Executivo

Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 10h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Câmara de Cuiabá

Sanecap vai assumir coleta, mas vereadores precisam avalizar

   A novela envolvendo a coleta de lixo na Capital ainda não tem prazo para acabar. Caberá à Câmara de Cuiabá autorizar ou não o município a delegar à Sanecap a missão de se responsável pela realização do serviço na Capital. Desde o ano passado tramita na Casa uma mensagem que adéqua a companhia à lei nacional de saneamento básico, número 11.145, vigente desde janeiro de 2007. Na prática, a proposta autoriza a Sanecap a gerir todo o sistema de saneamento e abastecimento de água de Cuiabá, que também envolve a coleta de lixo. “Assim que os trabalhos forem retomados vou à Câmara conversar com os vereadores para que eles aprovem o projeto que autoriza a Sanecap a assumir a coleta de lixo”, confirma o presidente da companhia, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho.

  Ele também confirma a existência de um projeto preliminar para que a coleta seja feita pela Sanecap, mas pondera que ainda não há previsão para isso ocorrer. O artigo 03 da lei nacional determina que a empresa de saneamento seja responsável por cuidar da infraestrutura, instalações operacionais de coleta, transporte e tratamento dos esgotos sanitários, assim como da "limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos" - saiba mais aqui. Apesar da legislação estar em vigor desde 2007, em Cuiabá a lei ainda não foi regulamentada.

   A mensagem acabou não sendo aprovada no ano passado pelos vereadores porque foi encaminhada junto com o polêmico projeto que transforma a Sanecap em sociedade anônima e permite que as ações da companhia sejam colocadas à venda na bolsa de valores. A temática deve ser debatida em fevereiro, quando os trabalhos no Legislativo serão retomados. A primeira sessão acontece em 2 de fevereiro. “Por enquanto vamos continuar responsáveis pelo sistema de água e esgoto”, explica Nezinho.

   Concomitante ao projeto de transferir a coleta de lixo da Capital para a Sanecap, a prefeitura também estuda lançar edital licitatório para contratação de nova empresa, que ficará responsável pelo serviço. Hoje a Qualix tem um contrato emergencial para coletar cerca de 500 toneladas por dia. Outro projeto importante que está em discussão e sob análise da Sema é a implementação de um novo aterro sanitário em Cuiabá. O existente está praticamente sem capacidade de armazenamento e é preciso a construção de um novo local para que o lixo seja depositado de maneira apropriada.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • PAULO EDUARDO RAPOSO | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 15h18
    0
    0

    Nada contra a SANECAP assumir a coleta de lixo, mas cuidado, nada disso é previsto na Lei 11.445. A lei trata sim do saneamento considerando com tal água, esgotos, lixo e drenagem, mas não impõe que tudo isso seja feito pela mesma empresa. Entendo que a SANECAP deveria é arrumar a casa. A Eliana é extremamente capaz mas com a política se intromentendo não dá para fazer nada. Nem este novo presidente vai fazer alguma coisa. Entendo do assunto e, sem muito esforço, a SANECAP poderia "dobrar" sua receita, basta acabar com os "gatos" e vazamentos que se vê todos os dia pela rua. Água vazando é R$ de pessoal, energia e produtos químicos sendo jogados fora. Deixem as decisões para os técnicos, que a SANECAP tem e são muito competente. Só isso basta.

  • Paulo Roberto | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 11h21
    0
    0

    Pelo que todo mundo sabe, só não trabalha com o sr. Euclides Santos quem é preguiçoso. Pois na outra vez que ele foi secretario nada disso aconteceu, isso prova claramente que tudo que estar acontecendo é jogo de sena, por traz de tudo isso tem outros interese.

  • Benicio Freitas | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 22h57
    0
    0

    Sei não, mas segundo passarinho me contou, o cara do pedra 90 que assumiu o abacaxi ja vai abandonar, e dizem que entrou com todo gaz, mas não tem sido bem atendido pelo elcrides. Sera que o Wirson preparou mais uma queimada? Ou Elcrides espera a hora de colocar os seus?

  • TOTO | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 16h05
    0
    0

    essa TATA, tá que tá por fora da realidade, se tem alguém incompetente é essa pessoa a quem ela defende tanto.

  • Raquel de Albuquerque | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 13h34
    0
    0

    KKKK, coloca os bons pra fora, vc ta se referindo a Leonardo, acorda se ele fosse realmente bom, durante o tempo que ficou no cargo tinha resolvido o problema de coleta, no entanto as coisas só pioraram,e pra saber o qto ele era ruim, olha a imundiçe que ficou a cidade, não conseguiu nem o basico que era limpar as principais avenidas, imagina o resto... Eta saudades do Clever, esse sim cara bom de serviço.

  • tata | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 11h43
    0
    0

    O Euclides coloca os bons pra fora da secretaria dele e como NÃO É CAPAZ, quer empurrar o lixo pra SANECAP. Não dorme caro Euclides quem sabe assim vc consegue arrumar os buracos, catar o lixo e fazer novas obras para o município. SEU INCOMPENTENTE.

Mais 20 respiradores para Cáceres

leonardo 400   O Ministério da Saúde enviou mais 20 respiradores para Cáceres, em atendimento ao pedido do médico  e deputado federal Leonardo (foto). Os equipamentos foram entregues na segunda (12) para a secretaria municipal de Saúde e serão instalados no Pronto Atendimento Municipal para tratar...

Isenção de IPVA a algumas categorias

max russi 400   A Assembleia Legislativa deve aprovar esta semana uma proposta do governo para, em tempos de pandemia, isentar algumas categorias do pagamento de Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2021. O projeto chega nesta quarta à Mesa Diretora, sob Max Russi (foto), e vai ser votado no...

CAA-MT fará vacinação contra H1N1

ittalo leite 400 caixa de assistencia   A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), presidida por Ittalo Leite (foto), já deu início à Campanha de Vacinação Contra a gripe H1N1. Serão disponibilizadas seis mil doses da vacina para imunização contra a Influenza A e B,...

Governo compra 103 motos para PM

O governo estadual vai entregar nos próximos dias 103 motocicletas à Polícia Militar. Isso deveria ter ocorrido nesta segunda, mas foi adiado e ainda sem data definida. As motos serão utilizadas pelas equipes de policiais da Companhia Raio de Moto-Patrulhamento, Força Tática e pelo policiamento ordinário na Região Metropolitana de Cuiabá e em vários outros municípios. No primeiro lote, o governador Mauro...

Ex-prefeito, contratos e multa do TCE

jeovan faria 400   O ex-prefeito de Campinápolis, Jeovan Faria (foto), vai ter de pagar uma multa equivalente a 10 UPFs/MT, o que corresponde hoje a R$ 1,8 mil, como punição por contratação de pessoal por tempo determinado sem atender à necessidade temporária de excepcional interesse público....

Decon investiga "fura-fila" da vacina

O delegado Rogério Ferreira, da Especializada do Consumidor (Decon), instaurou o que se chama de Auto de Investigação Preliminar para apurar possíveis irregularidades no cumprimento da ordem de vacinação contra a Covid-19 dentro dos critérios estabelecidos pela Prefeitura de Cuiabá. Na prática, busca investigar possíveis situações de “fura-fila” e outras circunstâncias ilegais. Rogério...