Executivo
Sábado, 21 de Novembro de 2020, 14h:22 | Atualizado: 22/11/2020, 08h:28
Professores protestam contra fechamento de escola em VG; secretário vai à ALMT
Da Assessoria
Professores e comunidade escolar da Escola Estadual Mercedes de Paula Sôda, no bairro Jardim Paula I, em Várzea Grande, realizaram uma manifestação contra a desativação da unidade, na manhã de hoje (21). As escolas estaduais Miguel Baracat e Ernandy Maurício Baracat de Arruda também serão desativadas, conforme orientativo enviado pela secretaria estadual de Educação (Seduc-MT).
Reprodução

Professores e comunidade escolar foram até a escola protestar na manhã deste sábado
O deputado estadual Henrique Lopes, que acompanha de perto a situação da Educação em Mato Grosso, convocou o secretário estadual da Pasta, Alan Porto, para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A reunião acontecerá na quarta (25), das 8h às 10h.
“É urgente que todos fiquem muito atentos aos desmandos do governador Mauro Mendes, por isso pedi a presença do secretário na ALMT. Além do fechamento de escolas estaduais, Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e Centros de Formação Profissional (Cefapros), também pedi esclarecimentos sobre o fim da eleição para diretores das unidades, reordenamento da rede estadual, tramitação do Plano Estadual de Educação e cumprimento das metas previstas em 2017, cumprimento da Lei 7.040/98, que dispõe sobre eleição de diretores, encerramento do ano letivo e situação dos contratos temporários. Estamos assistindo uma série de irresponsabilidades por parte do governo e precisamos entender qual o compromisso do Estado com a Educação”, destacou o parlamentar.
Por conhecer o verdadeiro cenário da educação pública e gratuita do Estado, Henrique afirmou que o Governo não pode “se dar ao luxo” de fechar escolas. O deputado ainda chamou atenção de que, com a desativação de escolas, os estudantes serão transferidos para unidades mais distantes de onde moram.
Fablicio Rodrigues

O deputado Henrique Lopes convocou o secretário de Estado de Saúde para explicações
“Sabemos que muitos pais não conseguem levar e buscar os filhos, por isso optam por escolas no bairro. As crianças acabam fazendo o trajeto sozinhas. Com a transferência para outras regiões, terão que se deslocar para longe, atravessar avenidas e etc”, alertou.
Única escola estadual do bairro
A professora Leliane Borges ressaltou que a Escola Estadual Mercedes de Paula Sôda é a única da rede estadual no bairro Jardim Paula I.
“A presença da escola valoriza e enriquece a comunidade. Com o fechamento dessas escolas, os estudantes serão encaminhados para outras mais distantes. No caso da Escola Estadual Miguel Baracat, por exemplo, que atende a região do Engordador e Icaraí. Nessa região não tem nenhuma escola e a opção que a Seduc-MT deu é fazer o traslado do aluno de ônibus. Sendo que os veículos estão em péssimas condições e os estudantes que dependem deles frequentam a escola, geralmente, três vezes por semana. Chegam cansados, trazendo muito prejuízo na construção do conhecimento”, avaliou.
Em desabafo, o professor da Escola Estadual Mercedes de Paula Sôda, Melquíades Novaes dos Santos Junior, afirmou que todos da unidade estão muito tristes com a decisão. Melquíades ainda ressaltou que os profissionais foram “pegos de surpresa”, já que a comunidade escolar não foi ouvida antes da decisão final da Seduc-MT.
“O ano letivo termina normalmente em 21 de dezembro. Depois disso os alunos sairão daqui com transferência nas mãos para procurarem outra escola. A indicação é a Escola Estadual Nadir de Oliveira, que está sendo reformada. Mas estamos enviando um formulário para os pais opinarem se concordam com o fechamento da escola. A partir disto, vamos tentar reverter a situação. Nós servidores não achamos justo, já que a escola tem 373 alunos e estão sendo desativadas às unidades com menos de 300”, explicou.
Postar um novo comentário
Comentários (20)
-
Ovo | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 08h0610
A tal Dra, que ñ fez doutorado se enganou. Com um calor desse, professor deve tomar cerveja na casa dele e ñ vinho. Ele paga com o dinheiro dele. Assiste Netflix pq foi obrigado a gastar e muito com internet p lecionar de dentro da sua casa. Qto ao Mário CPA, quem ñ quer q tenha vacina é o Bolsonaro, afinal é uma gripezinha. Pare de Mú mú múúúú
-
Mario Navarro CPA | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 20h3209
Não quero ser advogado do diabo mas na rua onde moro Pedra Preta tem professores engordando e torcendo pra nao twr vacina. Salario garantido. Home office é Sky e Stella Artois. Vamos trabalhar. Pra ir no shopping professores podem? Pra empinar pipa na rua podem? Então tem que ter aula. Mi mi mi. Bolsonaro está certo. São maricas.
-
GILLIARD GIOVANNI SILVEIRA HORTENCIO | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 19h2810
Poxa DRA Regina da Chapada, infelizmente o nosso trabalho está congelado desde o início do governo Mauro Mendes. Mas é uma pena nós professores não estarmos podendo tomar um vinho do porto como a senhora sugeriu, pois seria muito bom para distrair num final de dias desgastantes que estamos tendo com as aulas online, mas infelizmente não posso pois o governador Mauro Mendes tem confiscado boa parte do meu salário.
-
Marcia | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 17h4250
Nossa !!Quanta grosseria!!! Comentário desagradável...Vc esqueceu que foi o Parasita que te auxiliou vc a se tornar uma Advogada..aliás...Vc tem doutorado??? Vc precisa se informar mais...Sou professora e não aceito ser chamada de Parasita...Admiro uma pessoa com um título de direito e se expor um comentário tão baixo nivel!!!
-
Márcia Agripina Ramires Jamil | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 14h5220
Dra Regina da Chapada, a senhora se lembra do nome da parasita que te ensinou a ler e a escrever? A senhora é Dra em que mesmo? Desculpa a pergunta,?
-
Samara p. De souza | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 13h4420
Quando os órgãos políticos não enxergarem a educação como primordial fica difícil. O dinheiro dos professores Só da para comprar o que comer, internet para dar aula on-line imagina para tomar vinho do Porto. É fácil criticar de foda quem eata dentro trabalhando.
-
Etson Iten | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 13h1630
Doutora?? Sera que tem este título mesmo? Porque geralmente as pessoas que fazem um curso de doutorado, antes de abrir a "boca para falar M..." procuram se informar um pouco mais. Talvez tenha uma graduação e sonha com um doutorado, e ainda usa no jaleco a identificação Dr°. Volta a estudar, que um professor pode ajudar.....não ser tão ignorante.
-
Lucilia Maria da Silva | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 12h4370
Dra: Com todo respeito que tenho á categoria!! Nós, estamos encerrando um ano atípico devido á pandemia. A digníssima senhora, sabe quantas noites fiquei sem dormir? Pensando como iria me adaptar e ministrar as aulas remotas! Primeiro : providenciar um espaço, not book mais potente, por que o meu filho também precisava de um, há me esqueci mesas , cadeiras , internet com potência necessária. E a senhora, me diz que professor está assistindo filme é tomando vinho! Conheça á realidade dessa categoria sofrida que nunca teve valor! Faça um cálculo o quanto foi gasto e continuo tendo para ministrar uma aula de qualidade! Os valores estão invertidos fechando escola e inaugurando presídios.
-
Gonçalo Corrêa | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 11h4191
Essa Dra só deve ser bolsolixo mesmo junto com esse horroroso governador Mauro mente, querem acabar mesmo com a sociedade, a sociedade sem estudo é um povo preso nesse regime que vcs querem implantar no Brasil, miséria fome, terror e ainda sem educação, Mercedes de Paula quantas crianças já passaram por aqui a educação transformou a vida de muitas famílias, agora se for criar um melhor e maior como as escolas modelo da época do blairro Maggi com piscina e ginásio tudo bem, mais fechar por fechar sem motivos sai fora governador.
-
Alice Pereira de Campos | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 11h09120
Fechar escolas e inaugurar presídios, essa é a do governo Mauro Mendes.
Confira também:
- Março de 2021
-
Executivo / R$ 25 MILHÕES
Cuiabá pode enfrentar dificuldades para manter as 135 UTIs sem recurso federal
-
Executivo / Portaria
Secretária revoga avaliação nota 10 de Gisela Simona no Procon-MT - confira
-
Executivo / STAFF
Ozenira pode deixar a Secretaria de Saúde e vereador é cotado para ocupar o cargo
-
Executivo / TRANSPORTE
Ex-secretário de Bolsonaro detona Mauro por mudança do VLT para BRT - assista
-
Executivo / CONTRA COVID
Mauro e mais 20 governadores articulam medidas restritivas em conjunto -entenda