Executivo
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010, 14h:01 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25
Sanecap assume aterro sanitário e se prepara para coletar lixo
A Sanecap já assumiu o gerenciamento do aterro sanitário de Cuiabá e agora prepara a sua infraestrutura para iniciar o processo de coleta de lixo, previsto para os próximos meses. A equipe técnica, coordenada pelo engenheiro sanitarista João Batista Xavier, se reuniu com os funcionários da Sema e guarda o aval da pasta para construir as novas células de acomodação do lixo. "O espaço do aterro praticamente exauriu, vamos fazer novas células e dar continuidade ao planejamento do local de depósito do lixo", explica o presidente da Companhia de Saneamento, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho. Na prática, todos os serviço que hoje estão sob a secretaria de Infraestrutura de Cuiabá, comandada por Euclides Santos, vão ser geridos pela Sanecap. A Companhia também será responsável por setores que eram administrados, mediante contrato tercerizado, pela Qualix.
Todas as despesas com a locação de caminhões e funcionários ficarão a cargo da prefeitura, já a área técnica vai ficar sob responsabilidade da Sanecap, que aguarda a sanção da lei pelo prefeito Chico Galindo (PTB) para implementar o novo modelo. A proposta aprovada pela Câmara de Cuiabá prevê, inclusive, a criação de uma taxa de coleta de lixo. "Trata-se de uma medida polêmica, mas estamos estudando. Em algumas cidades do Paraná essa taxa já existe e é cobrada pela Sanepar, mas não sabemos sei isso ocorrerá em Cuiabá", explica Nezinho.
Ele pondera que praticamente todos os estudos necessários para que a Sanecap assuma o lixo já foram feitos. O presidente garante que a Companhia terá condições de gerenciar o serviço e acredita na redução nos gastos, já que apenas os caminhões e coletadores de lixo serão terceirizados após o fim do contrato com a Qualix. "Toda a parte técnica ficará com a Sanecap e haverá uma economia, mas não sei precisar de quanto". Atualmente, a coleta em Cuiabá é feita por 16 caminhões, mas a demanda exige 20. Todos os dias os funcionários da Qualix recolhem aproximadamente 460 toneladas de lixo. A empresa recebe R$ 1,5 milhão mensal para prestar o serviço. O prefeito Chico Galindo acredita que os gastos vão cair para R$ 480 mil ao mês com o novo modelo.
Postar um novo comentário
Comentários (9)
-
cesar | Sexta-Feira, 23 de Abril de 2010, 18h4000
SO QUERO VER SE NAO VEREMOS UMA SUPLICI AI NO FUTURO COM A TAXA DO LIXO . EU QUERIA QUE A SANECAP DESSE CONTA SOMENTE DA AGUA QUE JA TEM TRES DIAS QUE NAO VEM NA MINHA CASA AQUI NO PQ ATALAIA NO CONDOMINIO ALTOS DO SAO GONSALO!! SE VAMOS NO POSTO DA SANECAP SE SABE O QUE DISSEM ? QUE NAO PODE FAZER NADA. HORA LA SO SERVE P/ FAZER ACORDO DE DIVIDA COM ELES! VAI UM RECADO P/ O PREFEITO!! EX. A QUEM VOU RECLAMAR A FALTA DE AGUA NA MINHA CASA?
-
Sandra | Sexta-Feira, 23 de Abril de 2010, 16h2700
Tomara a Deus que mude porque a ruas estão cheias de buracos, pac que se começa não termina, os lixos ficam dias nos cestos , os gatos fazem a festa.....e pra acabar mesmo.......rsrsrsrs
-
RAY | Sexta-Feira, 23 de Abril de 2010, 16h0500
se nãom conseque colocar agua na rua Juara CPA II, como que vai coletar o lixo
-
araqueto | Sexta-Feira, 23 de Abril de 2010, 11h5100
A Sanecap é apenas faxada de empresa pública. Aos poucos, ela vem assumindo o controle de parte dos serviços prestados pela prefeitura. As articulações e as manobras para isso foram feitas pelo Wilson Pinóquio Santos - pré-candidato às eleições deste ano. Ele acha que a população cuiabana é trouxa e não sabe disso. Vamos dar o troco em outubro. Pelo menos aqui em Cuiabá vai perder feio - até para Mauro Capitalista Mentes. O que o Chico Fugitivo Galindo está fazendo é projeto do galinho. O povo está esperto. O povo está de olho. Sai pra lá caititu.
-
BADE | Sexta-Feira, 23 de Abril de 2010, 05h5500
Meu medo é a Sanecap inverter as bolas....... Ao invés de fornecer água e retirar o lixo .......eles Retirarem a água e fornecerem o lixo
-
Jairo | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010, 16h1500
PELO QUE SE COMENTOU NA CAMARA, A SANECAP ASSUME APENAS O ATERRO SANITÁRIO. A COLETA FICA PELA INFRAESTRUTURA DE UMA FORMA MAIS DIRETA.
-
BADE | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010, 15h5000
Mais uma manera de por a mão em nosso bolso.... Se o serviço a ser prestado for igual tapa buraco........... já viu com será... dá licença
-
Gabriela | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010, 15h3300
essa empresa de fachada nao consegue colocar sequer agua na casa do contribuinte , iamgine coletar o lixo....é uma vergonha, afinal isso é para dizer que tem que privatizar para fazer caixa de campnha do galinho pinóquio.........
-
augusto | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010, 14h3200
augusto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Executivo / PROJETO DO BRT
Quem tem que falar é o MP que concedeu perdão, diz Mauro sobre críticas de Silval
-
Executivo / CONTRA COVID
Mato Grosso recebe neste domingo mais 24 mil doses de vacina, agora AstraZeneca
-
Executivo / MEDIDAS TOMADAS
Em resposta a deputado, governador nega decretar lockdown em Mato Grosso - veja
-
Executivo / ESTÁ CURADO
Maggi revela que ficou internado por 11 dias em SP com Covid-19: dias difíceis
-
Executivo / DIPLOMACIA
Brasil não foi bem nos últimos dois anos, avalia Blairo sobre relações com a China