Executivo

Sábado, 21 de Novembro de 2020, 14h:22 | Atualizado: 22/11/2020, 08h:28

EDUCAÇÃO

Professores protestam contra fechamento de escola em VG; secretário vai à ALMT

Professores e comunidade escolar da Escola Estadual Mercedes de Paula Sôda, no bairro Jardim Paula I, em Várzea Grande, realizaram uma manifestação contra a desativação da unidade, na manhã de hoje (21). As escolas estaduais Miguel Baracat e Ernandy Maurício Baracat de Arruda também serão desativadas, conforme orientativo enviado pela secretaria estadual de Educação (Seduc-MT).

Reprodução

Professores protestam contra fechamento de escola em VG

Professores e comunidade escolar foram até a escola protestar na manhã deste sábado

O deputado estadual Henrique Lopes, que acompanha de perto a situação da Educação em Mato Grosso, convocou o secretário estadual da Pasta, Alan Porto, para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A reunião acontecerá na quarta (25), das 8h às 10h.

“É urgente que todos fiquem muito atentos aos desmandos do governador Mauro Mendes, por isso pedi a presença do secretário na ALMT. Além do fechamento de escolas estaduais, Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e Centros de Formação Profissional (Cefapros), também pedi esclarecimentos sobre o fim da eleição para diretores das unidades, reordenamento da rede estadual, tramitação do Plano Estadual de Educação e cumprimento das metas previstas em 2017, cumprimento da Lei 7.040/98, que dispõe sobre eleição de diretores, encerramento do ano letivo e situação dos contratos temporários. Estamos assistindo uma série de irresponsabilidades por parte do governo e precisamos entender qual o compromisso do Estado com a Educação”, destacou o parlamentar.

Por conhecer o verdadeiro cenário da educação pública e gratuita do Estado, Henrique afirmou que o Governo não pode “se dar ao luxo” de fechar escolas. O deputado ainda chamou atenção de que, com a desativação de escolas, os estudantes serão transferidos para unidades mais distantes de onde moram.

Fablicio Rodrigues

Henrique Lopes

O deputado Henrique Lopes convocou o secretário de Estado de Saúde para explicações

“Sabemos que muitos pais não conseguem levar e buscar os filhos, por isso optam por escolas no bairro. As crianças acabam fazendo o trajeto sozinhas. Com a transferência para outras regiões, terão que se deslocar para longe, atravessar avenidas e etc”, alertou.

Única escola estadual do bairro

A professora Leliane Borges ressaltou que a Escola Estadual Mercedes de Paula Sôda é a única da rede estadual no bairro Jardim Paula I.

“A presença da escola valoriza e enriquece a comunidade. Com o fechamento dessas escolas, os estudantes serão encaminhados para outras mais distantes. No caso da Escola Estadual Miguel Baracat, por exemplo, que atende a região do Engordador e Icaraí. Nessa região não tem nenhuma escola e a opção que a Seduc-MT deu é fazer o traslado do aluno de ônibus. Sendo que os veículos estão em péssimas condições e os estudantes que dependem deles frequentam a escola, geralmente, três vezes por semana. Chegam cansados, trazendo muito prejuízo na construção do conhecimento”, avaliou.

Em desabafo, o professor da Escola Estadual Mercedes de Paula Sôda, Melquíades Novaes dos Santos Junior, afirmou que todos da unidade estão muito tristes com a decisão. Melquíades ainda ressaltou que os profissionais foram “pegos de surpresa”, já que a comunidade escolar não foi ouvida antes da decisão final da Seduc-MT.

“O ano letivo termina normalmente em 21 de dezembro. Depois disso os alunos sairão daqui com transferência nas mãos para procurarem outra escola. A indicação é a Escola Estadual Nadir de Oliveira, que está sendo reformada. Mas estamos enviando um formulário para os pais opinarem se concordam com o fechamento da escola. A partir disto, vamos tentar reverter a situação. Nós servidores não achamos justo, já que a escola tem 373 alunos e estão sendo desativadas às unidades com menos de 300”, explicou.

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • Ovo | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 08h06
    1
    0

    A tal Dra, que ñ fez doutorado se enganou. Com um calor desse, professor deve tomar cerveja na casa dele e ñ vinho. Ele paga com o dinheiro dele. Assiste Netflix pq foi obrigado a gastar e muito com internet p lecionar de dentro da sua casa. Qto ao Mário CPA, quem ñ quer q tenha vacina é o Bolsonaro, afinal é uma gripezinha. Pare de Mú mú múúúú

  • Mario Navarro CPA | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 20h32
    0
    9

    Não quero ser advogado do diabo mas na rua onde moro Pedra Preta tem professores engordando e torcendo pra nao twr vacina. Salario garantido. Home office é Sky e Stella Artois. Vamos trabalhar. Pra ir no shopping professores podem? Pra empinar pipa na rua podem? Então tem que ter aula. Mi mi mi. Bolsonaro está certo. São maricas.

  • GILLIARD GIOVANNI SILVEIRA HORTENCIO | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 19h28
    1
    0

    Poxa DRA Regina da Chapada, infelizmente o nosso trabalho está congelado desde o início do governo Mauro Mendes. Mas é uma pena nós professores não estarmos podendo tomar um vinho do porto como a senhora sugeriu, pois seria muito bom para distrair num final de dias desgastantes que estamos tendo com as aulas online, mas infelizmente não posso pois o governador Mauro Mendes tem confiscado boa parte do meu salário.

  • Marcia | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 17h42
    5
    0

    Nossa !!Quanta grosseria!!! Comentário desagradável...Vc esqueceu que foi o Parasita que te auxiliou vc a se tornar uma Advogada..aliás...Vc tem doutorado??? Vc precisa se informar mais...Sou professora e não aceito ser chamada de Parasita...Admiro uma pessoa com um título de direito e se expor um comentário tão baixo nivel!!!

  • Márcia Agripina Ramires Jamil | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 14h52
    2
    0

    Dra Regina da Chapada, a senhora se lembra do nome da parasita que te ensinou a ler e a escrever? A senhora é Dra em que mesmo? Desculpa a pergunta,?

  • Samara p. De souza | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 13h44
    2
    0

    Quando os órgãos políticos não enxergarem a educação como primordial fica difícil. O dinheiro dos professores Só da para comprar o que comer, internet para dar aula on-line imagina para tomar vinho do Porto. É fácil criticar de foda quem eata dentro trabalhando.

  • Etson Iten | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 13h16
    3
    0

    Doutora?? Sera que tem este título mesmo? Porque geralmente as pessoas que fazem um curso de doutorado, antes de abrir a "boca para falar M..." procuram se informar um pouco mais. Talvez tenha uma graduação e sonha com um doutorado, e ainda usa no jaleco a identificação Dr°. Volta a estudar, que um professor pode ajudar.....não ser tão ignorante.

  • Lucilia Maria da Silva | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 12h43
    7
    0

    Dra: Com todo respeito que tenho á categoria!! Nós, estamos encerrando um ano atípico devido á pandemia. A digníssima senhora, sabe quantas noites fiquei sem dormir? Pensando como iria me adaptar e ministrar as aulas remotas! Primeiro : providenciar um espaço, not book mais potente, por que o meu filho também precisava de um, há me esqueci mesas , cadeiras , internet com potência necessária. E a senhora, me diz que professor está assistindo filme é tomando vinho! Conheça á realidade dessa categoria sofrida que nunca teve valor! Faça um cálculo o quanto foi gasto e continuo tendo para ministrar uma aula de qualidade! Os valores estão invertidos fechando escola e inaugurando presídios.

  • Gonçalo Corrêa | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 11h41
    9
    1

    Essa Dra só deve ser bolsolixo mesmo junto com esse horroroso governador Mauro mente, querem acabar mesmo com a sociedade, a sociedade sem estudo é um povo preso nesse regime que vcs querem implantar no Brasil, miséria fome, terror e ainda sem educação, Mercedes de Paula quantas crianças já passaram por aqui a educação transformou a vida de muitas famílias, agora se for criar um melhor e maior como as escolas modelo da época do blairro Maggi com piscina e ginásio tudo bem, mais fechar por fechar sem motivos sai fora governador.

  • Alice Pereira de Campos | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 11h09
    12
    0

    Fechar escolas e inaugurar presídios, essa é a do governo Mauro Mendes.

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...