Executivo
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 15h:09 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Lei que restinge tráfego de caminhões já gera polêmica
A partir desta segunda (18) os motoristas de caminhões de carga, operação de carga e descarga vão ter que se adaptar à nova lei que regulamenta a circulação destes veículos na Capital. A normativa vai ser sancionada pelo prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) no final da tarde. Assim, ficará proibido na zona da área central da cidade a circulação de veículos automotores com Peso Bruto Total (PTB) entre 4 e 16 toneladas, com ou sem carga, das 6h às 20h, nos dias úteis e
nos sábados das 6h às 14h.
A lei também proíbe a circulação de veículos automotores com PBT acima de 16 toneladas, em qualquer dia e horário. Será permitida a circulação de veículos com PBT até 16 toneladas das 20 às seis horas nos dias úteis e nos sábados a partir das 14 horas. O objetivo da lei é melhorar a trafegabilidade dentro da Capital, já que o grande número de caminhões contribuem para que sejam formados engarrafamentos.
“Essa lei vai gerar organização, pois vai melhorar o fluxo de veículos na área central de Cuiabá, mas estamos criando alternativas para não prejudicar os setores empresariais envolvidos”, garante o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Alves. Nem tudo são flores. O projeto deve enfrentar resistência do setor e vai ser alvo de muitas reclamações porque prevê punições a todos que desrespeitarem a normativa. Além dos caminhões, vão ser restringidos o tráfego de patrolas, carregadeiras, dentre outros veículos de grande porte.
Pela tabela de taxas apresentada por Edivá, os caminhões de socorro, por exemplo, pagarão uma contribuição de R$ 200. Anualmente, a arrecadação deve ser de R$ 3 mil. Já veículos de obras que prestam serviços emergenciais pagarão uma taxa de R$ 25, que renderá R$ 3,6 mil aos cofres públicos. Caminhões de concretagem pagarão R$ 200 e o Palácio Alencastro espera arrecadar R$ 4,8 mil. O prefeito argumenta que a ação busca preparar Cuiabá para a Copa de 2014. “Essas ações são necessárias, pois o crescimento da cidade exige maior organização e regras específicas para facilitar a vida da população”.
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Comentários (15)
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João Moessa | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 20h4000
Se o problema de engarrafamento eram os caminhões então por que não os proibiu de circular a mais tempo? Sempre vejo engarrafamento e particularmente não acho que sejam os caminhões os responsáveis. Se os engarrafamento são (OU ERAM) devidos ao fluxo de caminhões na área central da Capital, ENTÃO NOSSOS PROBLEMAS ACABARAM!!!!!
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saldanha | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 20h0000
Hummm,...o ônus vai sobrar para o bolso do contribuintes. Os ilumindos do PSDB não fazem nada sem penalizar o cidadão. Hoje são caminhões pesados, amanhã, carros, depois, motos, bicicleta, e pedestres. Para quem vende rua, pode esperar de tudo.
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Renata | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 14h4600
Uma unica duvia, os motoristas terão de trabalhar de madrugada, onde fica a legislação trabalhista, quando eles chegarem para descarregar, vão encontrar os funcionarios do comercio e mercadistas esperando, então ai vai se criar no comercio um novo turno após as 20:00 até as 06:00, legal empresarios ou vão ter que pagar horas extras que a legislação não permite exceder 2 horas diarias, então vai ser muito dificil, o certo mesmo acho adequar a malha viaria de cuiaba, alargando avenida melhorar a sinalização, criar uma faixa exclusiva para onibus, criar passarelas para pedrestre decentes porque as que existem na Av Fernando Correa da medo, sem segurança nenhuma, e assim por diante ia me esquecendo quando vier os caminhoes para tirar os entulhos das obras da COPA o que o prefeito vai fazer, as construtoras vão ter que trabalhar de madrugada, porque são pesados os equipamentos e os caminhoes carregados
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Carlos Roberto de Aguiar | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 14h2800
Uma pergunta; Como fica o Atacadão no Porto, pois lá continua cheio de carretas.
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carlos | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 10h4700
deu pra ver o contorno do motel ali na miguel sutil fizeram uma bola gastaram e nao resolveram o problema o secretario acha que sabe e o prefeito que so conversa acha bonitinho e assinaso faltava essa agora vai dizer que assinou sem ler
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bicudo | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 10h4100
vou te fallar, vamos trabalhar secretario e prefeito, vai passear em uberlandia \\mg, |Mariga PR, Joenvile SC, fica por 2 anos e aprende, a administrar, sou cuiabana mas as vezes me envergonha dessa falta de investimento, cade viadutos ampliaçao de vias so taxar e conversar é facil
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Jean M. Van Den Haute | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 10h4100
Prevalece a Lei Estadual Complementar n° 359/09, a Lei da Região Metropolitana, vigente desde maio 2009, desconhecida e não considerada. Portanto, ontem foi divulgada mais uma "LEI ILEGAL" oriunda da falta de competência e da falta de entendimento entre Blairo Maggi e Wilson Santos.
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ELCIO | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 10h2800
Quem conhece cidade como Maringa-PR, Joenvile-SC, Uberlandia-MG entre outras que sao organizadas e tem politicos de atitude. vive em cuiaba, com politicos que nao conhecem e so falam abobrinha. Em uma cidade tao acolhedora como cuiaba merece melhores politicos e governantes
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ROBERTO GONÇALVES | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 10h2200
O QUE DEMOSNTRA O PODER DO NOSSO SECRETARIO E PREFEITO, QUE O NEGOCIO É ARRECADAR TAXAR E NAO ORGANIZAR FAZER AMPLIAÇAO DE VIAS, VIADUTOS NEM FALA E NEGOCIO É O VALOR DA TAXA É PAIS DE POLITICOS E SEM ATITUDE, ESSE PREFEITO É BOM PRA LUDIBRIAR
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Paula Tejano | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 09h0300
Tinha é que arrumar uma solução para os onibus que trafegam no centro, isso sim é que atrapalha o transito, mas estes incompetentes não veem isso. Cuiabá vai ser a maior vergonha de todas as cidades que vão receber jogos da copa.
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