Arte e Cultura

Domingo, 11 de Outubro de 2015, 07h:30 | Atualizado: 11/10/2015, 07h:39

Festival Japão

Cosplays, gastronomia, música e danças são destaque no festival

Ímpar Stúdio Fotográfico

Festival Japão

Uma das atrações do Festival do Japão-MT é o concurso Gekijou Cosplay. Festival está na 4ª edição

O maior encontro da comunidade nipo-brasileira em Mato Grosso começa nesta sexta (9), trata-se do 4 º Festival do Japão que será realizado no Sesi Papa. 

O festival visa fomentar,  divulgar e preservar a cultura japonesa e suas diversas manifestações. A programação é aberta ao público e conta com apresentações de músicas instrumentais, danças típicas, exposições e oficinas de arte, entre 18h e 23h. A entrada é gratuita - assista vídeo.

Além das atrações culturais como dança, Cosplays, Miss Nikkey, shows e culinária típica, este ano o festival terá demonstrações, oficinas e desafios em várias modalidades esportivas.

Um dos desafios será realizado pelo ícone do tênis de mesa brasileiro, Hugo Hoyama.

O participante que conseguir devolver cinco saques será premiado com uma motocicleta.  "Teremos também uma gaiola inflável para rebatidas de beisebol. Toda estrutura será trazida dos Estados Unidos pela MLB (Major League Baseball) para que as pessoas possam ter a experiência de um primeiro contato com esse esporte. Nessa mesma área esportiva haverá uma tenda de artes marciais com várias apresentações", afirma Yuji Izawa, presidente da comissão organizadora do evento.

Galeria: Cosplays atraem a curiosidade do público

 No quesito gastronomia, o evento promete agradar a todos os gostos. A praça de alimentação terá 30 estandes instalados para oferecer diversos pratos da culinária japonesa. A expectativa é de que circulem pelo Festival cerca de 100 mil pessoas.                         

Cosplays 

Divulgação

cosplayer Carolina Sousa, Sakura Amai

Cosplayer Carolina Sousa, a Sakura Amai

Uma das atrações do Festival do Japão-MT é o concurso Gekijou Cosplay, que elegerá a melhor dupla cosplay (representação de personagem a caráter) dessa edição.

 O concurso cultural é aberto para pessoas a partir de 14 anos, com autorização do responsável. Serão considerados válidos os cosplays originados de qualquer tipo de mídia oficial (desenhada, filmada, games, etc), não importando a origem étnica.               

Segundo Sólon Otomura, coordenador cultural do Festival, a caracterização cosplay é bem aceita pela sociedade e super esperada por aqueles que participam do evento. "No geral, as pessoas os recebem bem. Tiram fotos juntos, fazem as poses dos personagens e os próprios cosplayers se sentem felizes em serem reconhecidos pelo trabalho que fazem. Inclusive, eles são os que mais atraem o público jovem para o Festival do Japão", enfatiza.

Mesmo não participando do concurso este ano, a cosplayer Carolina Sousa, também conhecida como Sakura Amai, é presença confirmada no evento. Adepta à caracterização há alguns anos, ela conta que esteve em todas as edições do Festival do Japão-MT.

"Participo do Festival desde a primeira edição, no ano de 2011. Gosto de ir de cosplay, a receptividade do público é muito boa. Desde a segunda edição temos no evento o Stand Cosplay, um espaço para descansar, tirar fotos e conversar calmamente com as pessoas e outros cosplayers".                                              

Carolina fez o seu primeiro cosplay em 2007, mas somente em 2011 começou a investir no hobby, ganhando até concursos regionais. Em média, "Sakura" já fez em torno de 65 personagens.       

"Já ganhei alguns concursos de apresentação, mas acabei me focando em ensaios fotográficos. Consegui prêmios com as fotos e inúmeras oportunidades, como publicações em revistas nacionais e internacionais, até entrevista para a tv japonesa NHK".  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Joaninha se afasta da Câmara de Sinop

joaninha 400 sinop vereador curtinha   O vereador por Sinop Joaninha (MDB), conforme a coluna Curtinhas adiantou, se licenciou do cargo por 60 dias para se recuperar do acidente que sofreu durante manobra na Competição Duelo de Motos, em Atibaia (SP). Enquanto isso, o suplente Mauro Garcia (MDB), ex-secretário de...

Manifestação de apoio deles para ele

elizeu nascimento 400 curtinha   Mesmo com o apoio dos deputados Elizeu Nascimento (foto), Xuxu Dalmolin e Ulysses Moraes que levaram até assessores, em pleno horário de expediente, a manifestação pró-Abílio na Câmara de Cuiabá foi considerada fraca. Investigado por quebra de decoro...

TCE cria estrutura para atender a AL

maluf 400 curtinha   A Assembleia Legislativa saiu de Guilherme Maluf (foto), mandando-o para o TCE, mas ele não saiu da AL. Alçado à presidência com menos de um ano na cadeira vitalícia, Maluf acaba de criar uma assessoria parlamentar para promover o intercâmbio com as comissões da AL e ainda um...

Cassação de Abílio depois do Carnaval

abilio junior 400 curtinha   Por mais que Abílio Júnior (foto) implore e grite por socorro, na esperança de escapar da cassação, inclusive se colocando como vítima de perseguição política, perderá mesmo mandato. Mas isso só vai ocorrer após o Carnaval. A...

PGR monitora delação de ex-deputado

jose riva 400 curtinha   Membros do alto escalão da Procuradoria-Geral da República, que rejeitou a proposta de delação de José Riva (foto) na esfera federal por causa de omissão de crimes, estão monitorando os bastidores do acordo de colaboração, agora entre o Ministério...

Fritado no PDT e buscando o Aliança

antonio galvan 400 curtinha   Fritado no PDT, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), pretende agora procurar espaço em um partido considerado de direita. E está se movimentando para assumir em MT o comando do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado pelo presidente Bolsonaro. O sojicultor se mostra,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.