Executivo

Domingo, 08 de Junho de 2014, 06h:58 | Atualizado: 08/06/2014, 07h:02

Ranking

Mauro adota ranking de secretários para avaliar rendimento no semestre

Rdnews

marcelo_interna.JPG

Secretário Obras, Marcelo Padeiro

Reprodução

gilberto_interna.jpg

Gilberto Figueiredo, da Educação

Advindo da administração privada, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), adota critérios rigorosos e até curiosos para cobrar seus secretários quanto ao cumprimento de metas. Para fiscalizá-los o socialista elabora um ranking a fim de mostrar os melhores e os piores de cada semestre. Nos bastidores, a informação é de que estão no topo da lista as secretarias de Educação e de Obras Públicas, sob Gilberto Figueiredo e Marcelo Padeiro, respectivamente.

Os destaques destas pastas são oriundos dos trabalhos de construção de escolas e creches, assim como o programa de pavimentação das vias da Capital, que a secretaria de Obras executa. Outro fator favorável às intituladas como “The Best” é o montante destinado para o desenvolvimento dos trabalhos em ambas as áreas. A Educação, por exemplo, abocanha a segunda maior fatia do orçamento da prefeitura, com cerca de R$ 368,1 milhões, perdendo apenas para a Saúde que fica com R$ 561,4 milhões.

O encontro para “puxar orelha” e/ou elogiar alguns dos 23 secretários é denominado de reunião gerencial, que acontece ao final de todo semestre. Na sabatina, Mauro coloca as metas estabelecidas e compara com as atingidas no período determinado. Diante disso, o prefeito cobra explicações para saber o porquê do mau rendimento e se houve alguma falha. Os cumprimentos são um dos fatores determinantes para que, ao final, o prefeito estabeleça um parâmetro se o secretário deve ficar ou deixar a equipe.

Outra atitude que Mauro abominou, logo quando assumiu a prefeitura, foi a comunicação interna, por meio de papelada. Isso porque o prefeito determinou que as demandas do Executivo fossem feitas por meio de email. O socialista adotou também o uso de pen-drive para evitar, assim, o acúmulo de papéis sobre a mesa.

Burocracias

No início de sua gestão, Mauro encontrou dificuldade para lidar com as burocracias da administração pública, uma vez que as demandas deste setor são mais vagarosas aos de uma empresa privada. A “revolta” com a morosidade é tanta que, às vezes, o prefeito precisa ser acalmado pelo procurador-geral de Cuiabá, Rogério Gallo, que esclarece a situação.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Augusto César Briomi | Segunda-Feira, 09 de Junho de 2014, 12h19
    0
    0

    Reclamar é fácil. O correto é dar condições para os Secretários conseguirem cumprir suas metas. Ninguém tá conseguindo fazer nada com a enrolação das licitações (SMPF) e da burocracia gigantesca do PGM.

  • Janio Xavier | Domingo, 08 de Junho de 2014, 18h42
    4
    0

    MUITOS SECRETÁRIOS DA GESTÃO DO PREFEITO MAURO MENDES TEM UMA ATUAÇÃO MUITO FRACA. CITO COMO EXEMPLOS OS SECRETÁRIOS: TURISMO (MARCUS FABRÍCIO), AGRICULTURA (ELIAS ANDRADE), TRÂNSITO (ANTENOR FIGUEIREDO), CUIABÁ PREV (BOLANGER ALMEIDA), SAÚDE (DR PEREZ), ASSISTÊNCIA SOCIAL (JOSÉ RODRIGUES), CIDADES (SUELME EVANGELISTA), ESPORTE (CARLOS KLAUS) DESENVOLVIMENTO URBANO (LAMARTINE GODOI). VALE LEMBRAR QUE JÁ SE PASSOU UM ANO E MEIO DA GESTÃO DO PREFEITO MAURO MENDES E ATÉ AGORA A ATUAL GESTÃO NÃO MOSTROU NADA DE NOVO E DE MELHORIAS. É BOM LEMBRAR QUE NA CAMPANHA MAURO MENDES PROMETEU UMA GESTÃO MODERNA E INOVADORA.

  • Augustus | Domingo, 08 de Junho de 2014, 13h52
    4
    1

    Sem dúvida que o secretário de finanças é pior em gestão. São milhares de servidores que vem sofrendo com a falta de compromisso desta pasta... só esse ano por duas vezes tive meu nome "sujo" por causa da falta de repasse da prefeitura aos bancos (empréstimos consignados), isso vem acontecendo desde o final do ano passado, perdi as contas de quantos servidores vejo com problemas nos bancos, sofremos com inúmeros telefonemas e notificações de aviso de cobranças de parcelas já debitadas diretamente no salário do servidor e a prefeitura demora mais de 30 dias para repassar esse dinheiro ao banco o que acarreta toda essa situação vexatória por parte do servidor. Agora entro na justiça para tirar meu nome do SPC e SERASA mais danos morais contra prefeitura e o banco, resultando em mais gasto de dinheiro público, isso que é gestão Mauro Mendes! Sugiro uma reportagem perguntando ao secretário de finanças o que ele faz com esse dinheiro? porque da demora do repasse e se é inteligente tal medida visto que acarretará em novas demandas judiciais contra prefeitura municipal. Servido Público Municipal.

  • Benedito Sobrinho | Domingo, 08 de Junho de 2014, 12h45
    1
    1

    Quero lembrar aqui o excelente trabalho desenvolvido pelo Controlador Geral do município, Marcelo Bussiki, que não tem medido esforços na busca de ferramentas e parcerias para tornar transparente as ações desenvolvidas pela prefeitura de Cuiabá.

  • Gonçalo Antonio Tavares | Domingo, 08 de Junho de 2014, 11h10
    5
    0

    Desculpe Sr Prefeito, mas a SMTU tem uma gestão pífia, e até o momento não sabemos porquê o Senhor não fez mudanças naquela pasta. Inaceitável isso!

  • Zé Poxoréo | Domingo, 08 de Junho de 2014, 10h11
    3
    1

    Pelo visto a ranking é montado somente para "fazer de conta" pois na prática não tem tido qualquer efetividade. Basta andar pelas ruas de Cuiabá, independente da desorganização do tal do legado, para se comprovar a total inercia da gestão da prefeitura!

  • Miriam | Domingo, 08 de Junho de 2014, 09h51
    4
    1

    O Padeiro e o que cuida do trânsito são horríveis, até criança percebe esse fato.

  • Janio Xavier | Domingo, 08 de Junho de 2014, 08h44
    4
    0

    NÃO CREIO QUE ESTA METOLOGIA ESTEJA SENDO APLICADA DE FATO PELO PREFEITO MAURO MENDES, POIS JÁ SE VÃO UM ANO E MEIO DO SEU MANDATO E O BAIXO DESEMPENHO DE MUITOS SECRETÁRIOS É VISÍVEL, CITO ALGUNS EXEMPLOS DE NOMES DE SECRETÁRIOS PÍFIOS NA GESTÃO DO MAURO MENDES: SECRETÁRIOS DE TURISMO (MARCUS FABRÍCIO), SECRETÁRIO DE AGRICULTURA (ELIAS ANDRADE), SECRETÁRIO DE TRÂNSITO (ANTENOR FIGUEIREDO), PRESIDENTE DO CUIABÁ PREV (BOLANGER ALMEIDA), SECRETÁRIO DE SAÚDE (DR PEREZ), SECRETÁRIOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (JOSÉ RODRIGUES), SECRETÁRIOS DE CIDADE (SUELME EVANGELISTA), SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO URBANO (LAMARTINE GODOI). NO RANKING DO POVO ESTES SECRETÁRIOS JÁ DEVERIAM SER SUBSTITUI DOS FAZ TEMPO.

  • Lucélia Campos | Domingo, 08 de Junho de 2014, 08h29
    4
    1

    Estamos acreditando muito neste Secretário de Educação de Cuiabá. É serio e cumpre o que promete. Já erá hora de nós profissionais da educação sermos tratados com respeito.

  • Marquinho | Domingo, 08 de Junho de 2014, 08h05
    6
    0

    Também pudera.., um projeto de construção, voltou a demorar sei meses para ser analisado ou aprovado pelo pessoal lá no terceiro andar da prefeitura. Ta pior do que era na administração do Galindo.

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

Deputado reforça equipe com Nego

nego ramos 400 curtinha   Com larga experiência na política, Valdeny dos Santos Ramos, o popular Nego Ramos (foto), agora reforça a equipe do deputado Emanuelzinho, que, aos 25 anos hoje, é o terceiro federal mais jovem do país, e foi o terceiro mais votado nas urnas de 2018, em Mato Grosso, com 76.781 votos....

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.