Arte e Cultura

Domingo, 11 de Outubro de 2015, 07h:30 | Atualizado: 11/10/2015, 07h:39

Festival Japão

Cosplays, gastronomia, música e danças são destaque no festival

Ímpar Stúdio Fotográfico

Festival Japão

Uma das atrações do Festival do Japão-MT é o concurso Gekijou Cosplay. Festival está na 4ª edição

O maior encontro da comunidade nipo-brasileira em Mato Grosso começa nesta sexta (9), trata-se do 4 º Festival do Japão que será realizado no Sesi Papa. 

O festival visa fomentar,  divulgar e preservar a cultura japonesa e suas diversas manifestações. A programação é aberta ao público e conta com apresentações de músicas instrumentais, danças típicas, exposições e oficinas de arte, entre 18h e 23h. A entrada é gratuita - assista vídeo.

Além das atrações culturais como dança, Cosplays, Miss Nikkey, shows e culinária típica, este ano o festival terá demonstrações, oficinas e desafios em várias modalidades esportivas.

Um dos desafios será realizado pelo ícone do tênis de mesa brasileiro, Hugo Hoyama.

O participante que conseguir devolver cinco saques será premiado com uma motocicleta.  "Teremos também uma gaiola inflável para rebatidas de beisebol. Toda estrutura será trazida dos Estados Unidos pela MLB (Major League Baseball) para que as pessoas possam ter a experiência de um primeiro contato com esse esporte. Nessa mesma área esportiva haverá uma tenda de artes marciais com várias apresentações", afirma Yuji Izawa, presidente da comissão organizadora do evento.

Galeria: Cosplays atraem a curiosidade do público

 No quesito gastronomia, o evento promete agradar a todos os gostos. A praça de alimentação terá 30 estandes instalados para oferecer diversos pratos da culinária japonesa. A expectativa é de que circulem pelo Festival cerca de 100 mil pessoas.                         

Cosplays 

Divulgação

cosplayer Carolina Sousa, Sakura Amai

Cosplayer Carolina Sousa, a Sakura Amai

Uma das atrações do Festival do Japão-MT é o concurso Gekijou Cosplay, que elegerá a melhor dupla cosplay (representação de personagem a caráter) dessa edição.

 O concurso cultural é aberto para pessoas a partir de 14 anos, com autorização do responsável. Serão considerados válidos os cosplays originados de qualquer tipo de mídia oficial (desenhada, filmada, games, etc), não importando a origem étnica.               

Segundo Sólon Otomura, coordenador cultural do Festival, a caracterização cosplay é bem aceita pela sociedade e super esperada por aqueles que participam do evento. "No geral, as pessoas os recebem bem. Tiram fotos juntos, fazem as poses dos personagens e os próprios cosplayers se sentem felizes em serem reconhecidos pelo trabalho que fazem. Inclusive, eles são os que mais atraem o público jovem para o Festival do Japão", enfatiza.

Mesmo não participando do concurso este ano, a cosplayer Carolina Sousa, também conhecida como Sakura Amai, é presença confirmada no evento. Adepta à caracterização há alguns anos, ela conta que esteve em todas as edições do Festival do Japão-MT.

"Participo do Festival desde a primeira edição, no ano de 2011. Gosto de ir de cosplay, a receptividade do público é muito boa. Desde a segunda edição temos no evento o Stand Cosplay, um espaço para descansar, tirar fotos e conversar calmamente com as pessoas e outros cosplayers".                                              

Carolina fez o seu primeiro cosplay em 2007, mas somente em 2011 começou a investir no hobby, ganhando até concursos regionais. Em média, "Sakura" já fez em torno de 65 personagens.       

"Já ganhei alguns concursos de apresentação, mas acabei me focando em ensaios fotográficos. Consegui prêmios com as fotos e inúmeras oportunidades, como publicações em revistas nacionais e internacionais, até entrevista para a tv japonesa NHK".  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Dorileo flerta com PSB, mas apoia EP

max russi 400 curtinha   O deputado Max Russi (foto), presidente estadual do PSB, convidou oficialmente o empresário Dorileo Leal, do Grupo Gazeta de Comunicação, para se filiar ao partido e concorrer a prefeito da Capital. Ambos tiveram uma longa reunião no decorrer da semana. Dorileo ficou de avaliar, mas a...

CPI da Energisa, nomes e reclamações

thiago silva 400 curtinha   A CPI da Energisa, criada pelos deputados, vai levantar críticas, denúncias e debates acalorados. E surge numa época do ano em que a conta de luz dos consumidores foi às alturas por causa do longo período sem chuva e do intenso calor. O deputado Thiago Silva (foto) foi um dos que...

Vereador e jornalista trocam ameaças

abilio j�nior 400 curtinha   O vereador Abílio Júnior (foto) e o jornalista-militante José Marcondes, o Muvuca, estão protagonizando um embate pela internet. E a raiz do conflito é o fato do parlamentar ser ligado ao deputado estadual Sebastião Rezende, que teria embolsado R$ 6,5...

Deputado, lista de Riva e preocupação

neri geller 400   O ex-ministro da Agricultura e hoje deputado federal Neri Geller (foto) aparece na lista de José Riva como um dos políticos implicados. Embora bem articulado e numa posição de destaque, como coordenador da bancada mato-grossense, Neri já enfrenta uma série de demandas jurídicas...

Agora, Aladir quer disputar Alencastro

alair400   O servidor público do Estado Aladir Leite de Albuquerque (foto), hoje filiado ao Patriota, está determinado a concorrer à Prefeitura de Cuiabá. Ele estuda proposta para se filiar ao PMN ou PSC. Alair concorreu ao Senado no ano passado. Mesmo longe de se eleger, numa disputa com mais 10, ele saiu do pleito de...

Gaeco no interior e ajuda de prefeitos

Mauro Zaque curtinha   Com o promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) no comando, as unidades do Gaeco já estão estruturadas no interior do Estado. Em Barra do Garças, Cáceres, Sorriso e Rondonópolis, servidores como oficiais de gabinete, analistas jurídicos e assistentes ministeriais, foram realocados...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.