Executivo
Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 14h:32 | Atualizado: 21/01/2021, 17h:36
Rondonópolis dá reajuste de 4,5% aos servidores com impacto de R$ 10 milhões
Da Assessoria
A Prefeitura de Rondonópolis paga a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos ainda neste mês de janeiro, data base do serviço municipal. A recomposição referente à 2020, que é baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será de 4,52%. A reposição dos salários gera um impacto de, em média, R$ 10 milhões ao ano na folha de pagamento do Município.
Reprodução

O prefeito José Carlos do Pátio defendeu reajuste nos salários dos servidores municipais
A reposição salarial dos servidores busca recompor as perdas salariais ocasionadas pela inflação acumulada no ano anterior ao pagamento. A RGA é incorporada aos salários dos servidores públicos efetivos e comissionados e tem previsão constitucional, artigo 7º, inciso IV.
Para garantir o pagamento da RGA de 2020, o município está amparado legalmente, segundo a prefeitura. Conforme a Procuradoria Geral do Município, o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173/2020) veda uma série de medidas até 31 de dezembro de 2021, dentre elas o aumento de gasto com pessoal. No entanto, o mesmo dispositivo legal estabelece como exceções as determinações legais anteriores à calamidade pública e, como a recomposição de perdas salariais tem previsão constitucional, se enquadra entre as exceções.
Entretanto, a procuradoria explica que apesar de o pagamento da RGA ser permitido em função da garantia constitucional, se enquadrando como exceção de gastos com pessoal, o inciso VIII do artigo 8º da LC 173/2020veda qualquer reajuste salarial acima da inflação medida pelo IPCA. Essa vedação, por sua vez, impede que a reposição seja feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O prefeito José Carlos do Pátio garante assim, mais uma vez, o pagamento da RGA dos servidores públicos. Em 2017, os servidores receberam 6,57% de recomposição; em 2018, 2,06%; em 2019, 3,43% e em 2020, 4,48%.
“É importante garantir o pagamento da reposição aos servidores. Todos os anos o pagamento foi priorizado na primeira gestão e agora não poderia deixar de fazer o mesmo”, disse o prefeito.
Para os servidores, o pagamento da reposição é fundamental para evitar perdas salariais maiores. “É importante que a reposição seja paga todos os anos, caso contrário, nossos salários estariam ainda mais defasados e com o poder de comprar ainda menor. A pandemia tornou a situação ainda mais complicada”, diz a servidora Elizabeth Rodrigues Costa, que atua há 13 anos na Prefeitura.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Executivo / CORONAVÍRUS
Cuiabá adere a grupo para comprar mais vacinas e Emanuel rechaça lockdown
-
Executivo / SAÚDE
Prefeitura apura fraudes em gratificações de dentistas de unidades básicas de saúde
-
Executivo / SEGURANÇA
Mauro sanciona lei que obriga presos a pagarem pela tornozeleira eletrônica
-
Executivo / PANDEMIA
Mauro convoca os 141 prefeitos e deve decretar quarentena em todo Estado ouça
-
Executivo / Incoerência
AMM tenta adiar eleição em Torixoréu, mas prepara evento com público maior