunto é o SOCIAL.

  • Fernando | Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 18h10
    5
    1

    So se for pra sua casa depois que o povo ja morreu e vc ja sangrou is aposentados e pensionista e demais servidores com sua aliquota de 14% o q mais nos queremos. Peça pra cagar e sai.o povo tem que ver que essas atitude tanto do governo como dos municipios é por causa das eleiçoes; e povo que se foda.

  • Eleitor | Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 14h48
    7
    0

    Governador de menos entrevista e aga mais porque há vários dias eu ouvi o senhor dizer isto que iria distribuir kit de testes!E, desde de quando apenas testar diminui gente na UTI? O que vai diminuir é testar isolar e tratar o doente ai ele não vai chegar ao hospital morrendo.

  • Mário | Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 14h45
    11
    1

    Corticoide, dexametasona, são remédios para segunda fase da doença. Engraçado que toda autoridade fala de cloroquina, ivermectina, como se tivessem tomado isso em casa e ficado no sofá. Não fala que tem médico exclusivo, tomógrafos e laboratórios à disposição. Pobre morre sem conseguir fazer uma tomografia. É um raio x na UPA e olha lá. Kit vai ser pão e circo. Vamos todos tomar ivermectina, mas se o verme morrer, mas vírus continuar vivo, quero atendimento médico e ambulatorial decente senhores governador e prefeito. Nem mesmo os defensores do kit atestam que ele funcione 100%. Chutam, sem base cientifica, redução de no máximo 2/3 de internação em UTI. Outra desonestidade intelectual e citar que Manus e Belém são casos de sucesso do kit. Lá foram os primeiros lugares que o vírus chegou e já cumpriu o seu ciclo, como sempre ocorreu na história da humanidade.

Licença da PRF para disputar eleição

Arthur Nogueira_400_curtinha   As eleições municipais e ao Senado continuam inflacionando o número de pré-candidatos. O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (foto), anunciou que se afastou das atividades policiais para colocar o seu nome à disposição da Rede para concorrer a vaga da senadora...

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

Vereadora cacerense vira opção à vice

valdeniria 400 curtinha caceres   Em Cáceres, a vereadora de cinco mandatos Valdeniria Dutra Ferreira (foto), do PSC, está sendo cortejada pelos principais pré-candidatos a prefeito. Todos querem-na de vice da chapa. Até Paulo Donizete, que entrou na disputa majoritária apoiado pelo prefeito Francis Maris, passou...

Selma deve mesmo deixar o Podemos

selma arruda 400 curtinha   Para evitar um novo pedido de expulsão do Podemos, Selma Arruda dá sinais de que deixará o partido nos próximos dias. A ex-senadora, que preside o Podemos de Cuiabá, foi "convidada" a deixar a sigla após demonstrar resistência em apoiar a pré-candidatura do deputado...

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.