Executivo

Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 11h:57 | Atualizado: 02/06/2020, 18h:09

GOVERNO X PREFEITURA

Secretário quer que TCE e MPE fiscalizem leitos de UTI em Cuiabá e convida prefeito

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, voltou a criticar a condução da crise da covid-19 pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a quem ele diz que “deve trabalhar mais e ter menos conversa”. E pretende pedir aos órgãos de controle, como Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que fiscalizem a habilitação de leitos de UTI na capital. Já Emanuel rebate dizendo que Cuiabá tinha 63% dos casos de MT até abril e agora reduziu para 30%.

Christiano Antonucci

gilberto figueiredo covid-19

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, pediu fiscalização nas UTI de Cuiabá

“Pelo visto, o único que sabia a fórmula era Mauro Mendes, o professor de Deus, o iluminado. Não sei porque as autoridades sanitárias e chefes da nação do planeta não o procuram, porque só ele sabia. Mas Cuiabá está com o menor índice de óbito e a menor incidência da doença do país”, disparou Emanuel em entrevista à Radio Mega FM na manhã desta terça (2).

Segundo o prefeito, as portas das unidades de saúde estão abertas para a fiscalização dos órgãos de controle, como TCE-MT e MPE, e também da sociedade. Emanuel se diz vítima de notícias falsas que estariam sendo espalhadas pelo governador Mauro Mendes (DEM).

“Vou enquadrar na Justiça, entrar com representação pela Lei de Contravenção Penal, para que o governador prove as mentiras, as leviandades inventadas para me atacar”, disse.

Sobre as ações para conter a disseminação da covid-19 em Cuiabá, o prefeito, que determinou o fechamento do comércio em abril, garante que não trabalhou “com achismos". "Se fosse assim, não teríamos achatado a curva de crescimento dos casos. Deus que me perdoe ver minha gente morrendo na porta de UTI, sem leito”.

Ele ainda prevê que sem as medidas de distanciamento a capital teria o dobro de casos que hoje chegam a 740. “Poderíamos hoje estar na mesma situação de outras capitais, como Manaus, sem leitos de UTI e enfermaria. Graças a Deus e à nossa firmeza, ainda estamos sob o controle”.

Judicialização

Na última sexta (29), a Procuradoria Geral do Estado protocolou uma denúncia na Procuradoria-Geral da República, em Mato Grosso, contra a Prefeitura de Cuiabá para apurar a utilização de R$ 41 milhões recebidos pelo município para o combate à pandemia.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, cogitado como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, as irregularidades seriam a habilitação de leitos junto ao Ministério da Saúde sem comprovação de que realmente estão disponíveis e equipados.

Por outro lado, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que irá solicitar à Justiça Estadual para que autorize ao Município a fiscalizar os leitos do Hospital Estadual Santa Casa e do Hospital Metropolitano, instalado na cidade de Várzea Grande. Afirma que na segunda (1), a equipe da Central de Regulação Municipal foi impedida de cumprir com a atividade fiscalizatória.

Depois do anúncio de judicialização, o governador Mauro Mendes convidou o prefeito Emanuel Pinheiro para visitar a Santa Casa às 14h e o Hospital Metropolitano às 16h nesta terça.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • abestado | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 17h49
    3
    0

    O tce e mpu tinha que fiscalizar a obra esse secretário incoerente está executando na sede secretaria de saúde

  • Edilson Senna | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 17h06
    4
    0

    Que coisa mais feia pessoas morrendo e o secretario fazendo politica?

  • Ernesto | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 15h05
    5
    0

    Governador o Prefeito pediu para vocês irem as 14hs na Santa Casa e as 16hs no Hospital Metropolitano. Se der ele vai, pois está muito ocupado trabalhando por Cuiabá, era o que você deveria está fazendo por Mato Grosso. Nunca vi tanto ódio e inveja em uma pessoa.

  • O atalaia | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 14h02
    1
    1

    EP e MM são duas figuras que se caracterizam pela arrogância e pelo populismo infantil respectivamente e, por mais que façam em prol dos cidadãos, pecam pelo "muito falar" que nada acrescenta na historia politica desses dois ativistas da política mato-grossense cujos efeitos são desanimadores no ânimo dos eleitores.

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.