Executivo

Sábado, 30 de Maio de 2020, 17h:24 | Atualizado: 30/05/2020, 17h:41

SINOP

Prefeita adia retorno das aulas em Sinop

Rodinei Crescêncio

Rosana Martinelli

O retorno das aulas nas escolas da rede municipal de Sinop, previsto para ocorrer na data de 1 de junho, próxima segunda, foi adiado. Atividades presenciais discentes e docentes seguem suspensas por tempo indeterminado, anunciou neste sábado, (300 a prefeita Rosana Martinelli. 

Para a tomada de decisão, a Prefeitura vinha avaliando de forma permanente o cenário Covid-19 tanto em Sinop quanto em municípios próximos. Além disso, a ampliação de leitos de UTI para pacientes vítimas do coronavírus no Hospital Regional de Sinop também era aguardada, uma vez que a relação leitos disponíveis x ocupação por casos da doença também deve ser respeitada, seguindo os diálogos estabelecidos com órgãos como o Ministério Público. 

"Não é apenas no município de Sinop que os casos estão aumentando. Decidimos que as aulas não retornarão. Diante desse compromisso e avaliando os casos evolutivos do Covid-19 no município, não retornaremos. Sempre falamos que havia uma previsão - que era segunda (1) - , mas estamos sendo prudentes. Enquanto não tivermos mais leitos de UTI funcionando em nosso município não vamos voltar as aulas", destacou Rosana Martinelli.

Até a sexta (29), o município contabilizava 54 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade. Segundo explicou a prefeita, todos os trâmites de segurança para a volta às aulas já tinham sido tomados. 

Medidas contempladas pelo plano de contingência da rede municipal de saúde listavam ações tanto dentro quanto fora das salas de aula. Por exemplo, higienização das unidades, adoção do uso contínuo de álcool tanto para limpeza de mãos quanto de materiais de alunos e professores, aferição da temperatura corporal dos alunos, distanciamento mínimo de um metro e meio entre os alunos e nova sistemática para o horário de lanche, evitando aglomeração, bem como suspensão de atividades coletivas ao ar livre.

Embora as atividades presenciais não retornem nas escolas, o método pedagógico permanece com atividades disponibilizadas de forma online ou em material impresso, com retirada na Secretaria de Educação. 

Famílias credenciadas no Bolsa Família e cujos filhos estão matriculados na rede municipal voltarão a receber o kit merenda da Prefeitura de Sinop. Novas ações de desinfecção em áreas públicas voltarão a ser realizadas.

A decisão da Prefeitura de Sinop não influencia a rede particular de educação, que vem retomando suas aulas de forma gradativa e de forma facultativa.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Servidores sem pagar os empréstimos

adevair cabral curtinha 400   A Câmara de Cuiabá rejeitou o veto total do prefeito Emanuel e promulgou a Lei 6.547, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados tanto dos servidores públicos ativos e inativos da prefeitura quanto da própria Câmara Municipal. A...

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.