Arte e Cultura

Domingo, 11 de Outubro de 2015, 07h:30 | Atualizado: 11/10/2015, 07h:39

Festival Japão

Cosplays, gastronomia, música e danças são destaque no festival

Ímpar Stúdio Fotográfico

Festival Japão

Uma das atrações do Festival do Japão-MT é o concurso Gekijou Cosplay. Festival está na 4ª edição

O maior encontro da comunidade nipo-brasileira em Mato Grosso começa nesta sexta (9), trata-se do 4 º Festival do Japão que será realizado no Sesi Papa. 

O festival visa fomentar,  divulgar e preservar a cultura japonesa e suas diversas manifestações. A programação é aberta ao público e conta com apresentações de músicas instrumentais, danças típicas, exposições e oficinas de arte, entre 18h e 23h. A entrada é gratuita - assista vídeo.

Além das atrações culturais como dança, Cosplays, Miss Nikkey, shows e culinária típica, este ano o festival terá demonstrações, oficinas e desafios em várias modalidades esportivas.

Um dos desafios será realizado pelo ícone do tênis de mesa brasileiro, Hugo Hoyama.

O participante que conseguir devolver cinco saques será premiado com uma motocicleta.  "Teremos também uma gaiola inflável para rebatidas de beisebol. Toda estrutura será trazida dos Estados Unidos pela MLB (Major League Baseball) para que as pessoas possam ter a experiência de um primeiro contato com esse esporte. Nessa mesma área esportiva haverá uma tenda de artes marciais com várias apresentações", afirma Yuji Izawa, presidente da comissão organizadora do evento.

Galeria: Cosplays atraem a curiosidade do público

 No quesito gastronomia, o evento promete agradar a todos os gostos. A praça de alimentação terá 30 estandes instalados para oferecer diversos pratos da culinária japonesa. A expectativa é de que circulem pelo Festival cerca de 100 mil pessoas.                         

Cosplays 

Divulgação

cosplayer Carolina Sousa, Sakura Amai

Cosplayer Carolina Sousa, a Sakura Amai

Uma das atrações do Festival do Japão-MT é o concurso Gekijou Cosplay, que elegerá a melhor dupla cosplay (representação de personagem a caráter) dessa edição.

 O concurso cultural é aberto para pessoas a partir de 14 anos, com autorização do responsável. Serão considerados válidos os cosplays originados de qualquer tipo de mídia oficial (desenhada, filmada, games, etc), não importando a origem étnica.               

Segundo Sólon Otomura, coordenador cultural do Festival, a caracterização cosplay é bem aceita pela sociedade e super esperada por aqueles que participam do evento. "No geral, as pessoas os recebem bem. Tiram fotos juntos, fazem as poses dos personagens e os próprios cosplayers se sentem felizes em serem reconhecidos pelo trabalho que fazem. Inclusive, eles são os que mais atraem o público jovem para o Festival do Japão", enfatiza.

Mesmo não participando do concurso este ano, a cosplayer Carolina Sousa, também conhecida como Sakura Amai, é presença confirmada no evento. Adepta à caracterização há alguns anos, ela conta que esteve em todas as edições do Festival do Japão-MT.

"Participo do Festival desde a primeira edição, no ano de 2011. Gosto de ir de cosplay, a receptividade do público é muito boa. Desde a segunda edição temos no evento o Stand Cosplay, um espaço para descansar, tirar fotos e conversar calmamente com as pessoas e outros cosplayers".                                              

Carolina fez o seu primeiro cosplay em 2007, mas somente em 2011 começou a investir no hobby, ganhando até concursos regionais. Em média, "Sakura" já fez em torno de 65 personagens.       

"Já ganhei alguns concursos de apresentação, mas acabei me focando em ensaios fotográficos. Consegui prêmios com as fotos e inúmeras oportunidades, como publicações em revistas nacionais e internacionais, até entrevista para a tv japonesa NHK".  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Do colapso a repasses regularizados

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) disse que, antes mesmo da posse como governador e a partir do resultado do PIB-MT de 2017, apontando um crescimento de 12,5% da economia, é que resolveu mergulhar nos números da administração pública para tentar entender tamanha questão paradoxal. Questionou...

O conselheiro de pretensos candidatos

blairo maggi 400 curtinha   Blairo Maggi, que seria imbatível se concorresse à suplementar ao Senado para a vaga de Selma, se transformou num espécie de conselheiro político de vários pretensos candidatos. Entre outros, já procuraram-no para conversar sobre este pleito fora de época figuras como...

Em saia-justa sobre corte na Unemat

adriano silva 400 curtinha   A comunidade acadêmica da Unemat esperava mais do seu ex-reitor e integrante do quadro docente, professor Adriano Silva (foto). O governador Mauro conseguiu na Justiça derrubar a vinculação de repasse financeiro a Unemat, o que representa, na prática, menos recursos para a...

DEM consulta sobre regras ao Senado

julio campos 400 curtinha   Atendendo orientação da Nacional do DEM, na luta para ampliar bancada no Congresso, o diretório regional do partido vai apostar todas as fichas na disputa suplementar ao Senado. E, antes de avançar na definição de nome, o partido decidiu encaminhar consulta ao TSE para saber se...

Expediente suspenso e posse no TCE

guilherme maluf 400 curtinha   O expediente no TCE-MT será suspenso na segunda, a partir das 12 horas. É que às 15 horas acontece a sessão especial na Escola Superior de Contas, marcando a posse de Guilherme Maluf (foto) na presidência do órgão fiscalizador. O hoje presidente Domingos Neto passa ao...

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.