Executivo

Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 16h:19 | Atualizado: 30/06/2020, 18h:22

Prefeito quer recorrer contra lockdown: sacrificar o peixe por causa do molho

O prefeito de Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá), Alcino Barcelos (PRB), está indignado com a decisão do juiz federal Rodrigo Bahia Accioli Lins, que determinou fechamento do comércio de 22 municípios no entorno de Cáceres, devido ao aumento de casos da Covid-19. Barcelos vai recorrer da decisão que considera “desorganizada” e prejudicial ao comércio.

“Fazer um fechamento no começo do mês, quando um comércio não se preparou é dar um tiro no pé. A pessoas não se organizaram pra isso, não compraram mantimentos para colocar em casa, se fosse uma coisa organizada eu concordaria “, disse à Rádio Ponte.

Nessa terça (30), o juiz federal determinou que os prefeitos adotem as mesmas medidas de Cáceres, que determinou lockdown na semana passada. A multa por descumprimento é de R$ 100 mil. Na decisão, ressalta que são apenas 5 leitos de UTI para a população de 320 mil pessoas e aponta ainda que há 50 doentes graves aguardando vaga.

Mas o prefeito não concorda e quer reverter o caso na Justiça. “Se tiver que respeitar a decisão a gente vai, mas quero deixar claro que não concordo”. Alega que não seria o momento oportuno e teriam outras medidas que considera prioritárias, como a aquisição de medicamentos e a contratação de médicos, em falta na região.

Barcelos disse que mesmo com o alto número de casos e a falta de UTIs, o mais importante seria a prevenção. “Estamos perdendo vidas? claro que estamos e eu sinto muito, fico triste porque tenho uma mãe idosa de quase 70 anos e acho que se ela pegar o vírus, não vai escapar, pois ela tem muitas comorbidades. Mas nesse momento precisamos ter equilíbrio e não podemos sacrificar o peixe por causa do molho”.

Apenas 5 leitos

A decisão atende aos pedidos dos Ministérios Públicos do Estado e Federal, que destacam a falta de estrutura da rede de saúde nos municípios que contam com somente dois hospitais que lidam com alta complexidade na região: o Hospital São Luiz e o Hospital Regional.

Ambos os hospitais são de Cáceres e somadas as populações dos municípios, 320 mil pessoas contam com apenas 5 vagas em UTIs. O pedido ainda aponta que mais de 50 pacientes graves aguardam leitos e já teriam ocorrido mortes devido à falta de vagas.

Os municípios da região oeste são Araputanga, Comodoro, Conquista d'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Marcio | Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 14h19
    0
    0

    Se responsabiliza então civilmente e criminalmente pelas vitimas! Colocar as pessoas em risco de vida é o mesmo que assassinar! CADEIA NELES!

  • Silvane | Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 10h49
    0
    0

    E qual seria o momento certo??? O colapso na saúde já vem a dias, esta decisão no meu ponto de vista já deveria ter sido tomada, a população ainda não entendeu que se alguém precisar de hospitais, não temos, antes agora que tarde demais.

  • Amaral antunes | Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 20h50
    1
    0

    Prefeito obeso e teimoso. É desses que o covid gosta de comer, tudo!!!

Disputa a prefeito e apoio de Sachetti

 luizao_curtinha400   O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão (foto), ex-presidente da CDL de Rondonópolis, está mesmo determinado a encarar, pela primeira vez, o teste das urnas para prefeito. E inicia uma oposição dura à gestão Zé do Pátio, que buscará a...

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.