Executivo

Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010, 14h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

VÁRZEA GRANDE

Zaeli assume "como salvador"; Murilo cobra repasse do Estado

Tião da Zaeli    O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PR), assumiu nesta segunda (3) o comando da secretaria de Infraestrutura do município. A solenidade foi realizada no auditório do Paço Couto Magalhães e contou com a presença de empresários e moradores do bairro Cristo Rei. Eles levaram cartazes e faixas em manifestação de apoio a Tião. No início da solenidade o discurso do presidente da Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande (Acivag), Adauto Tuim, deixou os gestores várzea-grandense numa verdadeira “saia-justa”.

   Ele externou o descontentamento da classe empresarial com a gestão Murilo Domingos (PR) e declarou que as manifestações contrárias ao governo do republicano não são de cunho pessoal, mas sim um ato de cidadania com o propósito de resguardar o zelo pela cidade.

   O presidente da Acivag frisou que os empresários apoiaram a campanha à reeleição de Murilo por acreditar nas melhorias prometidas, mas ponderou que de lá pra cá chegaram ao momento em que todos sentiram-se frustrados. “Agora, com Zaeli na Infraestrutura, surge o sentimento de esperança. Queremos ver nossa cidade iluminada, sem lixo nas ruas e com asfalto ao invés de buracos. Queremos um serviço público de qualidade e sem desperdício de dinheiro”, exigiu Adauto.
Em tom de cobrança, o empresário disse que o trabalho de Zaeli na pasta será um dos fatores responsáveis pela mudança do sentimento da classe em relação à administração da prefeitura. “Esperamos que seja o de satisfação, o que pode gerar a continuação de uma profícua carreira política. Mas cuidado! Cuidado com aqueles que semeiam a discórdia, aqueles que são lobos em pele de cordeiro”, finalizou.

   O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (PR), afirmou que os vereadores aprovaram a junção das pastas de Serviços Públicos com Viação, Obras e Urbanismo, que deram origem à supersecretaria de Infraestrutura, por acreditar que Zaeli tem competência para comandá-la e conseguir recursos mediante parcerias com o governo do Estado. Em tom irônico, Cerqueira concluiu: “Espero que não seja um supersecretário, como o Eder Moraes, que atende ao ministro, mas não atende ao presidente da Câmara. Acreditamos em você (Zaeli)!” exaltou.

    Ao contrário da animação da classe empresarial, o vice-prefeito optou por iniciar o discurso com explicações sobre as articulações que culminaram na posse dele nesta segunda. Ele contrapôs as informações de que o cargo seria uma forma de superar as desavenças com Murilo. A relação entre os dois estava balançada devido ao prefeito não ter cumprido o “combinado” de sair candidato a deputado federal, deixando o vice no comando da prefeitura. Depois de muita discussão os dois selaram um acordo, com a posse da esposa de Zaeli, Miriam Hazama Gonçalves, na secretaria de Ação de Promoção Social. Em seguida, Murilo criou a Infraestrutura com poderes de supersecretario a Zaeli.

Murilo Domingos    Segundo o vice-prefeito, a pasta de Promoção Social foi oferecida à esposa desde o início do mandato. O casal, segundo ele, só assumiu agora devido à necessidade de retribuir à confiança e os votos recebidos. “Tomei a decisão de pedir esta pasta ao prefeito porque quero mostrar que entrei na vida pública para melhorar nosso município”, frisou. Zaeli afirmou que conta com o apoio dos empresários várzea-grandenses e pretende discutir com eles melhorias para o município. “Não sou salvador da pátria mas vou trabalhar de forma diferente, com apoio dos líderes comunitários e dos empresários, como agentes fiscalizadores. Vamos buscar o apoio do governo em recursos porque ação tapa-buraco é praticamente jogar dinheiro fora, temos que recapear”, afirmou.

   Murilo, por sua vez, demonstrou insatisfação com o governo e deputados estaduais. Ele reclamou que Várzea-Grande não tem recebido a devida atenção das autoridades. “Somos a segunda maior economia do estado, arrecadamos o dobro da terceira colocada, mas em retorno de ICMS recebemos apenas a metade que a terceira maior economia (Rondonópolis). Conto com nossos deputados, para que ainda este ano mudem o critério de distribuição repassado aos municípios”, cobrou. 

   Candidatura

   Em entrevista ao RDNews, Zaeli disse que é muito cedo para falar em candidatura a prefeito em 2012. Indagado sobre o acordo com Murilo na eleição de 2008 para que assumisse a prefeitura, o vice desconversou. Ele também preferiu não comentar a desistência do prefeito em renunciar ao cargo para concorrer à Câmara Federal. A missão do supersecretário é recuperar a imagem da administração, alvo de sucessivos protestos dos moradores.

   Na administração Murilo Domingos, Zaeli já conduziu as pastas de Educação e Esporte e Lazer, mas deixou os cargos no final do ano para comandar a prefeitura durante as férias do chefe do Executivo. Ele sempre demonstrou interesse em gerir uma pasta que proporcionasse mais autonomia e voltada ao seu perfil empresarial. O ex-secretário de Viação e Obras Públicas, Waldiney Moreno, será o subsecretário de Infraestrutura.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Alessandra | Sexta-Feira, 14 de Maio de 2010, 12h24
    0
    0

    esses comentários sao de matar...será quando que toda essa vergonha em nosso Município vai acabar, ou pelo menos ficar mais escondido né...pq dai a vergonha fica menor.

  • maria | Domingo, 09 de Maio de 2010, 05h57
    0
    0

    que desordem essa prefeitura de vg hein..nossa ....

  • Maria Aparecida | Terça-Feira, 04 de Maio de 2010, 04h52
    0
    0

    Maria Aparecida, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Eder | Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010, 18h19
    0
    0

    Esse puxa saco do Tuim fez barulho para o protesto fora Murilo,para beneficiar o Zaeli,agora quer gloriar o mesmo. Depois que o Tião da Zaeli assumiu essa secretaria acabou o barulho. Murilo Dormindo e Tião Papão são uma rede de esgoto só..............

  • ALDUINO | Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010, 17h20
    0
    0

    O PREFEITO,ACORDA!COM RELAÇÃO AO ICMS A CULPA E DA PROPRIA SEFAZ/VG,VEM SENDO ADMINISTRADA POR UM FISCAL DO ESTADO(ULTRAPASSADO) QUE NÃO SABE NEM O SIGNIFICADO DA PALAVRA IPM,E AINDA TEM COMO ASSESSOR ESPECIAL PARA RECUPERAR O ICMS UM FISCAL DE TRIBUTOS DE VG,CONHECIDO DO EMPRESÁRIADO, E SO PERGUNTAR PARA O TURCAO DA FAZENDA.O estado proibiu ate o acesso desse assessor na sefaz/mt,não me pergunte os motivos,pergunte ao turcão.

  • cavache | Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010, 17h15
    0
    0

    grande parte dos funcionários do município não recebem reajuste a mais de 5 anos,enquanto isso o prefeito incha a prefeitura com incompetentes aposentados do estado,veja: agora a prefeitura tem SECRETARIA DE FAZENDA/SECRETARIA DE FINANÇAS/SUPERINTENDENCIA DE ARRECADAÇAO E COORDENADORIA DE ARRECADAÇÃO, SE JUNTAR NÃO DA UMA QUE PRESTA. ABRA O OLHO PREFEITO ENXUGUE A MA´QUINA DE INCOMPETENTES E MELHORE O SALÁRIO DOS SERVIDORES,...O SERVIDOR ESTA EM GREVE BRANCA/VOCE FINGE QUE PAGA ELE FINGE QUE TRABALHA.

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

PT, candidata vetada e novo ajuste

bob pt 400 curtinha   O PT em Cuiabá, comandado pelo assessor do deputado Lúdio, Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), terá de ajustar de novo a chapa proporcional, especialmente sobre candidaturas femininas em Cuiabá. Depois que foi intimado pela Justiça a completar a cota de mulheres, sob pena de indeferimento da...

TCE vê superfaturamento em Juara

carlos sirena 400 curtinha   Em plena campanha eleitoral o prefeito de Juara, Carlos Sirena (foto), candidato à reeleição pelo DEM, está tendo que buscar explicações sobre irregularidades apontadas pelo TCE-MT em alguns casos de dispensa de licitação, especialmente nas compras de produtos para...

Doação à campanha a pedido de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto) não tirou um centavo do bolso para colocar na campanha de Kalil Baracat, mas é o responsável pela entrada de praticamente a metade dos R$ 1,4 milhão doados ao candidato do MDB à Prefeitura de Várzea Grande. Graças à...

Ex-senadora ajuda a afundar Reinaldo

selma arruda 400   Mesmo entregue ao ostracismo político, após ser cassada neste ano da cadeira de senadora por crimes eleitorais, como caixa 2, Selma Arruda (foto) ainda acha que consegue "arrebanhar" eleitores. E foi pensando nisso que ela apareceu no curto tempo do horário eleitoral de Reinaldo Morais para pedir voto ao...

Taques agora na lista de ficha-suja

pedro taques 400 curtinha   O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (foto) entra na lista dos fichas-sujas. Ele se inscreveu para concorrer ao Senado pelo SD, mas teve registro indeferido pelo TRE devido a uma condenação aplicada pelo próprio Tribunal pelo uso eleitoreiro da Caravana da Transformação...

MAIS LIDAS