Executivo

Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 10h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Câmara de Cuiabá

Sanecap vai assumir coleta, mas vereadores precisam avalizar

   A novela envolvendo a coleta de lixo na Capital ainda não tem prazo para acabar. Caberá à Câmara de Cuiabá autorizar ou não o município a delegar à Sanecap a missão de se responsável pela realização do serviço na Capital. Desde o ano passado tramita na Casa uma mensagem que adéqua a companhia à lei nacional de saneamento básico, número 11.145, vigente desde janeiro de 2007. Na prática, a proposta autoriza a Sanecap a gerir todo o sistema de saneamento e abastecimento de água de Cuiabá, que também envolve a coleta de lixo. “Assim que os trabalhos forem retomados vou à Câmara conversar com os vereadores para que eles aprovem o projeto que autoriza a Sanecap a assumir a coleta de lixo”, confirma o presidente da companhia, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho.

  Ele também confirma a existência de um projeto preliminar para que a coleta seja feita pela Sanecap, mas pondera que ainda não há previsão para isso ocorrer. O artigo 03 da lei nacional determina que a empresa de saneamento seja responsável por cuidar da infraestrutura, instalações operacionais de coleta, transporte e tratamento dos esgotos sanitários, assim como da "limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos" - saiba mais aqui. Apesar da legislação estar em vigor desde 2007, em Cuiabá a lei ainda não foi regulamentada.

   A mensagem acabou não sendo aprovada no ano passado pelos vereadores porque foi encaminhada junto com o polêmico projeto que transforma a Sanecap em sociedade anônima e permite que as ações da companhia sejam colocadas à venda na bolsa de valores. A temática deve ser debatida em fevereiro, quando os trabalhos no Legislativo serão retomados. A primeira sessão acontece em 2 de fevereiro. “Por enquanto vamos continuar responsáveis pelo sistema de água e esgoto”, explica Nezinho.

   Concomitante ao projeto de transferir a coleta de lixo da Capital para a Sanecap, a prefeitura também estuda lançar edital licitatório para contratação de nova empresa, que ficará responsável pelo serviço. Hoje a Qualix tem um contrato emergencial para coletar cerca de 500 toneladas por dia. Outro projeto importante que está em discussão e sob análise da Sema é a implementação de um novo aterro sanitário em Cuiabá. O existente está praticamente sem capacidade de armazenamento e é preciso a construção de um novo local para que o lixo seja depositado de maneira apropriada.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • PAULO EDUARDO RAPOSO | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 15h18
    0
    0

    Nada contra a SANECAP assumir a coleta de lixo, mas cuidado, nada disso é previsto na Lei 11.445. A lei trata sim do saneamento considerando com tal água, esgotos, lixo e drenagem, mas não impõe que tudo isso seja feito pela mesma empresa. Entendo que a SANECAP deveria é arrumar a casa. A Eliana é extremamente capaz mas com a política se intromentendo não dá para fazer nada. Nem este novo presidente vai fazer alguma coisa. Entendo do assunto e, sem muito esforço, a SANECAP poderia "dobrar" sua receita, basta acabar com os "gatos" e vazamentos que se vê todos os dia pela rua. Água vazando é R$ de pessoal, energia e produtos químicos sendo jogados fora. Deixem as decisões para os técnicos, que a SANECAP tem e são muito competente. Só isso basta.

  • Paulo Roberto | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 11h21
    0
    0

    Pelo que todo mundo sabe, só não trabalha com o sr. Euclides Santos quem é preguiçoso. Pois na outra vez que ele foi secretario nada disso aconteceu, isso prova claramente que tudo que estar acontecendo é jogo de sena, por traz de tudo isso tem outros interese.

  • Benicio Freitas | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 22h57
    0
    0

    Sei não, mas segundo passarinho me contou, o cara do pedra 90 que assumiu o abacaxi ja vai abandonar, e dizem que entrou com todo gaz, mas não tem sido bem atendido pelo elcrides. Sera que o Wirson preparou mais uma queimada? Ou Elcrides espera a hora de colocar os seus?

  • TOTO | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 16h05
    0
    0

    essa TATA, tá que tá por fora da realidade, se tem alguém incompetente é essa pessoa a quem ela defende tanto.

  • Raquel de Albuquerque | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 13h34
    0
    0

    KKKK, coloca os bons pra fora, vc ta se referindo a Leonardo, acorda se ele fosse realmente bom, durante o tempo que ficou no cargo tinha resolvido o problema de coleta, no entanto as coisas só pioraram,e pra saber o qto ele era ruim, olha a imundiçe que ficou a cidade, não conseguiu nem o basico que era limpar as principais avenidas, imagina o resto... Eta saudades do Clever, esse sim cara bom de serviço.

  • tata | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 11h43
    0
    0

    O Euclides coloca os bons pra fora da secretaria dele e como NÃO É CAPAZ, quer empurrar o lixo pra SANECAP. Não dorme caro Euclides quem sabe assim vc consegue arrumar os buracos, catar o lixo e fazer novas obras para o município. SEU INCOMPENTENTE.

Briga eleitoral de parentes em General

renato vilela 400 general carneiro   A briga política, jurídica e eleitoral na pequena General Carneiro, de 14 mil habitantes, está acirrada e envolve, em palanques diferentes, grupos com vínculos familiares. São dois na disputa pela prefeitura. A ex-prefeita Magali Vilela desistiu de tentar de novo o teste das...

Ataques a EP e o revide dos amigos

fabinho 400 curtinha   O empresário Fábio Martins Defanti, o Fabinho Promoções (foto), que em 2016 disputou para vereador e perdeu, está sendo bombardeado de críticas em grupos de WhatsApp, inclusive pelos próprios amigos, por causa de comentários, gravados em dois vídeos, com um...

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...