Executivo
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 11h:28 | Atualizado: 15/01/2021, 11h:37
Silval critica engenheiro que deu parecer do VLT e agora defende o BRT com Mauro
Mikhail Favalessa
O ex-governador Silval Barbosa utilizou a Rádio Conti, que faz parte do Grupo Continental, do qual é dono, para criticar o engenheiro Rafael Detoni na manhã desta sexta (15). Ele é um dos responsáveis pelos estudos que embasam a decisão do governador Mauro Mendes (DEM) de trocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Bus Rapid Transit (BRT) como modal intermunicipal em Cuiabá e Várzea Grande.
Arquivo/Rdnews

O ex-governador Silval Barbosa diz que tomou decisão com dados fornecidos por Detoni
Silval era o governador e foi quem fez a escolha política final pela implantação do VLT, cuja obra está paralisada desde 2014. Depois de ser preso, condenado e fechar colaboração premiada, está morando no interior de São Paulo, em São José do Rio Preto.
O governo, ainda sob Pedro Taques, rompeu o contrato com o consórcio formado pelas empreiteiras CR Almeida, CAF Brasil Indústria, Santa Bárbara Construções, Magna Engenharia e Astep Engenharia. Elas entraram na Justiça em busca de revisão da rescisão, mas perderam em todas as instâncias.
Mauro anunciou em dezembro que retomaria o BRT. O modal foi o primeiro a ser estudado para a região metropolitana, mas pareceres da extinta Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa-MT) apontaram a viabilidade do VLT. Detoni era assessor especial da pasta e assinou anteprojeto para implantação do trem elétrico.
“A decisão de governo eu não quero discutir, em relação à mudança do modal, do VLT e do BRT. O Mauro está baseado, como diz o Rafael Detoni, em dados que essa equipe forneceu para ele, dados técnicos. O que me estranha é que... todo governo toma decisões, sim, pautado em dados técnicos... o que me estranha e estou tentando explicar para a população é que o Rafael Detoni, que para mim é um grande profissional da área, um grande técnico, enquanto serviu ao meu governo na Secopa era um grande técnico, e todas as decisões que eu tomei foram baseadas em estudos que ele participou”, disse o ex-governador.
“Também pelo know how que o Detoni obteve através de todo o processo da implantação, da busca de liberação, ele foi convidado para ir ao RJ e ele que deu toda a assessoria para o VLT lá. Agora eu estou estranhando, porque na época eles me deram dados de que a viabilidade do VLT era muito grande, que não era essa tarifa que eles apresentam hoje”
Silval BarbosaSilval lembrou que pareceres técnicos enviados pelo Governo do Estado à época ao Ministério das Cidades, parte dos quais estava assinado por Detoni, apontavam para a viabilidade do VLT. O ex-governador também citou que o atual secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro, endossou o projeto. “Então, em cima desses dados, desses profissionais, técnicos, que eu tomei a decisão de implantação e busca do financiamento para o VLT”.
Para o ex-governador, que tem evitado entrevistas com a imprensa, a mudança de posicionamento de Detoni é “estranha”. O estudo mais recente apresentado por Mauro aponta que o BRT seria mais viável e com tarifa menor que o VLT.
“Também pelo know how que o Detoni obteve através de todo o processo da implantação, da busca de liberação, ele foi convidado para ir ao Rio de Janeiro e ele que deu toda a assessoria para o VLT lá. Agora eu estou estranhando, porque na época eles me deram dados de que a viabilidade do VLT era muito grande, que não era essa tarifa que eles apresentam hoje. Eram outros dados que ele me apresentava. E foi em cima desses dados que tomei a decisão”, justificou.
“Agora ele está assessorando para mudança de modal, muito me estranha isso. Até gostaria de quando for para Mato Grosso conversar para ver o que mudou tanto de lá para cá, porque a implantação do VLT você não visa lucro, nossa intenção não era lucro, porque o Estado estava bancando todo o sistema, nós visávamos melhoria e qualidade do transporte público para a população. Se o Estado vai bancar tudo, ele não visa retorno. Tem uma garantia de 30 anos o VLT, você poderia fazer uma tarifa social”, apontou.
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Comentários (3)
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Marcos Jorge | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h5381
Oportunista ou coisa pior é o tal de Detoni. Pq será que mudou de ideia? Projetou e aprovou o VLT, agora é BRT. Que coi$a, hein!?
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Bruto | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h1844
oportunista,deveria ficar caladinho... A Cuiabá esta cortada ao meio por sua culpa e de sua guangue, agora quer dar palpite? devolve o 1BI que levou nessa brincadeira e fica caladinho.
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Lucas | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 12h01140
Pois é, silval(CONDENADO) a questão é que agora o estado não vai bancar nada, subsidio algum. Então, não é de estranhar que Rafael Detoni e Marcelo Padeiro tenham mudado de ideia, eles estão no governo, não vão contrariar o governo, óbvio. O que é estranho mesmo são alguns políticos de MT que antes era a favor, agora derrepente, são contra.
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