Executivo

Quarta-Feira, 18 de Março de 2020, 09h:06 | Atualizado: 18/03/2020, 13h:53

EFEITO CORONAVÍRUS

Prefeita de VG suspende aulas nas escolas municipais e estende horários na saúde

Assessoria

Lucimar Campos Coronavirus

Lucimar Campos em reunião com secretários na Prefeitura de VG, em que assinou decreto com medidas para período de atenção com coronavírus

A prefeita Lucimar Campos determinou que as unidades públicas de saúde de Várzea Grande (Unidades Básicas de Saúde – UBS, Clínica de Atenção Primária a Saúde, Centros de Saúde e Unidades de Saúde da Família) passem a funcionar em horário estendido a partir da semana que vem.

A medida foi anunciada ontem (17), em reunião ampliada com todo o secretariado e principais assessores, quando divulgou o decreto que dispõe sobre medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo coronavírus (COVID 19) e instituiu o Comitê de Enfrentamento.

Outra medida anunciada foi a suspensão das aulas a partir de próxima segunda (23), até 5 de abril. O período será uma antecipação do recesso de meio de ano.

“Estamos unindo esforços no sentido de combater essa pandemia que assola todo o planeta e precisamos contar com o comprometimento e o respeito de todos detentores de funções públicas para convencermos a população do papel preponderante que ela tem em prevenir, em evitar a propagação da doença”, disse Lucimar, pregando o distanciamento social.

O decreto também determina que, por 30 dias, fica suspenso eventos com público superior a 100 pessoas em local aberto e 50 em espeços fechados, e que exijam licença do poder público, especialmente da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.

O secretário de Saúde Diógenes Marcondes lembrou que a prefeitura vai se utilizar da forças das mídias, principalmente sociais, para alertar a população de que medidas adotar para educar e orientar a todos, qual medida tomar, quando procurar unidades de saúde e quais os procedimentos a serem adotadas em termos de atendimento médico.

O titular da Saúde de Várzea Grande sinalizou como fundamental que as campanhas educativas e orientativas cheguem a população com idade igual ou superior a 60 anos e aquelas com patologias crônicas, aos estudantes de escolas públicas e privadas, usuários do transporte coletivo que reúne mais de 100 mil passageiros diários em Várzea Grande, servidores públicos e profissionais que atuam em comércio, indústrias, bares, restaurantes e similares.

Outro cuidado adotado, foi com relação aos aposentados e pensionistas da Previdência de Várzea Grande (Previvag), que no aniversário devem comparecer a entidade para a realização de pesquisas externas para fins de comprovação de vida e momentaneamente terão essa exigência dispensada.

“O COVID 19 atinge uma parcela da população, mas todos, indistintamente serão atendidos, cobertos pelos esforços e dedicação do Poder Público de Várzea Grande”, disse o secretário de Saúde.

PageFlips: Decreto VG Coronavírus

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Decreto "anula" o MPE em Juscimeira

moises 400 juscimeira curtinha   Em Juscimeira, o promotor de Justiça Adalberto Ferreira recorreu à Justiça de forma desnecessária. Pleiteou e conseguiu uma liminar para suspender um decreto do prefeito Moisés dos Santos que, segundo a ação, havia reduzido as medidas de isolamento social, permitindo...

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ECSP explica confusão com Marcrean

marcrean 400 curtinha   A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) emitiu nota sobre a suposta “carteirada” do vereador Marcrean Santos (foto) no HMC. Ele foi pivô de confusão e um vídeo viralizou nas redes sociais. Segundo a ECSP, o parlamentar foi até o local pedir informações...

PL quer suspender dívidas das cidades

max russi curtinha 400   Ex-prefeito de Jaciara, o deputado Max Russi (PSB) apresentou projeto que visa suspender os pagamentos das dívidas dos municípios com o Estado, durante o período de calamidade pública que foi decretado pelo governo por causa da pandemia do coronavírus. Max ressalta que MT não deve...

Articulação pra tentar voltar ao Procon

gisela simona 400 curtinha   Com adiamento e ainda sem nova data para a eleição suplementar ao Senado, Gisela Simona (Pros), que se afastou do Executivo para concorrer ao pleito, quer retornar ao cargo de secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), vinculado à secretaria...

Senadora, ataques e defesa de Galvan

selma arruda 400 curtinha   Selma Arruda, senadora cassada por crimes eleitorais, um deles caixa 2, escreveu artigo entitulado "MP x Aprosoja. Afinal, quem tem razão", especialmente para defender o aliado político Antonio Galvan, presidente da Aprosoja. Ao concordar com plantio de soja dentro de período proibido pela...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.