Executivo
Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 16h:13 | Atualizado: 26/01/2021, 08h:01
Se a decisão for técnica e republicana, BRT terá aval da União, garante o governador
Jacques Gosch
Mesmo com a decisão do Executivo e aprovação da Assembleia, a troca do VLT pelo BRT em Cuiabá e Várzea Grande depende de outras etapas que ainda precisam ser ultrapassadas pelo Governo do Estado.Isso porque ainda há a necessidade da autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Conselho Curador do FGTS para alteração do objeto.
Christiano Antonucci Secom-MT

Governador Mauro Mendes, acompanhado por secretários e parlamentares, afirma que que na hora certa, BRT receberá aval dos órgãos do Governo Federal
Também está sendo elaborado pela Secretaria Estadual e Infraestrutura e Logística (Sinfra) o Plano Funcional da implantação do BRT, que deve ser concluído em até 90 dias. Com todas essas etapas superadas, a previsão é que o edital para licitar as obras saia até o final do primeiro semestre.
Segundo o governador Mauro Mendes (DEM), o processo junto ao MDR está adiantado já que seus técnicos participaram das discussões que resultaram na mudança do modal. Por isso, está convicto que quando chegar o momento, o BRT da região metropolitana, receberá o aval do Governo Federal.
“O MDR participou dessas discussões. Nós tivemos várias reuniões e muito do que apresentamos, foi alinhado com os técnicos do próprio ministério. Se a decisão for técnica, se a decisão seguir os princípios republicanos, eu tenho absoluta convicção que o BRT receberá o aval”, declarou Mauro o chefe do Executivo.
Ação judicial
Em 11 de janeiro, o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido de reconsideração feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sobre a decisão que havia negado liminar para suspender a troca do VLT pelo BRT. Na decisão, o ministro ressalta que não há provas de que o MDR tenha autorizado a mudança de modal até o momento, como alegou a Prefeitura de Cuiabá.
“Se a decisão for técnica, se a decisão seguir os princípios republicanos, eu tenho absoluta convicção que o BRT receberá o aval”
Governador Mauro Mendes“Assim, não obstante a narrativa fática realizada pelo pedido de reconsideração com a prestação de tais informações adicionais, a parte impetrante não logrou êxito em comprovar a prática de ato coator por parte do Ministro do Desenvolvimento Regional, não havendo a demonstração inequívoca de que tal autoridade tenha cometido algum ato administrativo tendente a determinar a autorização comentada para que se inicie procedimento licitatório com a finalidade de mudança da política pública escolhida a respeito do transporte público intermunicipal”, diz a decisão.
Humberto Martins afirmou que o mandado de segurança foi proposto contra o ministro do Desenvolvimento Regional. Assim, os atos do Governo do Estado não poderiam ser controlados com a ação movida no STJ.
“Não foi trazida, portanto, nenhuma prova de possível autorização ou determinação do Ministro de Desenvolvimento Regional acerca do procedimento licitatório em comento”, resumiu.
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
Ze Burguês | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021, 09h0603
Glauber analfabeto, comparar Salvador com Cuiabá é como comparar Lula, melhor presidente do Brasil com Bolsonaro corrupto. Salvador é linda, tem demanda. Cuiabá é pequena feia turisticamente e de povo sem educação que anda sem máscara. Cuiabá não merece nem BRT. E sim carroça. Com vcs puxando.
-
João | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 22h4682
Mauro Menti suas mentiras acabam em 2022.
-
Glauber | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 21h4151
Quem bom seria se Cuiabá representasse para o governo de MT o que Salvador representa para o governo da Bahia. Salvador é uma cidade turística, onde se tem várias opções de modais de transporte, Metrô, Trem, VLT, BRT, ônibus. Lá, não é só a prefeitura, o governo do estado investe pesado em mobilidade urbana. Aqui quando se fala em implantar um VLT, meus Deus, parece que vai desabar o mundo, é uma choradeira, encontra dificuldade pra tudo.
-
Nilson Ribeiro | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 21h0271
Nesse sentido, um governo republicano é aquele que põe ênfase no interesse comum, no interesse da comunidade, em oposição aos interesses particulares e aos negócios privados. Acho QUE O Metalúrgico MINERADOR não sabe o significado de REPUBLICANO.
-
MARIANA | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 19h28111
O QUE É REPÚBLICANO GOVERNADOR ? : UM MINERADOR BANCAR O BRT - O SENHOR DOAR BRT PARA O PRIVADO COM DINHEIRO PUBLICO - SEUS TECNICOS DEFENDEREM O VLT E DE REPENTE APOIAR O BRT - GRUPO UNIAO TRANSPORTES E BOTELHO COIM CARTAS PODRES POR TRAS ???? ACORDA GOVERNADOR , CAMBURÃO TA CHEGANDO ...
-
Dos Santos | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 17h51110
O governador só esta esquecendo de um detalhe, IMPORTANTISSIMO, Alvará da Prefeitura. Sem autorização dos prefeitos das duas cidades, essa obra não anda.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Executivo / CORONAVÍRUS
Cuiabá adere a grupo para comprar mais vacinas e Emanuel rechaça lockdown
-
Executivo / SAÚDE
Prefeitura apura fraudes em gratificações de dentistas de unidades básicas de saúde
-
Executivo / SEGURANÇA
Mauro sanciona lei que obriga presos a pagarem pela tornozeleira eletrônica
-
Executivo / PANDEMIA
Mauro convoca os 141 prefeitos e deve decretar quarentena em todo Estado ouça
-
Executivo / Incoerência
AMM tenta adiar eleição em Torixoréu, mas prepara evento com público maior