Executivo

Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 18h:30 | Atualizado: 24/04/2014, 18h:46

Executivo

No último ato em Cuiabá, Dilma é aplaudida; governador recebe vaias

Davi Valle/Rdnews

Dilma32

Dilma entregou diplomas do Pronatec e tirou fotografias com estudantes

Selodilma

 

No terceiro e último compromisso, em Cuiabá, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), de forma descontraída, participou da entrega dos diplomas aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec),  programa voltado à capacitação de jovens e desempregado para o mercado de trabalho, por meio de cursos técnicos. No começo do discurso,  a petista elogiou a parceria do governo do Estado no Programa, uma vez que nem sempre existe esta “sociedade”.

“Não há país que possa se desenvolver se não tiver cidadãos bem formados”, afirma Dilma, nesta quinta (24), no Cenarium Rural. O local estava com forte esquema de segurança, ao menos três barreiras para adentrar ao salão de cerimônias, evitando, assim, possíveis manifestações.

Durante sua fala, por cerca de 30 minutos, a presidente mostrava simpatia e descontração com a platéia, ao contrário de sua fama de ranzinza. Este comportamento tende aparecer ainda mais com a aproximação das eleições, onde Dilma irá tentar a reeleição à presidência. Como pré-candidatos, a petista deve enfrentar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Diferente de Dilma, o governador Silval Barbosa (PMDB) foi recebido com vaias, contudo, fingiu não ser com ele. Na oportunidade,  o   parabenizou os alunos e afirmou que o Estado, em parceria com o governo federal, acertou em ter apostado na Educação, por meio do Pronatec. Ao finalizar e para evitar novas manifestações, o governador preferiu fazer pré-campanha à petista. “Ela (Dilma) vai fazer a diferença por mais quatro anos”, finalizou o peemedebista em referência as eleições deste ano.

No evento, Dilma distribuiu diplomas, de forma simbólica,  a 1,2 mil estudantes de 16 municípios do Estado. Para este ano, o governo federal pretende investir R$ 14 bilhões na educação profissionalizante. Destes, R$ 444 milhões serão para Mato Grosso. Só em Cuiabá, por exemplo, vão ser disponibilizados 112 milhões.

Pelo Pronatec, a União tem por objetivo cadastrar mais de 8 milhões de alunos no Pronatec, até 2014. Até agora, o Programa possui 6,8 milhões estudantes. No Estado, são 260 mil matriculados e mais 80 mil vagas disponíveis neste ano para os cursos profissionalizante, oferecendo 64 vagas.

Dilma visitou Cuiabá pela primeira vez. Na oportunidade ela teve mais dois compromissos nesta manhã. O primeiro a presidente entregou residências do programa federal Minha Casa Minha Vida, no bairro Altos do Parque II. Por volta das 13h, a petista fez vistorias na Arena Pantanal por cerca de 20 minutos.

Na Arena, houve manifestações por parte das Polícias Federal e Militar, além de escrivães da Polícia Judiciária Civil. Os representantes da PF reivindicavam melhorias, tendo em vista o sucateamento na estrutura. Conforme o membro do sindicato da categoria, Paulo Gomes, a categoria tem sido usada para fazer política de governo e não do Estado, como deveria ser.

Na Arena, Dilma cruza gramado, tira fotos e segue para formatura - veja

Galeria de Fotos

Credito: Davi Valle/Rdnews
Dilma em Cuiabá
Credito: Davi Valle/Rdnews
Dilma em Cuiabá
Credito: Davi Valle/Rdnews
Dilma em Cuiabá
Credito: Davi Valle/Rdnews
Dilma em Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Antonia | Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 21h21
    1
    0

    Porque só o governador Silval foi citado, se o prefeito Mauro Mendes também foi? Seja mais honesto e verdadeiro, senhor jornalista! Jornalismo verdadeiro enxerga por mais ângulos, não fica caolho! Estive lá e vi o Prefeito ser muito e muito vaiado, cobrado por vozes em coro sobre promessas feitas e não cumpridas.

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.