Executivo

Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 10h:19 | Atualizado: 12/03/2014, 10h:21

Prefeitura investe em coleta seletiva

A Prefeitura de Cuiabá vai investir R$ 14 milhões para ampliar a coleta seletiva na Capital. O projeto, em parceria com o BNDES, está sendo finalizado e a previsão é que seja colocado em prática até o final do ano. Conforme a proposta, 50% dos recursos serão do banco e a outra metade será a contrapartida da administração municipal.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, afirma que esse valor ainda pode aumentar, caso haja necessidade. “Se a prefeitura puder arcar com uma ordem maior de investimento, o BNDES também terá que oferecer uma quantia maior”.

Os recursos serão utilizados na instrumentalização das cooperativas e construção de três unidades de triagem e comercialização. Também está prevista a capacitação e formação, assim como a inclusão social dos catadores. Hoje, a prefeitura coleta cerca de 530 toneladas de lixo doméstico por dia. Desse total, apenas 0,6% é destinado às cooperativas de catadores, que conseguem reciclar em torno de 70 toneladas de materiais por mês.

O representante do BNDES, Leonardo Pamplona, disse que a reunião serviu para o esclarecimento de algumas dúvidas acerca do projeto. “Conseguimos entender também a realidade do município para que possamos dar andamento à ampliação da coleta”, pontuou Pamplona.

Após a entrega das adequações, o projeto passará por algumas etapas no BNDES e, em cerca de seis meses, deve estar pronto para ser executado. A perspectiva, segundo Pamplona, é de que ainda este ano possa dar início à implantação da coleta seletiva em Cuiabá.

Também participaram da reunião, realizada ontem (11), o coordenador do Comitê Pró-Copa de Cuiabá, Carlos Klaus, servidores pastas de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, da secretaria estadual de Meio Ambiente, do Fórum Estadual “Lixo e Cidadania”, da Cooperativa Alternativa de Catadores e Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam) e da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopemar). (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Ná | Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 11h05
    1
    0

    Até que enfim vai ser ampliada essa coleta. Moro no CPA IV e seleciono material há muito tempo, o problema é fazer a entrega. O caminhão só passa no CPA I tenho que levar o material todo para lá ou fazer a entrega direto na cooperativa. Mas parabéns a prefeitura pela iniciativa. Desde já, é bom fazer campanhas para que as pessoas se acostumem a selecionar seu lixo. Muitas pessoas dependem disso para sobreviver e a natureza agradece.

  • Moreira | Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 09h10
    1
    0

    Parabéns prefeito Mauro, é isso que queremos da sua gestão, projetar a capital para uma melhor qualidade de vida. Falta o cata "treco" será que tem um projeto neste sentido? Os ecopontos são poucos e não atendem toda a cidade.

  • Clauberto de Amorim Valim Franco | Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 02h41
    0
    0

    Boa iniciativa Prefeito Mauro Mendes, das três unidades de triagem, uma tem que ser próximo do centro, demais ponto deverá ser escolhido com base em estatística e logística, uma vez que, os pontos de recebimento pode ser infinito, dependendo apenas da conscientização da população.

  • marta | Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 17h58
    0
    0

    prefeito ta na hora de passar em bairro proximos ao centro de cuiaba, e catar sucata, televisão, lavadeira eletrica etc.......ja esta mdeixando esses produtos velhos antigos na s calçadas....cade o tal cata cacareco?

Matéria(s) relacionada(s):

PS-VG e revolta por falta de médicos

marcondes curtinha 400   Principal calcanhar de Aquiles do 2º maior município do Estado, que registra hoje cerca de 200 mil habitantes, o Pronto Socorro de Várzea Grande não está recebendo pacientes ortopédicos e nem ginecológicos em sua porta de entrada. É que a unidade não tem...

Emanuel, feitos, paletó e a reeleição

emanuel pinheiro 400 curtinha   O núcleo de apoio estratégico do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) está empolgado com resultado de pesquisas realizadas tanto para avaliar como está indo a administração da Capital, pontuando pontos fracos e fortes, quanto sobre se há chance ou não de...

Deputada critica Bruno no Operário-VG

janaina riva 400 curtinha   Acostumada a enfrentar temas polêmicos, dentro e fora da seara política, Janaína Riva foi a única parlamentar a se manifestar publicamente sobre a decisão do Operário de Várzea Grande de contratar o goleiro Bruno, condenado a 20 anos por matar e ocultar o corpo da...

Espólio político de Selma que não virá

otaviano pivetta 400 curtinha   O vice-governador e pré-candidato ao Senado, Otaviano Pivetta (foto), tem encampado um equivocado entusiasmo sobre possível espólio político de Selma Arruda. Mas a tendência, se insistir nessa tese, é de amargar uma tremenda frustração. Pivetta tem dito aos...

Beto decide em maio quem vai apoiar

beto farias 400 curtinha   O prefeito barra-garcense e empresário Beto Farias (foto), que conclui neste ano o segundo mandato consecutivo, não sabe ainda quem apoiar à sucessão municipal. E só tomará uma decisão em maio, já faltando dois meses para as convenções. Até...

Lucas impõe regras pra cortar energia

luiz binotti 400 curtinha   Em Lucas do Rio Verde, a Energisa está proibida de interromper o fornecimento de energia elétrica, mesmo por inadimplência, sem informar ao consumidor, por escrito e com antecedência de 15 dias, sobre a suspensão dos serviços. O projeto aprovado pelos vereadores se transformou na...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.