Executivo

Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 17h:05 | Atualizado: 12/02/2019, 19h:29

ARRECADAÇÃO DE JANEIRO

Mauro aponta déficit de R$ 168 mi e tenta neutralizar o discurso do Fórum Sindical

O governador Mauro Mendes (DEM) divulgou os números da arrecadação de janeiro. Segundo o democrata, a arrecadação ultrapassou R$ 1,36 bilhão, enquanto o déficit ficou em R$ 168,8 milhões. Com a divulgação da contabilidade nesta terça (12), Mauro  busca neutralizar o discurso dos servidores públicos estaduais que paralisaram as atividades por 24 horas. Isso porque o Fórum Sindical contesta a gravidade da crise financeira e sustenta que o governo potencializa a gravidade da crise para adotar medidas que penalizam o funcionalismo.

“Boa tarde, para que todo cidadão possa compreender como fechamos o mês de janeiro, publicamos hoje os números oficiais. Estamos com um déficit real de R$168 milhões, apenas no primeiro mês do ano. Agora, com parte das medidas implementadas na busca pelo equilibrio fiscal, é hora de trabalharmos muito para mudar a realidade do Governo de Mato Grosso”, diz a postagem do democrata.

Veja o post feito por Mauro Mendes no Facebook:

Números

Ao mesmo tempo em que divulga a arrecadação superior a R$ 1,3 bilhão, o Executivo alega que R$ 362,9 milhões foram gastos com a folha dos servidores da ativa.  Com aposentados e pensionistas, o  desembolso foi de R$ 200,9 milhões.

Duodécimos

Para o Tribunal de Justiça foi repassado R$ 85, 6 milhões enquanto a Assembleia recebeu R$ 47,7 milhões. Já o duodécimo do Ministério Público Estadual foi de R$ 33,3 milhões. O Tribunal de Contas recebeu R$ 27,6 milhões e a Defensoria Pública, R$ 10,5 milhões.

Repasses obrigatórios

Neste período, foram repassados R$ 295,2 milhões para os 141 municípios de Mato Grosso. O repasse obrigatório para Saúde foi de R$ 20,7 milhões e para a Educação, R$ 156,3 milhões através do Fundeb.

O custeio das 15 secretarias chegou a R$ 51,3 milhões. Os bloqueios judiciais e o MT Saúde consumiram R$ 7,6 milhões.

Apenas R$ 467 mil foram aplicados em investimentos e R$ 28,1 mil para o pagamento de dívidas com bancos. Assim, as despesas pagas totalizam  R$ 1,32 bilhão.

O saldo na Fonte 100 é de R$ 37, 3 milhões. As despesas de janeiro não pagas ultrapassam R$ 200,2 milhões. O déficit final é de R$ 168, 8 milhões.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • LOUCO LOUCO | Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2019, 13h21
    0
    0

    LOUCO LOUCO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Cidadão | Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2019, 11h00
    4
    0

    O executivo ainda continua pagando os aposentado do assembleia??? E dos outros poderes???

  • JAIR DE ALBUQUERQUE SIQUEIRA | Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2019, 10h02
    6
    0

    Senhor Governador! Elogiável a sua potura em informar a população do Estado os números da arrecadação/despesas do Estado, no mês de janeiro/2019. Porém, seria de bom alvitre, Vossa Excelência nos dar algumas informações para melhor esclarecer a opinião pública matogrossense, tais como: Analisando os números apresentados por Vossa Excelência, vê-se que os Funcionários Públicos (ativos e inativos) consumiram 42,6% da receita estadual, mas quantos são os Funcionários Públicos do Estado? O Poder Judiciário, O Ministério Público, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas, a Defensoria Pública e as Secretarias consumiram juntos 19% de toda a arrecadação estadual, mas quantos funcionários (incluídos ai os Juízes, Promotores, Deputados, Conselheiros do Tribunal de Contas, Defensores Públicos, etc.) tem o Estado de Mato Grosso? Qual o montante que o Estado deixou de arrecadar, em virtude da Renúncia Fiscal? Quantas Empresas foram beneficiadas, quais são elas e a quem elas pertencem? Com essas informações, Senhor Governador, tenho certeza que a opinião pública ficará bem mais esclarecida a respeito da real situação do estado e quais setores dele, que realmente ajudam a produzir déficit na arrecadação estadual? O Povo de Mato grosso precisa, espera e agradece essas respostas.

  • MARCUS VINICIO ARRUDA E SILVA | Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2019, 08h25
    12
    0

    Isso é piada. Aumentou os repasses, manteve os incentivos, não fez a reforma administrativa ainda e não cortou as VI. Ou somos palhaços ou ele é comediante

  • Luiz | Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 20h47
    16
    2

    Esse Pinóquio fez uma tempestade em copo d'água pra nada só prá justificar sua política neoliberal, e encobrir as verdadeiras causas da quebradeira do estado, que são as robalheira que lapidaram o estado, os incentivos fiscais, duodécimos dos poderes, sonegação, desmando administrativo, fiscalização dos a órgãos de controle eneficaz inclusive dos ilustre deputados etc. Como se explica sem o tal do fex não pagou 3 três folhas em 15 dias essa política de quanto mas pior e só pra enganar os trouxas. A verdadeira intenção é ferrar com os trabalhadores,para implantar sua maligna política do estado mínimo, que os sábios sabe no que vai dar fim das políticas públicas. É só piada

  • Eliseu Lucchini | Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 20h38
    14
    0

    Digite o texto aquiNão existe crise no Estado que deixa de arrecadar, por iniciativa própria, R$ 4 bilhões, por meio de incentivos fiscais, para privilegiar menos de 5% das empresas instaladas no Estado.

  • roberto | Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 20h23
    17
    0

    Natural que queira apresentar números negativos, quer vender um produto que não existe em MT, crise, prova disso é duodécimo dos poderes que tiveram reajuste. Quem tem 60 milhões para publicidade de governo, usa para contar mentira, disso o Mauro Mendes entende.

  • Volney Albano | Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 19h34
    15
    1

    Governador Mauro Mendes, o problema do déficit é na Receita e não na Despesa. Mato Grosso poderia e deveria ter arrecadado muito mais no mês de janeiro. Porém, por opção política e para proteger os barões do Agronegócio que financiou a sua campanha, o senhor coloca a culpa na Despesa, para justificar a penalização dos servidores públicos, assim como fez Pedro Taques. Por que o senhor não propõe mudanças na legislação estadual, para minimizar os efeitos da Lei Kandir e fazer com que de fato os barões do Agro paguem impostos em MT? Goiás já fez isso e Mato Grosso do Sul também. Pq só em MT, os barões do Agro não contribuem com a receita do Estado como podem e devem contribuir? Governador, chega de usar o Estado para beneficiar o andar de cima e prejudicar o andar de baixo em nosso Estado.

  • alexandre | Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 18h27
    17
    0

    E o aumento de duodécimos em 102 milhões ? De quanto foi a receita mesmo, 1 ou 3 bilhões ? ..

  • E os outros poderes estão no azul???? | Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 18h25
    16
    0

    O executivo de mato grosso disque fecha no vermelho. E os poderes fecharam no vermelho ou no azul???? Pq nessas horas mato grosso é só o executivo.

Matéria(s) relacionada(s):

Nininho, falta à sessão e justificativa

O deputado Ondanir Bortolini, o Nininho, contesta informação de que teria "amarelado" ao não comparecer à sessão ordinária da Assembleia, que resultou na aprovação da mensagem do governo sobre reinstituição dos incentivos fiscais, em primeira votação, pelo placar de 15 a 7. Em verdade, o parlamentar do PSD justificou oficialmente sua ausência. Explica que foi internado e, por orientação...

Efetivados irregularmente e recebendo

darci lovato curtinha   Entre os quase 100 servidores da Assembleia que já tiveram estabilidade funcional cassada pela Justiça em 1º grau por alguma irregularidade em documentos, estão ex-secretários municipais, colunista social, ex-policiais, radialista, ex-prefeito, ex-vereador e outros que já tentaram, sem...

Governo quita toda a folha de junho

O governo estadual concluiu nesta sexta (19) o pagamento de junho dos servidores ativos, inativos e aposentados que ganham acima de R$ 7,5 mil. Para essa quitação foram necessários R$ 61,8 milhões. Com isso, liquidou totalmente a folha de junho dos cerca de 100 mil funcionários públicos, que consomem R$ 472,7 milhões. No dia 10 deste mês, o governo pagou a primeira parcela dos salários de junho, depositando até R$ 5,5...

Emedebista pode ser candidato único

leonardo bortolin curtinha   Eleito na suplementar realizada em 2017, Leonardo Bortolin (foto), de Primavera do Leste, é considerado hoje o prefeito emedebista em MT mais bem avaliado. Na convenção do partido nesta quinta no município, lideranças, como o deputado federal Carlos Bezerra e os estaduais Thiago Silva,...

2 "amarelam" e faltam de propósito

nininho curtinhas   Dois deputados não pisaram os pés na sessão desta quinta propositalmente. "Amarelaram". Ao invés de tomarem posição quanto ao projeto de lei complementar do governo que reinstitui os incentivos fiscais, Nininho (foto) e o delegado Claudinei preferiram não comparecer. Assim como os...

Adevair vai para PTB e quer ser vice

adevair cabral curtinha   O PTB, que hoje não tem um representante entre os 25 vereadores cuiabanos, vai abrigar dois parlamentares, o presidente da Câmara Municipal Misael Galvão, hoje no PSB, e o primeiro-secretário da Mesa, o tucano Adevair Cabral (foto). O curioso é que ambos chegam na legenda petebista...

ENQUETE