Executivo

Quinta-Feira, 13 de Junho de 2019, 10h:52 | Atualizado: 13/06/2019, 10h:59

Visita

Ministro discute construção de ferrovia até Sorriso e vistoria obras na 163/364

Duas ferrovias em Mato Grosso estão na pauta de discussão do ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, que estará no Estado nesta sexta (14) para cumprir agenda que prevê uma visita ao terminal da Ferrovia Vicente Vuolo, em Rondonópolis, onde pretende conhecer os argumentos que justificam o prolongamento dos trilhos em direção a Cuiabá e Sorriso.

Wilson Dias/Agência Brasil

ministro dos Transportes, Tarc�sio Gomes de Freitas

Ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas visita terminal de cargas e obras no Estado

O projeto, que confirma a viabilidade técnica e econômica da obra, foi elaborado pela Rumo, empresa que detém a concessão, e está sob análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres. “É algo aguardado há pelo menos 40 anos”, lembra o senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura.

Segundo ele, além da aprovação da proposta pela ANTT, a ampliação dos trilhos precisa estar inserida no processo de renovação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista para a Rumo (de 10 para 35 anos). “Essa obra entraria como contrapartida pela antecipação da concessão, mas isso depende de autorização do Tribunal de Contas da União”, explica.

Depois de visitar o terminal de cargas, o ministro fará uma vistoria em duas obras na travessia urbana das BRs 163 e 364 a partir do chamado “trevão”.

Água Boa

Já no período da tarde, Tarcísio estará em Água Boa para uma audiência pública que discute a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), com 383 km, possibilitando o escoamento da produção de grãos da região para os portos de Santos (SP), Itaqui (Maranhão) e, no futuro, Vila do Conde (Pará). “Segundo o ministro, o contrato para a obra deve estar assinado até o fim do ano e o início das obras será em 2020, com conclusão num prazo máximo de três anos. Foi o compromisso assumido durante uma audiência”, conta o senador.

A ferrovia deve contar com 1.641 km de trilhos, desde Campinorte (Goiás), onde se liga com a Ferrovia Norte-Sul, até Lucas do Rio Verde (MT) e Vilhena (Rondônia). O primeiro trecho passa por Água Boa, onde o ministro participa, ainda, da inauguração da iluminação pública da travessia urbana da BR-158, num total de 5,2 km.

A audiência pública em Água Boa foi requerida pelo senador Wellington Fagundes, o deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) e Câmara municipal.

______________________________

Programação:

  • 09h - Visita ao terminal ferroviário da Rumo (Rondonópolis)
  • 10h – Entrevista coletiva no terminal ferroviário
  • 11h – Visita às obras de duplicação das BRs 163 e 364
  • 15h30 – Audiência Pública em Água Boa
  • 17h30 – Inauguração da iluminação da travessia urbana da BR-158

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Tobias de Aguiar | Quinta-Feira, 13 de Junho de 2019, 13h13
    0
    1

    INFELIZMENTE, o nível técnico dos atuais ministros nesta gestão é simplesmente DEPRIMENTE. Exceto a pasta da justiça e da Economia, os demais ministros são absolutamente incompetentes, desinformados e acéfalos. Não há de se fala em ferrovias entre Rondonópolis e Sorriso pois já há uma concessão de rodovias. Sendo assim, se implantado um novo modal de transportes (de cargas) iria concorrer com o modal rodoviário, o qual não poderá sofrer concorrência, de forma a garantir o V.D.M projetado. A menos que o governo concorde desembolsar bilhões para o reequilíbrio do contrato. Ainda bem que existe o TCU!

Matéria(s) relacionada(s):

COT do Pari segue travado até 2020

padeiro_400_curtinha   A secretaria de Infraestrutura, sob Marcelo Padeiro (foto), determinou a criação de uma Comissão Técnica de Trabalhos para estudar detalhadamente o contrato e a obra do COT do Pari, que só será retomada no ano que vem. Afinal, os trabalhos de análise, seguirão até...

Nezinho, enfim, remanejado na gestão

nezinho_400_curtinha   Mesmo com reclamações sobre a maneira burocrática e os passos lentos de Nezinho (foto) no Governo, o prefeito da Capital Emanuel demorou mais de dois anos para remanejá-lo. Ex-prefeito de Livramento e amigo de longa data de Emanuel, Nezinho agora assume a Controladoria do município. No...

Natal Solidário com prêmios valiosos

francis maris 400 curtinha   O empresário e prefeito de Cáceres Francis Maris (foto) lança nesta quarta, às 14h, na Assembleia Legislativa, mais uma campanha solidária em nome do Instituto Cometa, do Grupo Cometa, com sede em Cáceres e uma das maiores concessionárias de revenda do país. Em...

Sem elevar vaga de desembargador

carlos alberto 400 curtinha   O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), até concorda com a proposta de se aumentar o número de vagas de desembargadores, podendo subir de 30 para 35, por causa da elevada demanda e da necessidade de desafogar os processos na Justiça em...

Piran e avião de R$ 6 mi via o BNDES

valdir piran 400   O Antagonista revelou hoje a lista de beneficiários de empréstimos do BNDES para a compra de jatinhos da Embraer. E nela estão banqueiros, empresários, advogados e artistas. Um deles é o empresário mato-grossense Valdir Piran (foto), que captou nada menos que R$ 6,4...

Com mestrado e pronto para o retorno

jose carlos novelli 400 curtinha   Mesmo afastado da ativa por imposição do Supremo, em meio a um processo controverso baseado em denúncias sem prova, o conselheiro do TCE-MT, José Carlos Novelli (foto), segue se aperfeiçoando e ampliando conhecimentos. Acaba de receber diploma do curso de Mestrado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.