Executivo

Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 15h:41 | Atualizado: 01/07/2020, 16h:25

Governo tem garantia de remédios para UTIs e atenção para os indígenas de MT

Divulgação

capa Mauro Pazuello

Governador Mauro Mendes  e deputado federal Neri Geller, após reunião com ministro Eduardo Pazullo, afirma que Mato Grosso receberá os medicamentos

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, garantiu o de todos os medicamentos necessários para os pacientes com Covid-19 que estão nas UTIs em Mato Grosso. Inclusive, uma    leva emergencial já foi enviada para o Estado.

Na última sexta (26), O  Conselho Nacional de Secretários de Saúde  infirmou que Mato Grosso registrava a falta de pelo menos 13 medicamentos essenciais para pacientes internados em UTIS, sendo o estudo também apontou a  ausência dos remédios em hospitais de referência de 21 estados além do Distrito Federal. Entretanto,  a Secretaria de Estado e Saúde (SES) afirmou em nota nesta que o abastecimento está normal e com estoque para as próximas semanas.

Além de Mauro e Pazuello, a reunião   contou com o presidente da Funasa, coronel Giovanne Silva, co,  deputado federal Neri Geller (PP) – coordenador da bancada de MT no Congresso Nacional -  e com a secretária executiva SES, Danielle Carmona Bertucini. O encontro foi no Ministério da Saúde, em Brasília, na manhã desta quarta (1º).

Segundo Mauro, na reunião também foram alinhados protocolos para reforçar o atendimento na atenção básica. Neste caso, a gestão é responsabilidade das prefeituras.

 “O Governo do Estado vai adquirir medicamentos e distribuir às UPAs e policlínicas para que os médicos possam receitar e a população ter acesso ao remédio já no início dos sintomas, evitando que as pessoas cheguem aos hospitais já em estado grave”, disse Mauro em vídeo postado nas redes sociais, se referindo ao chamado Kit Covid  -assista.

Conforme o governador, a preocupação em relação à saúde indígena no que tange ao novo coronavírus também entrou em pauta.  Mauro afirmou que “ uma solução deve ser apresentada já nos próximos dias”.

Somente entre a etnia Xavante, cinco indígenas morreram com suspeita de Covid-19 em 24 horas. A situação levou a própria ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, declarar que teme um “genocídio indígena” no Araguaia e pedir providências urgentes ao Governo Federal.

O ministro da Saúde garantiu "100% de apoio" para todas as necessidades de Mato Grosso no combate à covid-19, inclusive o envio dos medicamentos fundamentais para os pacientes em UTIs.

"O senhor vai ter uma ação imediata onde precisar. Posso lhe afiançar que não vamos deixar as pessoas morrerem sem remédio. Vamos ajudar 100% em tudo o que for necessário. Não vejo nenhuma chance de não ganhar essa guerra. Temos todos os meios de apoiar", afirmou o general Pazuello.

Para o deputado Neri Geller, a reunião foi muito positiva e terá efeito prático já de imediato.

"O governador colocou as principais deficiências do Estado de Mato Grosso em função do crescimento da pandemia e a necessidade de receber medicamentos, para que a sociedade mato-grossense tenha acesso. O ministro foi muito receptivo e deu boas sinalizações de resolução a isso e também à questão da saúde indígena, principalmente na região de Barra do Garças e Água Boa, que tem um problema mais sério hoje sobre isso. Saio daqui muito satisfeito pois o governador foi muito reto nas cobranças e o ministro deu encaminhamentos práticos", concluiu. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MDB fechado com Pivetta à senatória

joao jose 400 curtinha   O médico e deputado estadual João José (foto), do MDB, disse nesta segunda, em entrevista às jornalistas Lídice Lannes e Andhressa Barboza, em live do RDTV, tv web do portal Rdnews, que o seu partido está fechado no apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao Senado, na...

Pátio punido por não licitar transporte

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (foto) vai concluir o mandato sem conseguir realizar a licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, vencido desde março de 2014. Por essa irregularidade na concessão, já que a Cidade de Pedra, empresa que explora o...

Anelise só vai com respaldo de MM

anelise silva 400 curtinha   Filiada ao DEM, Anelise Silva (foto) deve desistir da disputa à Prefeitura de Cáceres, a não ser que o governador Mauro Mendes, com quem ela pretende conversar nos próximos dias, declare apoio irrestrito a sua candidatura. Nos bastidores, Mauro não dá sinais de que...

Deputados "adotam" pré-candidatos

franklin 400 curtinha   Deputados estaduais se transformaram em padrinhos políticos de quatro pré-candidatos a prefeito de Santo Antonio de Leverger. Considerado o nome mais forte eleitoralmente, o ex-vereador por três mandatos e derrotado ao Executivo em 2016, Franklin Silva (foto), do PSDB e sobrinho do ex-prefeito Edu, entrou...

Candidato da Reitoria sob desgaste

julio cesar 400 curtinha   O professor Júlio Cesar (foto), um dos dois candidatos a reitor, tem apoio carimbado do grupo que comanda a instituição há cerca de 20 anos - desde a Escola Técnica, passando pelo CEFET, até o IFMT. Mas, nas viagens e reuniões em busca de voto, e numa tentativa de evitar o...

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.