Executivo
Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 10h:29 | Atualizado: 03/12/2020, 10h:54
Prefeito prevê debandada de 30 da AMM se Neurilan conquistar um novo mandato
Andhressa Barboza
As mudanças nas regras para a escolha do novo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) não agradaram parte dos filiados e mais de 30 pretendem se desfiliar da entidade, caso Neurilan Fraga (PL) seja reeleito para o 4º mandato. É o que revela o prefeito de Nortelândia Zema Fernandes (PP), ex-aliado de neurilan. O orçamento anual da AMM é de quase R$ 1,2 milhão.
Ao contrário do que ocorreu no pleito anterior, onde a eleição foi em janeiro e o mandato previsto era de 2 anos, desta vez, às vésperas do processo eleitoral da entidade, ocorreram mudanças no regimento interno da AMM e os 121 prefeitos filiados vão às urnas em 15 de dezembro. O mandato foi reduzido para 3 anos.
Duas chapas devem concorrer à direção da associação. Serão encabeçadas por Neurilan e pelo prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, o Maurão (PPS). Ambos têm até amanhã para entregar a documentação e registrar a chapa.
“Estou apoiando o Maurão e os prefeitos novos estão descontentes pelo fato da eleição ter sido antecipada. A gente prevê uma desfilação em massa de 30 prefeitos da AMM vai ter um esvaziamento. Eu mesmo vou ser um deles”, disparou Zema. Hoje a entidade tem 121 gestores com filiação regular e pagamentos em dia - eles estão aptos a escolher o novo dirigente.
Reprodução

Apesar de ser do mesmo município onde Neurilan foi prefeito e já terem sido aliados, Zema se distanciou do gestor da AMM e faz críticas à sua postura autocentrada. Revela ainda há muito desgaste político do ex-prefeito que viu seu candidato em Nortelândia Gilmar Gomes (MDB), neste último pleito, amargar a terceira colocação no número de votos.
“Todos reconhecem o trabalho dele (Neurilan), mas precisa passar o bastão para alguém, não existe só ele de competente. Tem outros que também podem contribuir, essa é a grande insatisfação. Contribuir com uma entidade que sempre tem o mesmo e, se alguém tem uma divergência aí se sente excluído”.
Com a possibilidade de sair da AMM, Zema diz que os prefeitos estão se articulando para fortalecer os consórcios intermunicipais. É o caso do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Alto do Rio Paraguai, do qual acaba de assumir a presidência e é formado pelos municípios Tangará da Serra, Nortelândia, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Santo Afonso, Nova Marilândia, Denise, Arenápolis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Diamantino, Alto Paraguai, Nova Olímpia.
Eleição
A escolha da diretoria executiva e do conselho fiscal da AMM acontece na próxima semana, em 15 de dezembro, para o triênio 2021/2023. O regimento da eleição estabelece que as chapas, com os nomes dos candidatos, deverão ser protocoladas na Coordenação Jurídica da AMM até as 17 horas desta sexta (4).
O documento estabelece o prazo de 48 horas para a interposição de impugnação às chapas, que devem ser integradas somente por representantes de municípios associados à AMM. Conforme o edital de convocação, a primeira chamada será às 8 horas e a segunda chamada às 9 horas, com término previsto para as 17 horas.
A votação será realizada de forma mista - presencial e eletrônica - podendo o prefeito escolher a modalidade, sendo que a votação presencial será realizada na sede da AMM. Estão aptos a votar todos os membros associados em situação de regularidade perante a instituição.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, esclarece que a votação será de forma mista, considerando os riscos que a pandemia do coronavírus ainda oferece. “A eleição da nova diretoria da AMM será conduzida de maneira muito segura para que todos os prefeitos participem, democraticamente, da escolha da nova diretoria”, assinalou.
A comissão eleitoral é composta pelos seguintes prefeitos: João Antônio da Silva Balbino (Rosário Oeste), Miguel José Brunetta (Santo Antônio do Leste), Arivaldo Medeiros de Santana (São José do Povo), José Mauro Figueiredo (Arenápolis) e Humberto Domingues (Guiratinga).
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
Celio macedo | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 16h4510
Precisamos de um corpo estranho como a AMM?
-
Atento eleitor | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 13h5132
Uma briga entre criador e criatura. Isso aí é briga de quintal
-
Gutemberg Abreu | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 13h2071
Se esse cidadão for reeleito a culpa é dos prefeitos, se querem moralizar votem contra e depois da eleição façam uma revisão desse regimento feito por ele e para ele.
-
Robson Oliveira | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 12h0161
A referida Associação virou a associação dos malandros e amiguinhos do Neurilan, um absurdo essa manobra. O ideal seria todos os prefeitos desfilarem e deixar o larido do Neurilan com a brocha na mão, uma vez que, a AMM se transformou em uma entidade que sai do nada para lugar nenhum.
-
Zé Brumado | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 11h1361
Alguém poderia me informar para que serve a AMM?
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Executivo / DIPLOMACIA
Brasil não foi bem nos últimos dois anos, avalia Blairo sobre relações com a China
-
Executivo / PRESSÃO DE PAIS
Emanuel deve anunciar decisão sobre retorno das aulas na Capital na próxima 2ª
-
Executivo / PLANO FUNCIONAL
Sem integrantes de Cuiabá, Governo e VG debatem diretrizes para implantar o BRT
-
Executivo
Eleito com discurso da "nova política", prefeito coloca 4 parentes no 1º escalão
-
Executivo / IMPASSE
Após negar convite, Emanuel não manda técnicos à reunião sobre BRT no Paiaguás