Executivo

Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 14h:48 | Atualizado: 28/11/2019, 14h:58

SEM AUTORIZAÇÃO

"Papa Corrupto" protesta contra prefeito e tem material apreendido por fiscais - veja

Reprodução

Helio Silva

Fiscais da Ordem Pública recolheram material de Hélio Silva (detalhe), como um boneto vestido com paletó

O sociólogo Hélio Silva, ex-militante do PDT e atualmente filiado ao Podemos, conhecido como "Papa Corrupto", está denunciando o que classifica de arbitrariedade da Prefeitura de Cuiabá. Isso porque armou uma tenta na avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), onde exibia um boneco representando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) vestindo um paletó com dinheiro caindo do bolso, mas teve o material apreendido por fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O incidente ocorreu na manhã desta quinta (28).

Hélio Silva coordena o movimento intitulado Cuiabá de Mãos Limpas. Segundo ele, os fiscais da prefeitura levaram sua tenda e demais materiais sem sequer apresentar documentação.

“Eu estava me manifestando contra a corrupção na Prefeitura de Cuiabá, contra o aumento de salário para o prefeito Emanuel Pinheiro e os seus secretários, quando os fiscais chegaram recolhendo meu material. Isso é inconstitucional. A livre manifestação ainda é garantida no Brasil”, reclamou o sociologo, que arma a mesma tenda em diversos pontos da Capital, distribuindo um panfleto com a imagem da cédula de R$ 100 de um lado e do outro um texto de apresentação de sua carreira profissional e política.

“Estou pedindo providências ao Ministério Público e vou comprar um megafone. Vou todo dia protestar na frente do Palácio Alecanstro. Quero ver se o prefeito, o homem do paletó com dinheiro, tem coragem de mandar me prender”, completou o sociólogo.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Leovaldo Salles, admite que o direito à manifestação é assegurado pela Constituição. No entanto, pontua que  instalação de tendas e outros objetos em vias públicas deve ser autorizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente.

  “A apreensão foi  ordem minha, porque afrontou o Código de Postura da cidade. Desde que não instalem barracas ou tendas, tudo bem. Mas caso contrário, tem que ter autorização. Se tiver o cuidado de legalmente fazer o seu protesto até garantimos a sua integridade, mas assim, fora  da lei,  não  pode fazer”, disse.

O Coronel Salles também afirmou que Hélio Silva pode retirar seu material junto a Ordem Pública. Antes, no entanto, precisa assinar o auto de infração e pagar a multa imposta pela municipalidade.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • jomaa | Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 08h41
    4
    1

    Esse Secretário da desordem privada disk crente ta mostrando suas garras. (Cristo ensinou a dar a outra face e não a revidar) Incoerencia total já que ali tem inumeros ambulantes e nada foi feito com eles.

  • Paulo | Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 07h20
    5
    7

    Esse senhor "Papa Corrupto", está querendo fazer um nominho melhor pra sair candidato ano que vem. Duvido se não vai sair a vereador.

  • Jomalia | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 23h52
    4
    0

    Espero que esse jornal também não seja comprado pelos políticos. Imagina Emanuel e Júlio campos na prefeitura. Cuiabá bem arrumado.

  • Jomalia | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 23h49
    0
    1

    Jomalia, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Luiz | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 22h25
    12
    3

    Bella argumentos para cercear o direito de manifestação da população Cuiabana!! Deve ser os mesmo argumentos utilizados por governos autoritários!! O povo tem que protestar mesmo!! A propósito quais medidas foram tomadas a respeito pelo MP??? E o processo dos Médicos??? Cadê a delação premiada deles??? Engavetaram por que???

  • oliveira junior | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 21h43
    6
    8

    esse papa corrupto é ridículo,a vida toda mamou com políticos,

  • Critico | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 20h42
    13
    2

    Mané do Paletó colocou um Cel para intimidar as pessoas. SACANAGEM DAS GROSSAS.

  • Vilson Peres | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 18h23
    12
    2

    Agora nao voto mais no paletó

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

Contrato em VG sob irregularidades

jaqueline jacobsen curtinha 400   O TCE mandou a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, suspender qualquer pagamento à empresa Lidyfarma Comércio de Produtos Farmacêuticos referente a um contrato sem licitação para compra de 50 mil comprimidos de Azitromincina 500 mg para combate ao coronavírus....

Fabio deve mesmo tentar prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   O DEM do governador Mauro aposta todas as fichas na candidatura do empresário Fábio Garcia (foto) a prefeito de Cuiabá. Até sexta ele deve responder "sim" ao partido. Fabinho, como é conhecido, é um dos integrantes do núcleo de confiança do governador. Inclusive foi...

No marketing de Pivetta para Senado

bruno bini 400 curtinha   O cineasta e publicitário Bruno Bini (foto) deve comandar o marketing da campanha ao Senado do vice-governador Otaviano Pivetta. As negociações estão praticamente fechadas. Antes da pandemia, em fevereiro, Pivetta estava em negociação com Antero de Barros. A última campanha...

Jogada de vereador pra conseguir vice

thiago muniz 400 curtinha   O vereador de 2º mandato Thiago Muniz (foto), primo do ex-prefeito Percival, resolveu se lançar pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo DEM como estratégia para manter o nome nas discussões majoritárias e na esperança de ser convidado para vice de alguém....

MDB fechado com Pivetta à senatória

joao jose 400 curtinha   O médico e deputado estadual João José (foto), do MDB, disse nesta segunda, em entrevista às jornalistas Lídice Lannes e Andhressa Barboza, em live do RDTV, tv web do portal Rdnews, que o seu partido está fechado no apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao Senado, na...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.