Executivo

Quinta-Feira, 19 de Novembro de 2020, 17h:20 | Atualizado: 20/11/2020, 08h:27

ARRECADAÇÃO

Sema não atualiza sistema e emissão de licenças ambientais fica travada em MT

Lucas Ninno/GCOM

sema

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) suspendeu a emissão de taxas para os licenciamentos ambientais em todo o Estado por não ter conseguido ajustar seu sistema para os cálculos criados pela Lei nº 11.179/2020, publicada em julho. Há pelo menos uma semana, desde 11 de novembro, as taxas não são emitidas e, por consequência, as licenças ambientais não tramitam no órgão.

Um comunicado assinado pela coordenadora de arrecadação da Sema, Isabele Cristie Arantes Abdala Gregório, na semana passada cita que o prazo estabelecido pela lei aprovada na Assembleia é “extremamente curto para as adequações sistêmicas necessárias”. A nova lei foi publicada em 24 de julho e deu 90 dias de prazo para os ajustes.

Foram alterados os procedimentos de lançamento e cobrança de taxas para a prestação de serviço público e/ou do exercício do poder de polícia pela Sema, ou seja: para as atividades de emissão de licenças e também para fiscalizações das atividades que têm impacto ambiental.

O projeto de lei era de autoria do Executivo, mas sofreu pelo menos cinco modificações por meio de emendas dos deputados. O texto final alterou os cálculos das taxas para nove setores, entre eles as atividades agropecuárias, florestais, de geração de energia, de extração mineral, de infraestrutura, entre outras. Com a emissão de taxas suspensa, esses setores têm dificuldade em legalizar sua atividade.

O comunicado da Sema informa que um novo sistema precisou ser desenvolvido para a emissão das taxas com os novos cálculos.

"Diante do acima exposto, peço a compreensão e paciência de todos, pois hoje (11/11/2020), nosso sistema ainda não está pronto para emissão das taxas que sofreram alterações na metodologia de cobrança, mas garanto a todos que estamos fazendo o possível para atendê-los o mais breve possível", diz o comunicado.

Outro lado

Veja abaixo nota enviada pela Sema às 19h28 do dia 19/11/2020:

 

O sistema das taxas não está suspenso. A Sema está emitindo as taxas e quando apresenta erro na adaptação a correção é feita de forma imediata. A pasta está orientando a população a atualizar o seu cadastro junto ao sistema Siga porque a automação depende de que esse cadastro esteja atualizado com todas as informações necessárias para a geração da taxa.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • consultor técnico | Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2020, 11h01
    0
    0

    só funciona para liberar licenças para a turma do agronegócio, blairo maggi, irai, etc. só os barões, que apoderaram do órgão ambiental do estado há mais de 10 anos. mas, um dia essa situação terá um fim.

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

Pascoal entre preferidos para o TCE

pascoal santullo 400   Assim como a Assembleia, que tem vários deputados de olho no cargo vitalício no TCE, o Palácio Paiaguás vai brigar pelo direito à indicação à cadeira de conselheiro, caso seja homologado e autorizado o pedido de aposentadoria já feito por Waldir Teis, que...

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.