Executivo

Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 10h:19 | Atualizado: 12/03/2014, 10h:21

Prefeitura investe em coleta seletiva

A Prefeitura de Cuiabá vai investir R$ 14 milhões para ampliar a coleta seletiva na Capital. O projeto, em parceria com o BNDES, está sendo finalizado e a previsão é que seja colocado em prática até o final do ano. Conforme a proposta, 50% dos recursos serão do banco e a outra metade será a contrapartida da administração municipal.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, afirma que esse valor ainda pode aumentar, caso haja necessidade. “Se a prefeitura puder arcar com uma ordem maior de investimento, o BNDES também terá que oferecer uma quantia maior”.

Os recursos serão utilizados na instrumentalização das cooperativas e construção de três unidades de triagem e comercialização. Também está prevista a capacitação e formação, assim como a inclusão social dos catadores. Hoje, a prefeitura coleta cerca de 530 toneladas de lixo doméstico por dia. Desse total, apenas 0,6% é destinado às cooperativas de catadores, que conseguem reciclar em torno de 70 toneladas de materiais por mês.

O representante do BNDES, Leonardo Pamplona, disse que a reunião serviu para o esclarecimento de algumas dúvidas acerca do projeto. “Conseguimos entender também a realidade do município para que possamos dar andamento à ampliação da coleta”, pontuou Pamplona.

Após a entrega das adequações, o projeto passará por algumas etapas no BNDES e, em cerca de seis meses, deve estar pronto para ser executado. A perspectiva, segundo Pamplona, é de que ainda este ano possa dar início à implantação da coleta seletiva em Cuiabá.

Também participaram da reunião, realizada ontem (11), o coordenador do Comitê Pró-Copa de Cuiabá, Carlos Klaus, servidores pastas de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, da secretaria estadual de Meio Ambiente, do Fórum Estadual “Lixo e Cidadania”, da Cooperativa Alternativa de Catadores e Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam) e da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopemar). (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Ná | Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 11h05
    1
    0

    Até que enfim vai ser ampliada essa coleta. Moro no CPA IV e seleciono material há muito tempo, o problema é fazer a entrega. O caminhão só passa no CPA I tenho que levar o material todo para lá ou fazer a entrega direto na cooperativa. Mas parabéns a prefeitura pela iniciativa. Desde já, é bom fazer campanhas para que as pessoas se acostumem a selecionar seu lixo. Muitas pessoas dependem disso para sobreviver e a natureza agradece.

  • Moreira | Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 09h10
    1
    0

    Parabéns prefeito Mauro, é isso que queremos da sua gestão, projetar a capital para uma melhor qualidade de vida. Falta o cata "treco" será que tem um projeto neste sentido? Os ecopontos são poucos e não atendem toda a cidade.

  • Clauberto de Amorim Valim Franco | Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 02h41
    0
    0

    Boa iniciativa Prefeito Mauro Mendes, das três unidades de triagem, uma tem que ser próximo do centro, demais ponto deverá ser escolhido com base em estatística e logística, uma vez que, os pontos de recebimento pode ser infinito, dependendo apenas da conscientização da população.

  • marta | Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 17h58
    0
    0

    prefeito ta na hora de passar em bairro proximos ao centro de cuiaba, e catar sucata, televisão, lavadeira eletrica etc.......ja esta mdeixando esses produtos velhos antigos na s calçadas....cade o tal cata cacareco?

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.