Executivo

Sexta-Feira, 09 de Julho de 2010, 16h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

RONDONÓPOLIS

Pátio festeja resultado do Ideb


Alunos das escolas municipais de Rondonópolis alcançam nota no Ideb relativa à meta prevista para 2013...

   Apesar de enfrentar um período de crise com a greve de servidores e o baixo índice de aprovação entre a sociedade, o prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (PMDB) comemora a publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2009.

   De acordo com o levantamento, as escolas da rede municipal superaram a estimativa do Ministério da Educação (MEC). A meta projetada para as séries iniciais, 4º e 5º ano, era de 4.1 e o índice alcançado foi de 4.8. Já do 6º ao 8º ano, cujo Ideb registrado foi de 4.1, o avanço foi ainda maior, se aproximando da meta projetada somente para o ano de 2013.

   Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2007, o Ideb avalia em uma escala de 0 a 10 a aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. Nacionalmente, na primeira fase do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6 e nos anos finais, a evolução foi de 3,8 para 4,0, de modo que os estudantes da rede municipal de Rondonópolis ficaram acima da média brasileira.

   Segundo a secretária municipal de Educação, Marilda Soares Rufino, o êxito se deve ao investimento de 30% do orçamento na pasta, 5% a mais do que determina a lei. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 31,2 milhões na área. “O resultado ultrapassou nossa expectativa e estamos muito felizes. Isso significa que o nosso trabalho está pautado na questão da qualidade do ensino”, comemorou.

   Apesar do otimismo e da meta para 2011 já ter sido alcançada, para manter o padrão o prefeito ainda pode encontrar dificuldades, já que neste ano a pasta trabalha com orçamento reduzido – saiba mais aqui -, e também não ficou imune à greve dos servidores municipais, deflagrada em 31 de maio.


...e comemoram uma das melhores classificações do Estado quando o assunto é educação
Fotos: Matusalém Teixeira

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Valdir | Domingo, 18 de Julho de 2010, 10h28
    0
    0

    Pátio realmente tem que comemorar. Caiu em seu colo os resultados dos investimentos feitos pelo prefeito anterior. Ou alguém em sã consciência acredita que essas crianças aprenderam a ler, a escrever nos últimos dois anos. Rondonópolis vive a pior administração de sua história. Alguns feitos que esse prefeito festeja é resultado da administração anterior. Temos por exemplo a policlínica da Vila Mineira. A única coisa que o (des) governo do Pátio fez foi pintar e depois disso assumiu sozinho a paternidade da obra. É no mínimo desonestidade. Rondonópolis e seus bairros estão cheios de placas vermelhas com um símbolo de mais uma obra, porém não há obras. Há sim o desperdício do dinheiro público com propagandas enganosas. É lamentável que não tenhamos fiscais de fato para inibir gastos desnecessários desses prefeitos irresponsáveis. Coitado dos municípes de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, estão sozinhos, assistindo os prefeitos brincarem com a coisa pública. Esses municípios não mereciam essas administrações de faz-de-conta. É vergonhoso para a população abrir a boca e dizer que tem um prefeito. Nesses municípios não há.

  • Adilson | Sexta-Feira, 09 de Julho de 2010, 18h58
    0
    0

    Parabéns a todos os profissionais da educação de Rondonópolis e a administração pública municipal, que continue assim sendo exemplo para Mato grosso e Brasil...Parabéns !!

  • messias di caprio | Sexta-Feira, 09 de Julho de 2010, 17h30
    0
    0

    É ISSO AÍ MEU PREFEITO, MOSTRE A ESSES CARAS O QUE É INVESTIMETO NO SER HUMANO!!! MOSTRE A ELES QUE PARA SER UM BOM PREFEITO É TER NO CORAÇÃO O AMOR AS PESSOAS.

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

Candidatos e definição de suplentes

jos� medeiros curtinha 400   Alguns candidatos ao Senado estão batendo cabeça para compor suas suplências ou reedita-las, como é o caso de José Medeiros (foto), que, na primeira convenção (anulada), havia fechado chapa pura do Podemos com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.