Executivo

Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2010, 08h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:27

BARÃO DE MELGAÇO

MP pede explicações à Sema sobre a baía de Chacororé

   O Ministério Público Estadual (MPE) notificou na última terça (24) a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), sob Alexander Maia, para que realize um diagnóstico da agressão ambiental que está causando o secamento da baía de Chacororé, localizada em Barão de Melgaço (a 121 Km de Cuiabá). A notificação, que exigiu o seu cumprimento num prazo de 48 horas, requer ainda que a secretaria aponte soluções para o problema.

   De acordo com a promotora de Justiça Julieta do Nascimento Souza, dois ofícios já haviam sido encaminhados à Sema, um em janeiro outro em julho deste ano, mas nenhum foi respondido. "Em função disso, notificamos o órgão ambiental”, explica. No documento enviado à pasta consta o relato do professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e morador da região, Rubem Mauro Palma de Moura, que relaciona a seca à destruição de uma barragem feita de pedras entre as baías de Chacororé e Siá Mariana e ao fechamento dos canais que levam água até a baía. A promotora destacou ainda que ação do MPE tem caráter recomendatório e "em caso de não cumprimento, serão tomadas as providências cabíveis”.
 

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • vanildo padilha | Quinta-Feira, 17 de Março de 2011, 17h51
    0
    0

    COMUNIDADE DE ESTIRÃO COMPRIDO( BARÃO DE MELGAÇO). O MINISTÉRIO PÚBLICO SÓ ENXERGA O QUE ELE QUER ENXERGAR. ÉPOCA DE CHEIA, NÃO É UM MAR DE ROSA PARA OS RIBEIRINHOS, COMO MUITAS PESSOAS PENSAM. OS RIBEIRIHNHOS SENTEM A DOR DA PERDA DE SUAS HUMILDES CASAS, ROÇAS(PLANTAÇÕES) DAS POUCAS CABEÇAS DE VACAS, DO QUAL RETIRAM O ALIMENTO PARA SEUS FILHOS, DAS GALINHAS E OUTROS ANIMAIS. O QUE VEMOS É SOMENTE CRÍTICAS E MAIS CRÍTICAS SOBRE O RIBEIRINHO, COMO POR EXEMPLO, DESTRUIDOR, PREDADOR , O CAUSADOR DA SECA NA BAÍA CHACORORÉ,ETC. A BAÍA ESTA CHEIA E TODO PANTANAL TAMBÉM, ESTA TUDO OK, MAS COM OS RIBEIRINHOS NÃO! POR ISSO, EU PERGUNTO QUEM É QUE VAI OLHAR POR ESSE POVO?

  • vanildo padilha | Segunda-Feira, 14 de Março de 2011, 15h53
    0
    0

    MUITAS AFIRMAÇÕES QUE A MÍDIA FAZ COM RELAÇÃO A SECA DA BAÍA É FUNDAMENTADA NA TESE DO PROFESSOR RUBEM PALMA DE MOURA, EMBASADA NO QUE ELE PENSA E NA SUA PLANILHA DE DADOS BASEADO NO SEU MÉTODO DEDUTIVO. SABEMOS QUE O MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO, BASEADO NA COLHETA DE DADOS INVESTIGATIVOS DA POPULAÇÃO É QUE PROVÉM O CONHECIMENTO VERDADEIRO. E ISSO O PROFESSOR NÃO FEZ. ELE DEFENDE TAL TESE E NÓS RIBEIRINHOS DISCORDAMOS DE TAL TESE. DEFENDEMOS A TESE DE QUE SE REABRIREM TODOS OS CORIXOS DE QUALQUER FORMA, COMO JÁ ESTA ACONTECENDO COM AS PONTES QUE ESTÃO FEITA DE QUALQUER FORMA, NO FUTURO SÓ IRÁ CAUSAR MAIS PROBLEMA AMBIENTAL.

  • VANILDO PADILHA | Segunda-Feira, 14 de Março de 2011, 07h29
    0
    0

    o professor rubem palma de moura, alegou tanto que a causa da estiagem da baía foi a obstrução de pequenos corixos,MAS O QUE VEMOS NA REALIDADE, O QUE ELE ALEGOU NÃO É A VERDADEIRA CAUSA, PORQUE NÃO HOUVE AINDA NENHUMA INTERVENÇÃO NO CORIXO CHACORORÉ E LOIGI E A BAÍA ESTÁ CHEIA E O PANTANAL TODO. PENSO QUE O PROFESSOR DEVE REVER A SUA TESE, PROCURANDO OUVIR COM SABEDORIA OS NATIVOS.

  • vanildo padilha | Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011, 09h02
    0
    0

    O POVO RIBEIRINHO DE BARÃO DE MELGAÇO ESTÃO PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DOLOROSA. FIQUEI E FICO MUITO ABISMADO QUANDO O PROFESSOR DA UFMT, RUBEM PALMA DE MOURA AFIRMA QUE A CAUSA DA SECA DA BAÍA FOI A OBSTRUÇÃO DE PEQUENOS CORIXOS, PORQUE NO MEU PONTO DE VISTA E DE TODO POVO RIBEIRINHO, A CAUSA MAIOR FOI A FALTA DE CHUVA! AS AUTORIDADES LUTARÃO TANTO PARA SALVAR A BAÍA , AGORA QUEM É QUE VAI LUTAR POR ESSE POVO?


  • VANILDO PADILHA | Sexta-Feira, 04 de Fevereiro de 2011, 10h21
    0
    0

    O QUE FICO ABISMADO É QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO SÓ ESTA PREOCUPADO COM A BAÍA E NADA FAZ EM RELAÇÃO AO FUTURO DOS RIBEIRINHOS. A SEMA VEM FAZENDO O SEU TRABALHO PROCURANDO SOLUCIONAR O PROBLEMA DA BAÍA, MAS TAMBÉM NÃO DEIXANDO DE LADO OS MORADORES DESSA REGIÃO. PORQUE SE DEIXASSE POR CONTA DO DEPUTADO SERGIO RICARDO E O PROFESSOR DA UFMT RUBEM MOURA, O POVO TERIA QUE VOLTAR A VIVER DE FORMA PRÉ- HISTÓRIA, SUBIDO NAS ÁRVORES E NAS CRATERAS DE MORROS ETC.

  • Ricardo | Quarta-Feira, 01 de Setembro de 2010, 09h08
    0
    0

    Com certeza quem não conhece mesmo esse local é o tal Roosevelt ai em baixo,que talvez nasceu na Rússia ou na Alemanha.Conheço a chacororé a 29 anos,e cada seca pesada dessa,quando vem as águas o capim arroz toma conta da baia,hj ela mesmo na cheia ja é tomada por 50% de capim.O rio chacororé é o que levava agua direto nela ,hj esta seco pois foi fechado.Outro problema é que o canal da barragem a 20 anos era estreito e hj é um rio,por isso necessita da barragem.Pra finalizar ,uma seca igual a desse ano e ano passado nunca houve.

  • Roosevelt Junior | Sábado, 28 de Agosto de 2010, 07h35
    0
    0

    Independente da postura do atual Secretário da SEMA, gostaria de esclarecer que o que acontece hoje na baía de chacororé é algo que acontece desde os primórdios do mundo, todos os anos ela seca, uns anos seca muito, outros nem tanto, o que é certo é que essa região do pantanal necessita desses quatro ou cinco meses de estiagem, agora na segunda metade do mês de setembro chegam as primeiras chuvas, aquilo que parece deserto transformar-se-á na maior pastaria natural do Estado de Mato Grosso, portanto sem paixões políticas todos os anos a seca acontece, e chega em janeiro e fevereiro as águas transforma a paisagem em um belo espetáculo natural, esses "estudos" de gente que não sabe .... nenhuma é o que vai destruir o sistema de vida pantaneiro e consequentemente o Pantanal.

  • luis alberto poconeano | Sexta-Feira, 27 de Agosto de 2010, 08h23
    0
    0

    o coronel tá na campanha, precisa assegurar a boquinha, por isso não pode fazer absolutamente nada em pról do meio ambiente.

  • luis fernando | Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2010, 20h40
    0
    0

    as baias do pantanal secando e o coronel fugindo de dar explicações para a sociedade da omissão da sema na gestão maggi/silval. sabem aonde o coronel estava nesta semana? em juína, conversando com alguns empresários e pedindo votos para silval. o coronel tem andado por este estado nestes dias fazendo coisas que pouco têm a ver com as suas obrigações de servidor público.

  • mari | Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2010, 16h08
    0
    0

    Qual é mesmo a profissão do seu Maia??? Tem especialização em agronomia...engenharia florestal, ou é alguma coisa da policia??? só para lembrar... Nem o fogo ele consegue apagar, mas vive falando do que não sabe... que vergonha Maia....pede pra sair....pede...é mais digno de um coronel...rsrs

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

Contrato em VG sob irregularidades

jaqueline jacobsen curtinha 400   O TCE mandou a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, suspender qualquer pagamento à empresa Lidyfarma Comércio de Produtos Farmacêuticos referente a um contrato sem licitação para compra de 50 mil comprimidos de Azitromincina 500 mg para combate ao coronavírus....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora