Executivo

Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2014, 17h:18 | Atualizado: 20/01/2014, 20h:30

Mães não podem vacinar filhos

Mães não conseguem vacinar os filhos e dizem que PSFs também estão fechados

Camila Cervantes

hospital vg varzea grande vacina fila.jpg

Policlínica de VG em caos e com filas para aplicar vacina em crianças

Mesmo em período de pré-campanha, a secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Jacqueline Guimarães (PMDB), que deve concorrer a vaga de deputada federal este ano, “abandonou” a saúde pública do município. Há duas semanas, quem tenta vacinar os filhos não consegue. Cerca de 20 pais que procuraram a Policlínica Moacir D Lannes, no bairro Jardim Glória, nesta segunda (20), precisaram de paciência. Enquanto isso a titular da pasta segue de férias até dia 30.

Ao RDNews, ela disse que não tem conhecimento do ocorrido por estar de fora da atividade, mas garante que vai se inteirar do assunto e tomar as medidas necessárias. 

Uma técnica em vacinação da unidade decidiu, por conta própria, limitar o número de atendimento diário. Apesar de a população ter ido para a unidade no período da manhã, só às 13h30 que 15 fichas foram distribuídas. Não há, todavia, garatia de que o atendimento será feito no período da tarde.

Quem procura PSFs em Várzea Grande também não consegue ser atendido. De acordo com os pacientes, os postos estão em reforma e os cidadãos são encaminhados para a Policlínica do Jardim Glória. Kelly da Silva, de 28 anos, mãe de um menino de 9 meses, diz que há mais de uma semana tenta vacinar o filho. Ela mora no bairro José Carlos Magalhães e o PSF mais próximo da sua casa fica no bairro Mapim, mas ele está em reforma.

“Na sexta (17) me mandaram vir para a Policlínica, tive que pegar ônibus, pois moro longe, e não consigo ser atendida. Ai precisei voltar hoje, mas ninguém falou que tinha que ter ficha”, questiona. Kelly ainda diz que semana passada foi recomendada a procurar atendimento na unidade do bairro Vila Arthur, já que lá a reforma foi finalizada. Ao chegar no local, no entanto, foi informada que não tinha vacina porque não há geladeira para armazenamento.

Por volta das 15h de hoje, após reclamação dos pais, uma funcionária da prefeitura esteve na Policlínica. De acordo com ela, que não teve o nome informado pelos pacientes, a atitude da técnica não era adequada. A profissional disse aos responsáveis das crianças que a ficha poderia ser utilizada somente como forma de organização, mas não de limitar o atendimento. 

A reportagem tentou contato com o departamento de atenção básica de Várzea Grande e com o secretário interino mas não obteve êxito.

Às 20h24 - Policlínica vacina todas as crianças

As mães que aguardavam vacinação na Políclinica de Várzea Grande foram atendidas, sem restrições. A secretaria de Saúde ficou de designar amanhã (21) uma funcionário para trabalhar no período da manhã, a fim de atender a demanda de vacinação.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.