Executivo

Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 14h:48 | Atualizado: 28/11/2019, 14h:58

SEM AUTORIZAÇÃO

"Papa Corrupto" protesta contra prefeito e tem material apreendido por fiscais - veja

Reprodução

Helio Silva

Fiscais da Ordem Pública recolheram material de Hélio Silva (detalhe), como um boneto vestido com paletó

O sociólogo Hélio Silva, ex-militante do PDT e atualmente filiado ao Podemos, conhecido como "Papa Corrupto", está denunciando o que classifica de arbitrariedade da Prefeitura de Cuiabá. Isso porque armou uma tenta na avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), onde exibia um boneco representando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) vestindo um paletó com dinheiro caindo do bolso, mas teve o material apreendido por fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O incidente ocorreu na manhã desta quinta (28).

Hélio Silva coordena o movimento intitulado Cuiabá de Mãos Limpas. Segundo ele, os fiscais da prefeitura levaram sua tenda e demais materiais sem sequer apresentar documentação.

“Eu estava me manifestando contra a corrupção na Prefeitura de Cuiabá, contra o aumento de salário para o prefeito Emanuel Pinheiro e os seus secretários, quando os fiscais chegaram recolhendo meu material. Isso é inconstitucional. A livre manifestação ainda é garantida no Brasil”, reclamou o sociologo, que arma a mesma tenda em diversos pontos da Capital, distribuindo um panfleto com a imagem da cédula de R$ 100 de um lado e do outro um texto de apresentação de sua carreira profissional e política.

“Estou pedindo providências ao Ministério Público e vou comprar um megafone. Vou todo dia protestar na frente do Palácio Alecanstro. Quero ver se o prefeito, o homem do paletó com dinheiro, tem coragem de mandar me prender”, completou o sociólogo.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Leovaldo Salles, admite que o direito à manifestação é assegurado pela Constituição. No entanto, pontua que  instalação de tendas e outros objetos em vias públicas deve ser autorizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente.

  “A apreensão foi  ordem minha, porque afrontou o Código de Postura da cidade. Desde que não instalem barracas ou tendas, tudo bem. Mas caso contrário, tem que ter autorização. Se tiver o cuidado de legalmente fazer o seu protesto até garantimos a sua integridade, mas assim, fora  da lei,  não  pode fazer”, disse.

O Coronel Salles também afirmou que Hélio Silva pode retirar seu material junto a Ordem Pública. Antes, no entanto, precisa assinar o auto de infração e pagar a multa imposta pela municipalidade.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • jomaa | Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 08h41
    4
    1

    Esse Secretário da desordem privada disk crente ta mostrando suas garras. (Cristo ensinou a dar a outra face e não a revidar) Incoerencia total já que ali tem inumeros ambulantes e nada foi feito com eles.

  • Paulo | Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 07h20
    5
    7

    Esse senhor "Papa Corrupto", está querendo fazer um nominho melhor pra sair candidato ano que vem. Duvido se não vai sair a vereador.

  • Jomalia | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 23h52
    4
    0

    Espero que esse jornal também não seja comprado pelos políticos. Imagina Emanuel e Júlio campos na prefeitura. Cuiabá bem arrumado.

  • Jomalia | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 23h49
    0
    1

    Jomalia, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Luiz | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 22h25
    12
    3

    Bella argumentos para cercear o direito de manifestação da população Cuiabana!! Deve ser os mesmo argumentos utilizados por governos autoritários!! O povo tem que protestar mesmo!! A propósito quais medidas foram tomadas a respeito pelo MP??? E o processo dos Médicos??? Cadê a delação premiada deles??? Engavetaram por que???

  • oliveira junior | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 21h43
    6
    8

    esse papa corrupto é ridículo,a vida toda mamou com políticos,

  • Critico | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 20h42
    13
    2

    Mané do Paletó colocou um Cel para intimidar as pessoas. SACANAGEM DAS GROSSAS.

  • Vilson Peres | Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019, 18h23
    12
    2

    Agora nao voto mais no paletó

Matéria(s) relacionada(s):

Acerto pra Pivetta se filiar ao Podemos

alvaro dias curtinha   Mais uma demonstração de que o senador Álvaro Dias (foto), líder do Podemos no Congresso, está ignorando a pré-candidatura ao Senado do seu próprio colega de partido, deputado José Medeiros. Álvaro já acertou com Pivetta apoio na disputa à...

Critério para definir candidatura em VG

fabio tardin 400 curtinha   O presidente da Câmara de Várzea Grande e filiado ao DEM, Fabinho Tardin (foto), sonha com a cadeira de prefeito, mas não tem apoio dos Campos para concorrer à sucessão municipal. Como Lucimar Campos não pode buscar o terceiro mandato seguidamente, o grupo liderado pelo senador...

Prefeito de Lacerda, projeto e derrota

alcino curtinha 400 pontes e lacerda   O prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Pereira Barcelos (foto), resolveu dar de ombro para a Câmara Municipal sobre um projeto de grande alcance social e perdeu feio na queda-de-braço. Contrariando a vontade do prefeito, os vereadores aprovaram a proposta, apresentada pelos colegas Pedro Vieira e...

MPE antes e depois de Maluf no TCE

jose antonio borges 400 curtinha   Antes, membros do MPE fizeram esforço para impedir a nomeação de Guilherme Maluf como conselheiro do TCE, sob argumento de que não detinha notório saber jurídico, contábil, econômico e financeiro e ainda carrega vários processos judiciais nos ombros....

Fatura por média e multa à Energisa

thiago 400 ager curtinha   Após fiscalização no 2º semestre do ano passado, a Ager-MT multou em R$ 14,4 milhões a Energisa. Descobriu-se irregularidades na área comercial da concessionária de energia. Thiago Bernardes (foto), coordenador Regulador de Energia da Agência, explica que, no trabalho...

PS-VG e revolta por falta de médicos

marcondes curtinha 400   Principal calcanhar de Aquiles do 2º maior município do Estado, que registra hoje cerca de 200 mil habitantes, o Pronto Socorro de Várzea Grande não está recebendo pacientes ortopédicos e nem ginecológicos em sua porta de entrada. É que a unidade não tem...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.