Arte e Cultura

Sexta-Feira, 13 de Novembro de 2015, 08h:20 | Atualizado: 13/11/2015, 17h:03

Circuito de Teatro

82 espetáculos são apresentados em Mato Grosso - confira detalhes

Reprodução

teatro.jpg

 Confira os quatro municípios e datas dos festivais de artes durante o Circuito de Teatro 2015

Com objetivo de fortalecer as artes cênicas, valorizar e promover a integração dos festivais de teatro realizados em diferentes regiões do Estado, a secretaria de Estado de Cultura, promove o Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso.

 O evento, que teve início no último dia 8, terá a participação de grupos regionais, nacionais e até internacionais, os quais devem apresentar mais de 80 peças ao longo de 30 dias.

Essas peças serão dividas em quatro festivais de artes cênicas que acontecem em Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Alta Floresta e Cuiabá.

Além das apresentações, o Circuito promoverá o diálogo entre os promotores dos festivais pensando em estimular a difusão das produções teatrais, alimentar a cadeia produtiva do teatro e proporcionar a fruição ao público.

De acordo com o secretário de Cultura, Leandro Carvalho, o Circuito conta com uma programação sólida, com oficinas, workshops, mesas redondas, interações e imersões estéticas e cortejos teatrais. “O Circuito inclui alguns dos mais destacados grupos e atores de Mato Grosso, de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Paraná, além do Distrito Federal. Cada festival tem sua identidade e cobre uma área especifica de atuação, servindo à população da região como um importante vetor de desenvolvimento humano”, avalia.

De Mato Grosso, participam os principais grupos e companhias tais como o Teatro Faces, Teatro Experimental de Alta Floresta, Grupo Tibanaré, Coletivo in próprio MT e Comadança.

Festivais e Programação

Velha Joana, em Primavera do Leste. Ocorre entre os dias 08 e 15 de novembro.  É promovido pelo Teatro Faces e composto por três mostras distintas: Panorama, com grupos do município; Regional, com grupos de cidades vizinhas e a Oficial, com espetáculos de grupos, companhias e coletivos do país. Em sua 9ª edição, o Festival contará com 43 espetáculos sendo 31 de Primavera do Leste,  quatro regionais e mais 8 selecionados por meio de edital aberto a produções nacionais.

Femute, é a 14 edição do Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis. Ocorre entre os dias 24 e 29 de novembro. É promovido pelo Teatro Ogan. Durante seis dias de programação, grupos e companhias municipais, estaduais, nacionais e internacionais se apresentam no Centro Cultural Paresi. O Festival é inspirado pelo Menestrel, um misto de músico e poeta da Idade Média, malabarista, ator e vagabundo profissional que se servia dos palcos, praças e ruas para apresentar a sua arte e, desta maneira, representa a diversidade criadora que inspira esta edição do evento.

 

Reprodução

kala3.jpg

 Kalaripayattu será tema de workshop durante o Festival de Alta Floresta

Festival Nacional de Teatro da Amazônia de Alta Floresta. Está em sua 6ª edição e ocorre entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro. É promovido pelo Teatro Experimental.

Devem se apresentar grupos de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. A programação conta com oficinas voltadas à formação de público e a chamada Tertúlia Teatral, que visa promover entre os grupos e demais interessados discussões sobre os níveis de produção, processos de estudo e montagem, busca estética, pesquisas e o envolvimento com a comunidade.

Além do festival, o município receberá também o Encontros Possíveis 2015, promovido pelo Núcleo de Pesquisas Teatrais, que discutirá a internacionalização do produto teatral brasileiro com Marcelo Bones.

Haverá ainda o workshop of Kalaripayattu - Southern Style, palestra com Eugênio Barba e demonstração de trabalho com Julia Varley, ambos do Odin Teatret, da Dinamarca.

Festival Nacional Zé Bolo Flô de Teatro de Rua, em Cuiabá. Ocorre entre os dias 1º  e 6 de dezembro. É promovido pelo Grupo Tibanaré e encerra o Circuito com nove espetáculos teatrais de grupos regionais e de São Paulo. O festival propõe a ressignificação dos espaços urbanos da Capital e a vivência de um território híbrido de produções de teatro de rua que dialoguem com a cidade e seus moradores. A ideia é proporcionar um evento que provoque encontros, experiências e celebrações entre artistas e o público democratizando o acesso ao teatro de rua.  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • MARIA LUCIRLEI FELIPIN AZEVEDO | Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2015, 12h59
    0
    0

    Muito importante termos estes eventos culturais, que proporciona a população o interesse e a participação. Um povo culturalmente motivado é sem dúvida um povo mais educado, interativo.

Matéria(s) relacionada(s):

Jackson, enfim, nomeado ao TRE-MT

jackson 400 curtinha tre   O presidente Bolsonaro, enfim, escolheu, de uma lista tríplice, quem passa a compor o Pleno do TRE-MT no cargo de juiz titular, na categoria jurista, para dois mandatos de mandato. Trata-se de Jackson Francisco Coutinho (foto), que desde o ano passado já atua como juiz-membro substituto no Tribunal. Nos...

Com mais de 60 prefeitos e esposas

mauro mendes virginia 400   Acompanhado do governador e esposo Mauro, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu para um jantar no Palácio Paiaguás, na segunda, mais de 60 primeiras-damas, além de prefeitos e outras autoridades. O governador, que promoveu o encontro, aproveitou para expor números, ações e...

UPA do Verdão vai ser entregue - veja

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro programa inaugurar na primeira quinzena de dezembro a UPA do Verdão (próximo à Arena Pantanal), uma nova e moderna estrutura que terá capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês - veja aqui o vídeo que mostra a obra em fase...

Capital transmite final da Copa Verde

O Cuiabá Esporte Clube enfrenta o Paysandu hoje, às 20h, pela final da Copa Verde, no estádio Mangueirão. O Dourado precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Caso a vitória seja por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. A Capital FM 101.9, que acompanha o futebol regional desde início do ano, será a única rádio de Cuiabá que fará a...

Um dos cuiabanos na final Fla x River

leonardo campos curtinha 400   O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, o Leo Capataz, é um dos flamenguistas de Cuiabá que já estão em Lima ou que ainda vão embarcar rumo à capital do Peru para assistir a final da Copa Libertadores entre Flamengo e o argentino River Plate. O confronto será...

Políticos em peso em evento do HMC

A solenidade que marcou a entrega do HMC em Cuiabá, nesta segunda (19), está sendo considerada o evento do ano para o prefeito Emanuel. Ele conseguiu motivar a presença de diversas lideranças políticas, empresariais e de diferentes setores. Para se ter uma ideia, dos 11 membros da bancada federal, 8 estavam presentes, assim como 16 dos 24 deputados estaduais e 17 dos 25 vereadores. Também marcaram presença dezenas de prefeitos e outros...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.